Desmatamento

Desde que o homem se tornou civilizado, a atividade humana é sem dúvida a grande responsável pela derrubada avassaladora de nossas florestas. No Brasil, logo após sua colonização, começaram os europeus a praticar as derrubadas em busca do pau Brasil, levados às toneladas para a Europa, onde eram comercializados. Logo a seguir, com o plantiu da cana de açúcar no Nordeste, as buscas de espaço para as lavouras, intensificaram o desmatamento florestal na Região. Primeiro a Mata Atlântica, hoje quase totalmente dizimada. Agora, volta-se a deflorestação, para a nossa Floresta Amazônica, em busca de madeiras nobres, espaços para a agricultura e a pecuária sem Controle Meio Ambiente. O desmatamento florestal no Brasil e no mundo, é considerado como uma atividade criminosa, por várias razões, entre elas, a Proteção do Meio Ambiente e a estabilidade climática nas áreas em que se encontram. Em relação a este fato, não se pode afirmar que o governo brasileiro não vem cuidando do assunto, pois embora muito lentamente vem tomando algumas medidas governamentais para evitar as derrubadas e as queimadas de nossas florestas.

Desmatamento

Desmatamento

Foi criada no Senado Federal brasileiro, uma comissão de Senadores da República para a Amazônia e seu desmatamento. Estes Senadores envolvidos na comissão convocaram e realizaram nesta semana, uma audiência pública, onde compareceram autoridades e personalidades responsáveis por órgãos que cuidam e lutam pela preservação da Amazônia, como por exemplo, o Ibama, Institutos de Pesquisas e Universidades ligadas ao assunto. Como esta Audiência Pública foi transmitida pela TV Senado, eu tive a oportunidade de assistir aos debates, e confesso que fiquei satisfeito com o que ouvi dos senhores senadores e das autoridades presentes sobre o desmatamento e o Meio Ambiente, que embora não se tenha um programa nacional definido sobre o assunto, o trabalho desta comissão está sendo feito nesse sentido, o de criar um programa nacional para a Amazônia, tratando desde a questão fundiária até a preservação racional da floresta, bem como do cuidado dos animais da Amazonia.

Desmatamento Florestas

Desmatamento Florestas

Alguns assuntos tratados nessa audiência pública e que para mim ficaram bem claros, seria, primeiro a falta de pessoal técnico especializado no assunto, ou seja, o conhecimento cientifico é uma prioridade, o segundo fato, tem relação ao primeiro. Proibir o desmatamento puro e simples, atendendo o princípio da preservação da Natureza e sua beleza, não vai resolver o assunto. Embora leigo no assunto, sei que as nossas arvores tem seu ciclo de vida útil: nascem, produzem e morrem. O problema é saber a hora da derrubada.

Desmatamento Amazônia

Desmatamento Amazônia

Por isso tudo, o conhecimento científico é necessário para a elaboração de um programa brasileiro de preservação florestal e Controle do Meio Ambiente que atenda as necessidades básicas das florestas, do desenvolvimento agrícola na Região e do desenvolvimento da pecuária. Os avanços da tecnologia é a saída, não adianta ficar proibindo e nada fazer para que se resolva uma questão tão importante como é o desmatamento descriminado de nossa Floresta Amazônica. O Estudo Cientifico poderá transformar a Floresta Amazônica na Maravilha da Engenharia florestal, basta acreditar em nosso potencial cientifico. Outro fator preocupante é o desmatamento das matas ciliares ribeirinhas, que provocam o assoreamento dos rios que deixam de ser navegáveis perdendo-se assim, quilômetros de estradas e sucatando embarcações antes utilizadas no transporte de mercadorias através desses rios.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.