Desenvolvimento Sustentável no Brasil

A Sustentabilidade

Nos dias de hoje é muito comum se ouvir falar a respeito de sustentabilidade, e esse assunto se estende ao redor de todo o mundo e nas mais diferentes áreas da nossa sociedade. Porém, não é uma tarefa fácil conceituar e dizer o que de fato todo esse termo representa e significa.

Esse termo foi usado pela primeira vez no ano de 1987, por uma antiga primeira ministra da Noruega chamada Gro Harlem Brundtland. E mais do que isso, ela também fez parte de uma das comissões da ONU, a Organização das Nações Unidas e após tudo isso ela publicou um livro que se chamava “Our Common Future” que em tradução livre quer dizer “Nosso Futuro Comum” e nele que surgiu inicialmente a ideia de sustentabilidade, já que a ideia central do livro se resumia em: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”. Sendo essas palavras da própria Brundtland.

É importante entender todo o contexto que a sustentabilidade possui, já que durante grande parte de toda a história do mundo com a presença do homem, os seres humanos sempre lidaram com todo o planeta e com a natureza, tendo sempre a convicção de que eles estariam sempre absolutamente disponíveis, no momento em que fosse necessário, para servir tanto ao próprio bem estar, quanto as necessidades de sobrevivência e necessidades econômicas de modo geral.

Sustentabilidade

Sustentabilidade

Foram todos esses pensamentos e essas ideias que levaram com que a nossa sociedade se tornasse de fato o que se chama de “sociedade de consumo”, que vai contra tudo o que se prega a respeito de desenvolvimento sustentável, já que todas as fábricas e indústrias visam sempre aproveitar o máximo de recursos que a natureza oferece, com o principal objetivo de acumular riquezas e cultivar e continuar mantendo o consumismo exagerado e desenfreado, o que reflete também no imenso número de desperdício.

Até o dias atuais, o principal caminho que foi trilhado pela economia de maneira geral foi o de extrair, produzir, comercializar, utilizar e jogar fora, não levando em consideração nem se preocupando em nenhum momento em cuidar e explorar menos a natureza, muito menos se importando com a sobrevivência das futuras gerações, lidando com toda essa situação como se de fato todos os recursos naturais fossem infinitos.

Esse modo com o qual a sociedade passou a se desenvolver e que foi apresentado acima, se mostrou absolutamente prejudicial e apresentou também consequências gravíssimas, sendo as principais delas a poluição do meio ambiente – que tem outras várias ramificações problemáticas – e também a desigualdade social. Tudo isso provou que o ser humano não pode de maneira alguma consumir desenfreadamente o quanto, como e o que quiser, sem nem pensar nos reflexos e nas consequências.

Após já se ter a ideia completa da dimensão do problema, entendeu-se também a urgente necessidade de que toda essa visão fosse alterada. Agora, todas as pessoas que entenderam toda a complexidade da situação e que desejam aplicar ideias inovadoras a respeito da sustentabilidade, se mostram atentas as mais diversas questões, principalmente as que dizem respeito a harmonia entre a natureza e a sociedade de maneira geral, e que isso deve ser mantido em qualquer empreendimento que seja feito, sendo firmado principalmente em três pontos: a necessidade de ser ecologicamente correto, a necessidade de ser economicamente viável e a necessidade de ser socialmente justo.

– Necessidade De Ser Ecologicamente Correto:

Ecologicamente Correto

Ecologicamente Correto

Ser ecologicamente correto é fundamental por todos os motivos que já foram citados acima, já que não se deve acabar com recursos naturais já existentes, e mais do que isso, todo o meio ambiente deve ser tratado com respeito, sendo a melhor maneira de se fazer isso, proporcionar uma maneira de se manter em equilíbrio tudo o que é tirado da natureza e o que conseguimos colocar no lugar (repor).

Alguns exemplos de maneiras de agir de modo ecologicamente correto é usar apenas o necessário de recursos, seja eles água ou energia. Além disso, também é importante que se evite desperdícios, bem como não ajudar a financiar empresas que não se importam e que continuam ameaçando a natureza, e também preferir comprar produtos que não tenham excesso de embalagem, principalmente plásticas, já que isso é altamente prejudicial.

