Projetos Sustentáveis

Construções verdes como são chamadas, é uma das tendências em que o Brasil entrou com firmeza. De uns anos para cá cresceu de maneira significativa o número de projetos e empreendimentos que vem adotando os princípios que regem a sustentabilidade como é o caso da eficiência energética e do reaproveitamento de água. Muitas cidades brasileiras estão adotando medidas em consonância com a proteção do meio ambiente onde os habitantes estão em busca de projetos sustentáveis. Nos dias de hoje muitas casas modernas já são construídas dentro dos novos padrões e existem na fila 123 projetos que esperam pelo recebimento do selo Leed (Liderança em Energia e Design Ambiental), selo este que somente é concedido aos projetos enquadrados neste perfil. Até dois anos atrás esse numero não excedia a 20 projetos na espera.

Projetos Sustentáveis

Projetos Sustentáveis

Atualmente as construções ecológicas que evitam impactos ambientais deixaram de serem projetos isolados e se estendem a um planejamento urbanístico. Recentemente o Brasil se engajou a um movimento chamado de cidades da transição que é uma rede formada por mais de 2.000 cidades cujo objetivo é o de encontrar soluções para problemas difíceis como é o de fazer um planejamento urbano que seja focado na sustentabilidade. Muitas são as cidades que aderindo a este movimento hoje estão voltadas para a idéia de reorganizar o espaço urbano para que fique em conformidade com as demandas atuais que questões polêmicas como o aquecimento global gerou e também o fim da abundancia de petróleo barato, disseminando assim a idéia da urbanização sustentável.

Sustentabilidade

Sustentabilidade

É preciso que você lute pelo que acredita, senão vamos ver o exemplo de sustentabilidade que é Findhorn, na Escócia considerado como modelo na medida que o impacto causado nos recursos naturais foi significativamente reduzido pela metade, isto considerando a media destes impactos na Grã-Bretanha. Na busca de projetos sustentáveis e numa verdadeira demonstração de perseverança, Findhorn tratou de incentivar a economia local e assim foram criados em torno de 40 novos negócios cujo objetivo é de oferecer aos moradores o que eles precisam para que não precisem se deslocar para buscar os produtos. Muitos dos alimentos necessários a população são de produção própria.

Desenvolvimento

Desenvolvimento

Com isso a necessidade das pessoas se deslocarem foi muito reduzida o que faz com que o consumo de combustível diminua e mais ainda as emissões poluentes dos carros de moradores diminuindo a poluição do ar. Em termos de reaproveitamento até mesmo os barris de destilarias de uísque da região estão sendo usados nas estruturas. No Brasil já temos projetos em sintonia com o novo modelo de cidades em transição. Já há um centro direcionado a educação para a sustentabilidade na cidade de Barueri. Prêmios a estudantes de arquitetura e engenharia também ajudam na criação de novos projetos que buscam este perfil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>