Pintou o Imóvel e Sobrou Tinta?

Pintou o Imóvel e Sobrou Tinta?

Você pintou o imóvel e sobrou tinta? Não sabe o que fazer com as sobras? É preciso aprender a maneira correta de guardar estas sobras para que sejam usadas em ocasiões posteriores ou então se tiver certeza de que não vai voltar a precisar é preciso que seu descarte siga algumas regras básicas para proteção do meio ambiente. Sempre que vamos fazer uma pintura na casa, no escritório ou apenas fazer alguns retoques em paredes ou muros é preciso que se faça um calculo bastante aproximado da quantidade de tinta a ser gasta. Difícil ter-se um cálculo exato, normalmente falta o que é muito desagradável especialmente quando é aquela falta por muito pouco que nos obriga a comprar uma nova embalagem para pintar meio metro de parede ou então nos casos em que cálculos exagerados resultam em grandes sobras que se não pudermos devolver temos que guardar ou jogar fora.

Pintou o Imóvel e Sobrou Tinta?

Sobrou Tinta?

Como armazenar de maneira certa

Nesta hora são necessários alguns cuidados especiais para que possamos guardar as sobras de maneira que possamos utilizá-la em outra ocasião para fazer possíveis retoques. Ao guardar o que restou das pinturas não esqueça que as tintas assim como outros produtos têm prazo de validade. Se a tinta for à base de água, portanto acrílica ou látex é preciso limpar bem a volta da tampa e as bordas do recipiente o que pode ser feito com um pano úmido ou então com papel toalha também úmido. Feito isto devemos colocar um filme plástico na boca da lata ou balde e após tampar verificando para que fiquem bem fechadas.

Casas

Casas

Uma vez que se isso não acontecer às sobras irão estragar perdendo a consistência e o poder adesivo. Entretanto se a sobra for de tinta a base de óleo como é o caso dos esmaltes sintéticos, após limpar as bordas é preciso colocar um pedaço de papel encerado sobre a tinta e no momento de utilizar novamente ao tirar o papel sai junto à película formada na superfície. Feche bem, e em ambos os casos devem ser guardadas em lugar seco, pois a umidade em caso de latas pode enferrujar e provocar vazamentos. Há quem aconselhe a virar a lata com a tampa para baixo.

Apartamentos

Apartamentos

Descartando as sobras

Hoje mais do que tudo a natureza e sua beleza devem ser preservadas e se não quisermos um meio ambiente poluído devemos cuidar com o descarte de produtos como sobras de tinta. Não podemos jogar no esgoto, pois pode trazer problemas como a contaminação de algum lençol freático se a quantidade for grande e dependendo dos componentes existentes no produto. Sem saber exatamente as conseqüências nunca devemos arriscar. O descarte do lixo nas grandes cidades também deve ser evitado, pois estes vão para os aterros sanitários. Existem empresas responsáveis por este tipo de coleta e o descarte em aterros especiais. Caso não tenha conhecimento de nenhuma destas empresas consulte a prefeitura de sua cidade para saber exatamente como proceder.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.