Outro ponto que pode ser um pouco mais rigoroso e difícil para muitas pessoas é o fator de diminuição do consumo de carne, já que o rebanho contribui altamente para o desmatamento, já que é necessário alocar uma enorme quantidade de pastos, além também desses animais produzirem o gás metano, que é um forte responsável pelo efeito estufa.

Ainda nesse aspecto de emissão de gases prejudiciais, boas medidas também são buscar andar mais de bicicletas e / ou transportes alternativos, como transportes públicos coletivos, por exemplo, diminuir o consumo de produtos que contribuem para a destruição da camada de ozônio, que são principalmente aqueles sprays que contêm o gás CFC, e ainda realizar coleta seletiva, reciclagem, reutilização variadas, entre vários outros modos.

– Necessidade De Ser Economicamente Justo:

De nada adianta seguir todas as ideias apresentadas acima, e elas saírem absurdamente claras, e é por isso que a justiça da economia é tão importante. Além disso, em nenhum momento do processo da sustentabilidade existe o objetivo de interromper ou retardar qualquer tipo de desenvolvimento. Muito pelo contrário, é necessário buscar uma maneira diferente de se pensar, sempre levando em consideração a utilização de caminhos que favoreçam sim todo o crescimento e desenvolvimento econômico, mas sem agredir o meio ambiente em nenhuma fase.

É por isso que na sustentabilidade criam-se também maneiras alternativas de negócios, que podem ser aproveitadas e difundidas tanto por pessoas, quanto por empresas. Um exemplo dessa ideia de desenvolvimento econômico em conjunto com aspectos sustentáveis é a reciclagem, porém há o problema de que, caso a reciclagem de um certo material saia mais cara do que a obtenção da matéria prima original direto da natureza, isso se torna inviável economicamente, e a tendência é que não progrida.

Economicamente Justo

Economicamente Justo

Por isso, a ideia de sustentabilidade está relacionada também com a ideia de continuidade, ou seja, é necessário que os projetos se estabeleçam e que tenham força para se manter equilibradas com o passar do tempo, sempre buscando evolução. E é por esse motivo que sempre deve haver bastante estudo e muitas pesquisas, para que todos os processos sustentáveis se tornem economicamente viáveis, e que isso não prejudique nenhum dos lados.

– Necessidade De Ser Socialmente Justo:

Essa é uma ideia mais subjetiva, e envolve valores como justiça social, ética, trabalhos dignos e educação de qualidade para todos, além da ideia de união, já que é preciso pensar que o Planeta é nossa casa e que cada ação de uma única pessoa pode acabar afetando um grupo inteiro, já que a vida é toda constituída por interação, ou seja, tudo está relacionado.

Um exemplo disso é fazer uma ação sustentável usando o transporte coletivo, já que isso faz com que a quantidade de carros seja diminuída consideravelmente, e assim, a poluição gerada também seja bastante reduzida. Porém, para que as pessoas “comprem” a ideia de utilizar o transporte público com maior frequência, é necessário que se invista em mecanismo que os deixe mais acessível e confortável para que todas as pessoas sintam vontade de usar, sendo possível também a utilização de pessoas com deficiências e idosos.

Isso é um reflexo claro de como a sustentabilidade, unida com criatividade e tecnologia, deve sempre se atentar a atender a necessidade de todos os grupos, incluindo também os menos favorecidos.

Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Existem estudos recentes que apresentam dados bastante importantes sobre o desenvolvimento sustentável no Brasil. O primeiro deles aponta que quase setenta por cento das empresas brasileiras enxergam o quanto é necessário inserir a sustentabilidade em seu planejamento estratégico. Além disso, sessenta e cinco por cento disseram que os principais objetivos no que diz respeito a sustentabilidade são a inovação e o reposicionamento do mercado.

Toda essa preocupação acontece principalmente pelo fato de que muito dos problemas pelo  qual a população passa nos dias de hoje tem a ver com o meio ambiente e com a qualidade de vida, então se torna imprescindível inserir esse assunto na sociedade, nas empresas, e no país de modo geral.

Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Dessa forma, grande parte do nosso país se importa com o desenvolvimento sustentável sim, mas essa ideia ainda precisa ser mais difundida e muita conscientização ainda precisa ser feita, para que todo mundo comece a pensar e a enxergar a importância desse tema na atualidade, antes que seja tarde demais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Meio Ambiente

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.