Como Funciona Leilão Online?

Um leilão online se realiza na internet. Existem diversos formatos diferentes, mas a maioria conta com a ideia do primeiro preço em sistemas de lances fechados. O propósito e alcance são aspectos que impulsionam o nível além do que as estimativas iniciais conseguem determinar.

Isso acontece porque os leilões online quebram e removem as limitações físicas dos tradicionais, tais como a geografia, a presença, o tempo, espaço e a capacidade de público-alvo.

Não se pode ignorar o fato de que a concorrência ao acesso também ampliou as chances de acontecerem ações ilegais dentro do leilão. Em 2002 foram projetados a dar conta de 30% de todas as compras online e-commerce devido à rápida expansão em termos populares.

Como Funciona Leilão Online?

Como Funciona Leilão Online?

Tipos De Leilões On-line

Leilões Ingleses: Os lances são anunciados por qualquer leiloeiro ou licitantes vencedores. Se paga o valor determinado para receber o objeto. Leilões ingleses representam formas comuns de formato por causa da prática simples.

O método operacional comum do formato está na oferta ascendente em que as propostas são abertas para todos os participantes. O vencedor fornece maior oferta referente ao preço. A popularidade se encontra no fato de que o leilão usa mecanismo que as pessoas acham familiar e intuitivo, o que reduz os custos das negociações.

Também transcende os limites do leilão tradicional inglês no qual se exige a presença física dos concorrentes. Se populariza ao redor do mundo mesmo com aumento das táticas para fazer fraude.

Leilões Ingleses

Leilões Ingleses

Leilões Holandeses: Contrários dos ingleses. O preço começa alto e se reduz de modo progressivo até que o comprador aceita pagar o valor. Especialistas apontam que em média compradores pagam trinta por cento a mais do que na modalidade inglesa.

Primeiro Preço e Lances Fechados: Acontece quando a única oferta é feita por todas as partes de licitação. A principal diferença entre os ingleses está no fato dos lances não serem visíveis ou anunciados como à natureza do sistema das licitações públicas.

Leilão Vickrey (Lances Fechados): Usa o princípio de lance selado. No entanto, o maior e vencedor apenas paga a oferta do segundo colocado na rodada. Leilões online em que os concorrentes utilizam um sistema de licitação tem estreita semelhança com o projeto Vickrey para leilões de itens individuais. Tem objetivo de evitar o incentivo aos compradores de licitação devido ao fato de que os obriga a falar a verdade e por consequência revelar o verdadeiro valor do item.

Leilão Reverso: Papéis de comprador e vendedor são invertidos. Vários vendedores competem para obter negócios e os preços diminuem com o tempo à medida que surgem as novas ofertas.

Não seguem o formato de típico em que o comprador pode ver todas as ofertas e escolher o que prefere. Leilões reversos são usados em principal no contexto de negócios às aquisições.

O termo “leilão reverso” se confunde com leilões únicos, parecidos com os tradicionais nos quais existe o vendedor e vários compradores que seguem o conceito semelhante a reduzir os preços, exceto quando o menor lance ganha e cada oferta representa ponto confidencial.

Leilão de Taxa de Licitação: Exige aos clientes pagar por lances com a possibilidade de incrementar o preço do leilão em maior unidade da moeda. Há críticas que o compara com os jogos de azar, visto que usuários podem gastar dinheiro sem receber nada em troca.  O proprietário do leilão (em geral o dono do site) faz lucro de duas formas, ao comprar propostas e a quantidade real a partir do custo final do item.

Lances Falsos!

Colocar lances falsos que beneficia o vendedor do item é conhecido como ato figurante de licitação. Consiste em método frequente também nas modalidades fora da internet. Isto é visto como ato ilegal porque aumenta o preço final do leilão de modo injusto para que o licitante vencedor pague além do que deveria. Se a oferta figurante não for bem sucedida, o proprietário do item precisa pagar as taxas.

Em 2011, um membro do EBAY se tornou primeira pessoa a ser condenada por licitação figurante no leilão. Ao tomar parte no processo o indivíduo quebrou as regras comerciais da União Europeia que aplica multa de até £5000 no Reino Unido.

Fraude Nos Leilões Online

A popularidade do uso de leilões online traz aumento na atividade fraudulenta feita em site de leilões, em geral presentes em montantes iniciais baixos. Uma vez que o comprador ganha o leilão e paga pelo bem ou serviço o vendedor fraudulento não prossegue com a entrega ou envia versão de menor valor do item comprado de modo original (reproduzido, usado, remodelado, entre outros).

Existe proteção para evitar que tais atos se tornem frequentes, caso da política de proteção ao comprador do Paypal. Como a empresa lida com a transação, tem a capacidade de reter fundos até que a conclusão seja extraída da qual a vítima possa ser reclamar e ser compensada.

Venda De Bens Roubados

Sites de leilão online são usados por ladrões ou para vender bens roubados aos compradores desavisados. De acordo com estatísticas da polícia, havia mais de 8.000 crimes com bens roubados, fraude ou engano relatado no EBAY, em 2009. Virou prática comum aos criminosos organizados roubarem itens em demanda.

Estes itens são vendidos online porque representa opção segura devido ao anonimato e da estrutura do mercado ao redor do mundo. A fraude de leilão tem grande percentagem de queixas recebidas pelo FBI. Números em torno de 45% no ano de 2006 e 63% em 2005.

Sniping Do Leilão

Representa a prática de fazer uma oferta em fase final de um leilão com o objetivo de eliminar a capacidade do outro licitante para colocar lance adicional antes do leilão terminar. Estas propostas são colocadas de modo manual ou automaticamente com o uso de ferramentas disponíveis. No entanto o uso representa alvo de controvérsia. Há duas diferentes abordagens utilizadas pelas ferramentas:

Online: Que se executa por terceiro serviço de servidor remoto.

Local: Este tipo é um script que pode ser baixado para os usuários que possuem computadores ativados e executados de modo local.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Web

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.