Para Que Serve Cada Produto de Limpeza?

Aprender a usar os produtos de limpeza no dia a dia não é apenas uma necessidade, mas também uma forma de tornar o trabalho mais agradável e produtivo. O que você levaria uma hora para fazer com uma esponja e sabão neutro pode levar bem menos tempo com o uso dos itens adequados. Também evita o estrago de revestimentos e até roupas. E será que você, mesmo limpando a casa todos os dias, faz o uso correto dos seus produtos de limpeza?

Álcool

Altamente inflamável na versão líquida e com evaporação fácil, este líquido é um ótimo ajudante na faxina básica da casa. Ele pode ser comprado em supermercados na versão em gel ou líquida, mas mais comumente em gel hoje em dia. Com uma flanela, é um ótimo produto para limpar vidros, espelhos e tampos de mesa e balcões de mármore.

O mais bacana do álcool é que ele remove com bastante facilidade manchas, por isso é ideal para aplicação em vidro sem qualquer problema. Para ter um melhor efeito, você pode passar jornal depois de usar a flanela que as manchas vão embora de vez.

Não costuma agredir a pele, mas é importante evitar o contato direto na pele e depois no fogo se for usar a versão líquida e não passar nos olhos. Usar luvas é o mais indicado.

Água Sanitária

Outro produto básico da limpeza da casa e de baixo custo. Uma garrafa com 1 litro custa menos de R$ 3 e alguns locais da casa não vão ficar tão limpos sem o uso dele. Mas é preciso manusear o produto com cuidado: ele mancha roupas e é altamente agressivo com a pele, podendo causar ardência nos olhos e irritação constante.

Na casa, a água sanitária é ótima para desinfetar, removendo bactérias, gordura e sujeiras antigas. O bacana é a ausência de força necessária quando se usa água sanitária. Cerâmicas suja, boxes e revestimentos de banheiro com grude pesado precisam apenas de alguns minutos da ação da água sanitária para depois se aplicar uma esponja com sabão neutro e pronto: a sujeira vai embora.

Outro uso comum do produto é desencardir roupas antigas. Mas como ele é muito forte, pode corroer o tecido e o deixar mais fácil, rasgando fácil. O melhor, portanto, é usar apenas em panos de chão e tapetes para esse uso e misturado com água e sabão.

Para remover sujeiras antigas e mal cheiro de vasos sanitários, o produto também é altamente recomendado. Basta aplicar nas bordas e o deixar agindo por alguns minutos e pronto.

Desengordurante

Produtos desengordurante são seus melhores auxiliares na limpeza de balcões de cozinha, revestimentos ao lado do seu fogão e também no seu próprio eletro de cozimento. Com ou sem um suggar em casa, ainda vai haver gordura das frituras em diversos espaços, e este produto é o ideal. No geral eles exigem um tempo de repouso após a aplicação para remover algumas propriedades da gordura e deixar o produto mais fácil de ser removido. Depois de uns vinte minutos em média, é só passar uma esponja e a gordura vai sair.

E onde você pode usar tais itens na limpeza? Em tudo, desde pisos até pias e panelas. Mas há diferenciais com descrição clara na embalagem para facilitar seu uso. Alguns são mais indicados para panelas de inox, outras de ferro e outros para balcões. Há alguns apenas para pisos e revestimentos de paredes, dentre outros.

Detergente

Ele não serve apenas para fazer espuma e lavar as mãos. Aliás, nem é muito indicado para lavar as mãos. O uso do detergente é basicamente para lavar louças, mas pode ser usado para pisos e revestimentos da casa os mais diversos. O custo é bem em conta, por isso é um dos produtos mais usados do lar. Como espuma muito, é indicado colocar apenas algumas gotas na esponja de lavar prato.

Dica: prefira os neutros, sem aroma e sem abrasivos para cor, menos nocivos para a cerâmica e objetos com revestimentos mais delicados.

Limpa Vidros

O álcool serve para a mesma coisa, seja em liquido ou gel, mas o limpa vidros tem um aroma mais agradável. Pode ser usado com papel ou flanela e terá o mesmo resultado. Também é ótimo para a limpeza e remoção de manchas de espelhos e janelas em geral. Mas como é um produto abrasivo, não deve ser usado em tudo, como móveis, vidros de carro com película e geladeiras e fogões (itens esmaltados).

Sabão em Pedra

Usado para lavar roupas ou pratos, ele é desengordurante, por isso é ótimo para usar em panelas e pratos depois de uma fritura. Basta passar a esponja por cima dele e partir para a lavagem que já vai ser eficiente da mesma forma que as demais. Também agride menos às mãos e costuma gerar mais reações alérgicas que os detergentes comuns do tipo líquido.

Cloro

Líquido altamente abrasivo, o cloro é bem indicado para limpeza em geral. Ajuda na desinfetação da casa, por isso é altamente indicado para banheiros e áreas mais abertas. Costuma remover sujeiras mais antigas, por isso pode ser usado em vasos de banheiro ou pisos de cerâmica. Mas o uso constante pode remover o esmalte da cerâmica se jogado direto no piso, por isso é indicado aplicar diluído em água. Por ser altamente abrasivo, é indicada a sua manipulação com uso de luvas.

Sapólio

O nome é estranho mesmo, mas nada mais é que sabão fabricado com pó mineral. Ótimo para remover sujeiras mais resistente de revestimentos difíceis de limpar apenas com esponja, como pia de banheiro, revestimentos de piso e parede, boxes e revestimentos de cozinha também. É ótimo para lavagem de louça sanitária e altamente durável, com um ótimo custo benefício.

Para usar, ele é em pó, por isso basta colocar uma quantidade mediana na superfície e esfregar uma esponja úmida. Ajuda a dar mais brilho e renovar a aparência da azulejos e cerâmicas já antigos e sujos pelo tempo. Não causa danos mesmo com o uso prolongado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário