Economia de Energia na Hora do Planeta

O Movimento Hora do Planeta é um movimento que começou em Sidney, Austrália, em 2007 com o objetivo de conscientizar o mundo todo a respeito da necessidade da economia de energia elétrica para que o planeta se torne mais sustentável.

Antes de mais nada é necessário destacar que se trata de um movimento que busca alertar o mundo para o problema do uso desenfreado de energia e não necessariamente promover a economia no dia em que é realizado.

A Hora do Planeta Pelo Mundo e no Brasil

Basicamente a chamada Hora do Planeta acontece uma vez por ano e as pessoas que são adeptas ficam no escuro durante uma hora toda. É um ato simbólico a favor do meio ambiente e contra o crescente aquecimento global. O movimento que começou tímido em 2007 se estendeu pelo mundo todo. No Brasil em 2014, foram 67 cidades e 14 capitais que aderiram a hora sem luz.

A cidade de São Paulo, a maior do país, participou apagando a iluminação de oito importantes monumentos: Mercado Municipal, Teatro Municipal, Obelisco do Ibirapuera, Monumento às Bandeiras, Biblioteca Mário de Andrade, Ponte Estaiada, Arcos do Anhangabaú e Estádio do Pacaembu.

Participação de Empresas

Não são somente as cidades que tem aderido a Hora do Planeta, muitas empresas também tem participado. Um exemplo disso é o Secovi-SP (Sindicado da Habitação) deixou as suas luzes apagadas nos seus dois prédios. Além disso, o Banco do Brasil também manteve as luzes dos seus prédios apagadas nas cidades de Curitiba, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Alguns shoppings também entraram no movimento como o Parque Shopping e o Shopping Taboão que deixaram as suas fachadas apagadas. A Jones Lang LaSalle deixou apenas as luzes essenciais ligadas nos seus escritórios no Brasil e nos 43 prédios que administra no país. Você sabia que você também pode fazer a sua parte e apagar as luzes, desligar os seus aparelhos e economizar muito além da Hora do Planeta?

Movimento Que Se Reflete no Bolso

Participar da Hora do Planeta é uma boa maneira de ajudar na conscientização da população mundial a respeito da necessidade de frear o consumo de energia elétrica. Contudo, devemos atentar para o fato de que esse é um ato simbólico e que apenas apagar as luzes e desligar os eletrodomésticos por uma hora não mudará necessariamente as coisas.

O que realmente ajuda a mudar o mundo é fazer a sua parte todos os dias. Saiba que 20% dos gases poluentes que são responsáveis pelo efeito estufa são gerados pela produção de energia elétrica. Pensando nisso e em te ajudar a economizar vamos dar algumas dicas simples de adotar na sua rotina para reduzir o consumo de energia elétrica. Essas medidas vão ajudar o planeta e o seu bolso.

Dicas Para Reduzir o Consumo de Energia Elétrica no Dia a Dia

Chuveiro Elétrico – Nos dias quentes mude a chave do seu chuveiro para a posição “verão”. Quando está na posição “inverno” o chuveiro consume cerca de 30% mais energia, o seu bolso agradece. Nunca se deve reaproveitar uma resistência que esteja queimada já que isso aumenta o consumo e ainda coloque a sua segurança em risco. Lembre-se ainda de limpar periodicamente os furos de saída de água do seu chuveiro.

Ferro Elétrico – Espere juntar uma boa quantidade de roupa para passar tudo de uma vez. Observe qual é a temperatura indicada para cada tecido. As roupas leves como lingeries e de nylon devem ser passadas depois de desligar o ferro. No caso de precisar parar a atividade mesmo que seja por pouco tempo tenha o cuidado de desligar o aparelho.

Geladeira – Deve ser colocada num local que seja ventilado e que fique longe da parede e de móveis bem como de fontes de calor. Nunca coloque roupas para secar na parte de trás da sua geladeira. Tenha o hábito de somente abrir a porta da geladeira quando realmente for necessário e aproveite que está com a porta aberta para tirar tudo o que for necessário de uma única vez.

Procure deixar as prateleiras livres para que haja a circulação de ar frio. Confira as borrachas de vedação, para fazer isso coloque uma folha sulfite entre a geladeira e a borracha, em seguida feche a porta e tente pegar a folha. Quando a folha sai com facilidade é sina de que a borracha está precisando ser trocada.

Lâmpada – Aproveite ao máximo a luz natural durante o dia, para isso abra as janelas, cortinas e as persianas. Tenha ainda o hábito de limpar os lustres para evitar que a sujeira reduza o brilho da luz. Se não tem ninguém no ambiente mantenha as luzes apagadas. Por fim lembre-se de que as lâmpadas fluorescentes compactas têm uma duração maior e gastam menos.

Lavadora de Roupa – Junte o máximo possível de roupas para lavar, quando você lava as roupas de uma única vez economiza energia e também água. Fique atento a quantidade de sabão que deve ser a indicada para evitar ter que repetir o processo de enxágue.

Televisão – Se não tem ninguém assistindo a TV desligue-a. No momento de compra de uma TV prefira os modelos que tem timer e desligam automaticamente quando programadas. No entanto, se você estiver acordado quando quiser deixar de ver TV desligue o aparelho no botão para evitar que aquela luz vermelha fique acesa.

Hora do Planeta – O Início

O começo do movimento Hora do Planeta foi na Austrália em 2007 quando somente a população de Sydney participou desligando as suas luzes durante uma hora. A cidade que foi a pioneira sabe que somente essa hora por ano não muda efetivamente as coisas e por isso tem desenvolvido planos em busca de contribuir para a economia.

Com isso a cidade está construindo ciclovias em todas as partes da capital e colocando lâmpadas de LED nos parques bem como na iluminação das ruas. Também existe o trabalho para desenvolver a usina tri-geradora que foi projetada para produzir energia a baixo carbono.

A Hora do Planeta é um movimento que busca conscientizar as pessoas no mundo todo a respeito da importância de consumir menos energia, mas sabe que ainda precisa fazer muito mais para chegar a resultados que mudem o panorama.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.