Área de Florestas Públicas Aumenta

De acordo com levantamento feito pelo Serviço Florestal Brasileiro, a área de florestas públicas aumenta no país. Atualmente existem cadastradas duzentos e trinta e nove milhões de hectares que pertencem ao governo federal ou aos governos estaduais, enquanto que em 2008 existiam 210 milhões de hectares o que eleva em 3% a extensão de território sendo gerido pelo poder público. Antes o porcentual era de 25% do território brasileiro e atualmente esse percentual passou para 28%. Estes são dados importantes quando se trata de Proteção Do Meio Ambiente, se encontram registrados no Cadastro Nacional de Florestas Públicas e podem comprovar que esse aumento não aconteceu somente nas florestas públicas destinadas, que são aquelas cujo uso é especifico como é o caso das terras indígenas ou de conservação, mas também naquelas que ainda estão sem destinação especifica.

Ambiental

Ambiental

Florestas destinadas

Durante o ano de 2009 foram cadastrados 29 milhões de hectares, das quais 18,5 milhões são de florestas públicas destinadas. O Espaço Natureza agradece este incremento que vem aumentar para 203,9 milhões de hectares e que agora representa 85% das florestas publicas que se tem cadastradas. Esse aumento é devido ao acréscimo de informações que vem dos estados sobre suas florestas que contabilizadas atingem 26,4 milhões de hectares que se encontram regularizadas em cadastros.

Área de Floresta Públicas Aumenta

Florestas sem destinação específica

A outra parte de florestas cadastradas representa áreas cobertas por florestas que estão em poder do governo federal, mas que ainda não possuem destinação especifica. Esse tipo de floresta passou de 25 milhões de hectares no ano anterior para nada menos do que 35 milhões este ano. Num momento em que o mundo se preocupa com o Meio Ambiente Desmatamento, noticias de que aumenta a extensão de florestas sob responsabilidade da União não deixam de trazer uma Mensagem de Otimismo embora pequena. Esse aumento aconteceu devido às informações que foram fornecidas sobre as terras federais pelo Programa Terra Legal que visa titular as terras da Amazônia que hoje estão ocupadas pelos posseiros.

Preservação

Preservação

Como gerir novas áreas

Os novos números podem ajudar o governo a conhecer melhor o patrimônio florestal da União e com isso desenvolver novas políticas para o setor como a destinação para comunidades que possam usar as áreas para promoverem seu sustento focando a Natureza. Não Esqueça também da importância do cadastramento para o planejamento de novas concessões a empresas que se interessam na retirada de madeira, as que buscam promover o turismo, além de outros produtos e tudo isso é claro que só poderá ser feito mediante pagamento para o governo. Até agora os levantamentos feitos sobre as florestas vinham de diferentes órgãos como INCRA, FUNAI e agora o que o Serviço Florestal Brasileiro está fazendo é reunir estas informações e ainda acrescentar todos os dados que obtém com estados mediante parcerias e convênios.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.