O Que é Marketing Multinível?

Atualmente, existem milhões de pessoas que fazem parte do chamado marketing multinível, porém, é bem provável que você não saiba do que se trata. Trata-se de um modelo de negócios que pode ser bastante atraente e lucrativo para quem deseja um trabalho instigante.

Ferramentas modernas como a internet tornaram algumas atividades potencialmente mais lucrativas e com certeza o segmento multinível está incluso nisso. Além do dinheiro que esse tipo de trabalho pode gerar existe o ponto-chave responsável por atrair cada vez mais pessoas para esse segmento, o estilo de vida dos sonhos.

Ter tempo livre, ser seu próprio chefe, poder viajar fora do período de férias e principalmente ter liberdade financeira é um sonho para muitas pessoas. Isso tudo sem contar que em alguns casos o marketing multinível pode dar tão que certo que torna o profissional rico.

Mas, Afinal o Que é Marketing Multinível (MMN)

O Marketing Multinível pode ser chamado também de Marketing de Rede e se mostra uma das principais fontes de renda do segmento de vendas dos Estados Unidos. No Brasil esse tipo de marketing ainda se expandindo e consolidando. Nosso país aparece como o quinto maior mercado mundial de vendas diretas, porém, desse mercado menos de 10% do faturamento vem do multinível.

Esse modelo comercial de distribuição de bens e serviços consiste em oferecer lucro a partir da venda de produtos ou mesmo de conseguir recrutar mais pessoas para vender esse determinado produto. Porém, não confunda com o chamado “esquema em pirâmide” que tem como fonte de renda majoritária o recrutamento de pessoas. No MMN a principal fonte de renda vem dos produtos e não se conseguir mais pessoas para vender.

A Regra dos 70%

Nos Estados Unidos é usada uma regra simples para conseguir diferenciar o MMN do esquema pirâmide, chamada de regra dos 70%. Basicamente quando uma empresa tem mais de 70% da renda de produtos então trabalha com marketing de rede, porém, se conta com menos de 70% de lucro dos produtos então é pirâmide e é bom você passar longe.

Podemos dizer que o MMN é um sistema de distribuição ou um tipo de marketing que consiste em movimentar bens ou serviços da empresa fabricante para o consumidor através de uma rede de pessoas contratantes que são independentes.

Sinônimos de Marketing Multinível

Confira abaixo alguns sinônimos do marketing multinível que significam a mesma coisa e que são bastante utilizados no mercado:

  • Marketing de mídias sociais (MMS)
  • Multi Level Marketing (MLM)
  • Marketing de Rede (MR)
  • Network Marketing (NM)
  • Ondas (Períodos)

O sistema multinível trabalha com diferentes ondas que também podem ser chamados de períodos. Cada uma das ondas tem características diferentes no que concerne ao modelo do sistema e das suas especificidades. Podemos definir as ondas seguindo a história desse modelo de negócios, confira:

Primeira Onda (1941 – 1979)

O começo do sistema multinível se deu quando as empresas passaram a oferecer planos de comissões. Porém, durante essa fase além desse tipo de modelo também se desenvolveu o chamado esquema pirâmide bastante criticado e que apesar de semelhante ao MMN não tem o foco em vender e sim em recrutar mais pessoas para vender.

Um dia acabam as pessoas interessadas em vender esses produtos e assim os últimos a entrar no esquema acabam prejudicados. Podemos dizer que o final da primeira onda aconteceu quando em 1979 esse modelo de negócio foi aceito como oficial pela Comissão Federal de Comércio. Trata-se de um negócio legítimo diferente do esquema pirâmide.

Segunda Onda (1980 – 1989)

A década de 80 foi marcada pelo surgimento de empresas de grande sucesso financeiro que seguiam esse modelo. Em geral essas empresas nasciam sem uma estrutura e de forma bem amadora. Porém, como nem tudo é perfeito a falta de organização acabou fazendo com que muitos desses negócios fossem a falência e muitos negociantes e distribuidores se decepcionaram, pois tinham que acumular muitas funções.

Terceira Onda (1990 – 1999)

Nessa onda o MMN passou a contar com profissionais mais preparados para administrar as empresas sem contar com a existência de novas tecnologias que agilizaram o dia a dia da empresa. Nessa fase o trabalho dos distribuidores passou a ficar mais leve e mais lucrativo.

Os sistemas informatizados adotados por muitas empresas tornaram o trabalho mais ágil e também ajudou a impactar mais consumidores. O MMN se tornou muito mais eficaz e assim as recompensas melhoraram. As condições de trabalho melhoraram bastante uma vez que a pressão por mais rapidez diminuiu.

Quarta Onda (Anos 2000)

Os especialistas perceberam no século XXI uma grande oportunidade de expandir negócios de todos os tipos através do MMN. Esse crescimento previsto tem se concretizado e podemos comprovar isso através do fato de que muitas empresas têm investido nesse tipo de sistema de distribuição. O MMN tem sido visto com mais seriedade e já não é mais confundido com o esquema pirâmide.

Quinta Onda

Nesse momento vivemos a quinta onda do MMN e o principal ponto que deve ser abordado é o surgimento e consolidação da internet. A possibilidade de encontrar e se conectar com pessoas por meio da web tornou mais simples o sistema de MMN, tornou-se possível criar o chamado networking, pois é possível se aproximar de milhões de pessoas com apenas um clique.

A internet tornou possível aumentar a quantidade de contratos com distribuidores bem como revolucionar a forma de se comunicar com esses distribuidores e com os compradores dos produtos. Para se ter uma ideia muitas empresas de MMN tem surgido já com um projeto ligado a internet.

Um Modelo de Negócio

O MMN nada mais é do que um modelo de negócio em que as empresas contam com inúmeros distribuidores que além de vender os produtos também ajudam a captar mais pessoas para realizar vendas. Porém, é importante que fique claro que no marketing de rede o objetivo maior é vender os produtos e não conseguir mais pessoas como acontece no falho esquema pirâmide.

Aliás, vale ressaltar que o MMN é um modelo de negócios legítimo enquanto o modelo pirâmide não é bem visto e nem mesmo legalizado. Antes de passar a trabalhar com uma empresa verifique se o negócio se enquadra no MMN ou no esquema pirâmide.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Marketing

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.