A Formação Do Arco-Íris

Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul indico e violeta são setes cores que fazem parte da formação do Arco-íris. De acordo com a bíblia, arco-íris foi primeira visão que Noé teve depois que acabou o diluvio do Genesis. Representa fenômeno meteorológico fenómeno causado pela reflexão da luz em forma de gotas de água na atmosfera da Terra, o que resulta em espectro de luz que aparece no céu e forma o arco multicolorido.

A Formação Do Arco-Íris

A Formação Do Arco-Íris

Formação: Arco-íris Primário e Secundário

São causadas por luz solar na seção de céu em frente ao sol. No “arco-íris primário”, mostra o arco vermelho sobre a parte exterior e com violeta no lado interior. Este tipo é causado pela luz refratada. No duplo, um segundo arco é visto do lado de fora do principal com a forma e cores invertidas, vermelho virado para cima, em ambos os arco-íris. Este segundo arco-íris é causado por reflexão da luz duas vezes dentro das gotas de água.

O arco-íris não está localizado em distância específica, mas em quaisquer gotas de água vistas de determinado ângulo em relação aos raios solares. Assim, não representa um objeto e deixa de ser abordado fisicamente. Com efeito, é impossível para um observador ver qualquer manobra do arco-íris a partir de gotas de água em quaisquer ângulos de 42 graus a partir da direção oposta do sol.

Formação: Arco-íris Primário e Secundário

Formação: Arco-íris Primário e Secundário

Arco-íris pode ser observado sempre que houver gotas de água no ar e sol brilhando por trás em uma baixa altitude no ângulo. As telas espetaculares acontecem quando metade do céu ainda está escura, chovendo e com nuvens do observador que está em um local com céu claro na direção do sol. O resultado é um arco luminoso que contrasta ao fundo escurecido.

O efeito do arco-íris também é comumente visto perto de cachoeiras ou fontes. Além disso, o efeito pode ser artificialmente criado por dispersão de gotículas de água para a atmosfera durante um dia de sol. Raramente o arco-íris noturno pode ser visto em noites enluaradas. Com o ser humano a percepção visual de cor é pobre em luz baixa

É difícil fotografar o semicírculo completo de arco-íris em um quadro, pois isso exigiria ângulo de visão de 84°C. Para câmera de 35 milímetros uma lente com distância focal de 19 mm ou menos da lente grande angular. Por outro lado, softwares poderosos para a costura de várias imagens em panorama estão disponíveis, as imagens de todo o arco e até arcos secundários podem ser criadas facilmente a partir de série de quadros de sobreposição.

Número De Cores No Espectro Do Arco-Íris

Um espectro obtido utilizando prisma de vidro e de uma fonte de ponto é série contínua de comprimentos de onda sem bandas. O número de cores que o olho humano é capaz de distinguir em um espectro está na ordem de 100.  A aparente descontinuidade de cores primárias simboliza artefato da percepção humana. Por isso o número exato de tons visualizados sinaliza escolha arbitrária. O cérebro humano tende a dividi-los em um pequeno número de sete principais cores.

  1. Vermelho
  2. Laranja
  3. Amarelo
  4. Verde
  5. Azul
  6. Índigo
  7. Violeta

Sete Cores Primárias

Newton originalmente (1672) dividiu o espectro em cinco cores primárias :vermelho , amarelo, verde, azul e violeta . Mais tarde, ele incluiu laranja e índigo, dando sete cores primárias, por analogia, o número de notas na escala musical (A B C D E F e G). Newton também chama azul e índigo, o que chamamos ciano.

O padrão de cores do arco-íris é diferente do espectro, as cores são menos saturadas. Há manchas espectrais nos arco-íris devido ao fato de que, para qualquer comprimento de onda particular, há uma distribuição de ângulos de saída, em vez de um ângulo invariável único.

Além disso, um arco é uma versão turva da curva obtida a partir de fonte de ponto, porque o diâmetro do disco do sol (0,5°) não pode ser negligenciado em comparação com a largura de um arco-íris (2°). O número de faixas de cores pode, portanto, ser diferente do número de bandas do espectro, especialmente se as gotas são estão grandes.

Portanto, as cores do arco-íris são variáveis. Se, no entanto, a palavra do arco-íris é usada incorretamente para significar espectro, simboliza número de cores primárias do espectro.

Explicação: Formação Do Arco-Íris

Raios de luz entram no pingo de chuva a partir de determinada direção (de forma típica, uma linha reta desde o Sol), refletem na parte de trás da gota de chuva, e se espalham. A luz deixando o arco-íris é espalhada sobre grande angular, com intensidade máxima em 40°.

A luz branca se separa em diferentes cores ao entrar na gota de chuva, devido à dispersão que causa luz vermelha refratada menos que a azul. Ela é refratada entrando na superfície da gota de chuva, refletida para fora da parte de trás da gota, e novamente refratada nas gotas.

O efeito total é que a luz de entrada é refletida para trás sobre uma vasta gama de ângulos, com a luz mais intensa ao ângulo de 40-42°, formado independente do tamanho da gota, mas não depende do índice de refracção. A água do mar possui índice de refracção mais elevada do que a água da chuva, de modo que o raio do “arco-íris” no mar de pulverização é menor do que o verdadeiro. Isto é visível a olho nu por um desalinhamento dos arcos.

A quantidade pela qual a luz é refratada depende do comprimento de onda e da cor. Este efeito é chamado de dispersão. Luzes são refratadas em ângulo maior do que a luz vermelha, mas devido à reflexão dos raios, a partir da parte de trás da gotícula, a luz azul emerge a partir da gotícula de ângulo menor que o raio incidente inicial de branco a vermelho. Devido a este ângulo, azul é visto do lado de dentro do arco do arco principal, e vermelho do lado de fora.

A luz na parte de trás da gota de chuva não sofre reflexão interna total. No entanto, a luz que sai da parte de trás da gota de chuva não cria um arco entre o observador e o Sol porque espectros emitidos a partir da parte de trás da gota de chuva não tem máxima de intensidade, tal como o arco-íris visível.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.