Lei Condomínio

Muitas pessoas preferem morar em apartamentos por causa da segurança , mas é preciso observar as leis do condomínio que são estabelecidas pela justiça e com alguns parágrafos impostos pelos condôminos do edifício. Dependendo das regras certos edifícios complicam muito na hora de assinar o contrato. As leis dificultam muito para os moradores muitas delas consistem na suba dos encargos com relação ao condomínio, a porcentagem e os valores.

Lei Condomínio

Lei Condomínio

Os imóveis à venda que estão localizados em condomínios fechados têm um valor bem alto no mercado, por causa da segurança e da área de lazer que eles possuem e que é uma questão muito importante principalmente para quem tem filhos pequenos. Para quem gosta de ter um animalzinho de estimação não pode morar em apartamentos, as leis do condomínio não permitem que se criem animais de estimação e não abrem precedentes se não vai virar uma polêmica muito grande entre os condôminos.

Lei Silêncio em Condomínio

Lei Silêncio em Condomínio

Um dos maiores sonhos das pessoas é de possuir a sua casa própria, no Brasil é muito grande a quantidade de pessoas que moram de aluguel, elas não deixam de ser o alvo preferido das imobiliárias. As casas são a preferência nacional por causa da economia na hora de pagar as despesas mensais, que são menores que as dos apartamentos que alem de ter que pagar água, luz, Iptu ainda tem o condomínio que dependendo do edifício pode ser muito caro.

Assembléia condominio

Assembléia condominio

A lei condomínio foi feita para proteger os moradores de problemas que possam aparecer nos edifícios, com esta lei os apartamentos estão sempre em dia com a sua manutenção e reparos em elevadores, garagem etc. Por um lado as coisas estão sempre em ordem por um preço bem acessível, é de ser pensado para ver o que é melhor. Uma vez por mês é convocada uma reunião entre os moradores do edifício para resolverem o que vai ser prioridade no mesmo, com as leis do condomínio fica mais fácil administrar um condomínio, apenas devem ser notificados os moradores das mudanças que serão feitas, mas, tudo dentro da lei.

Condomínio

Condomínio

As regras são bem claras e cada morador recebe um exemplar dos direitos e deveres dos moradores do condomínio esclarecendo quaisquer duvidas existentes em relação aos moradores. A lei condomínio muda alguns parágrafos dependendo do edifício, mas a maioria é toda igual. Para quem já está acostumado a morar em edifícios não sente as mudanças. O que realmente importa é morar bem e com segurança, sejam quais forem as leis do condomínio o importante é acatá-las para não criar problemas e aproveitar o máximo possível a tranqüilidade e segurança em que pode viver morando em condomínios. O medo de chegar em casa e não encontrar nada pode ser descartado completamente pois a segurança é completa.

20 comentários

  1. Olá boa tarde!
    Minha súvida é bem complexa, espero que entendam e possam me ajudar.
    Resido em um prédio de dois andares com um total de quatro apartamentos.
    Quando mudei para o prédio o vizinho de baixo já tinha fechado com tijolos a
    sua parte. Criando para ele uma espécie de quintal. Não tenho nada contra, porém tenho filhos pequenos e as vezes eles deixam cair roupas e brinquedos no quintal do meu vizinho e nem sempre a sua esposa devolve as coisas.
    O que faço?

  2. Boa noite, eu queria saber se existe alguma lei que diz que a prioridade para ser síndico é do próprio morador dono de seu apartamento, ou locatários também podem ser síndicos se nenhum morador quizer ser? Existe alguma lei que comprove isto.
    Espero resposta
    Obrigada

  3. Moro em um apart em que o vizinho de cima faz muito barulho, ja reclamei varias vezes mas nem
    o sindico tomou providencia, gostaria de saber a quem poderia recorrer.

  4. Oi Márcia,

    Se o barulho estiver incomodando depois das 22hs, você pode chamar a polícia.

  5. Até onde a taxa extra deve perdurar e se é obrigado quando o morador não participou da reunião?
    As obras que porventura forem feitas deve mesmo ter a aprovação de todos? Se caso um recusar o que fazer?

  6. Antonio Marcos Nascimento

    Gostaria de saber qual direito que nios caso quem trabalho a noite e tem so odia para descançar, e no condominio ninguem respeita o dia , muito barulho, arrastar moveis, conversar em portaria, andar fazendo barulho com sandália, o sindico ja pediu e o inqulino não respeita.Qual a solução?

  7. Moro num condominio com mais de 10 blocos e muitas opcões de lazer.Tem um salão de festa fechado que pode funcionar ate as 22 horas,duas churrasqueiras que podem funcionar ate as 20 horas,conforme a convencão.
    Todo final semana tem ocupacão desses espacos em 100%, mas tambem é de 100% a falta de obediencia no cumprimento dos horarios, sempre se prologam ate a hora que os ocupantes do espaco desejam, apesar dos segurancas cominicarem o termino das atividades.
    Gostaria de saber o que posso fazer, pois todo final de semana é a mesma coisa sem o condomino tomar nenhuma providencia.
    Posso processar o condominio por não fazer valer a convencão. O que voces me sugerem, preciso muito dela, a quem procura para resolver o problema.

    Grata

  8. Num condominioo com 1.400 moradores para eleicao de sindico ,obras,conservacao de pinturas pode ser realizada com procuracao das pessoas que nao querem ou nao podem ir,devido horario inadequado das reunioes,ou uma votacao minima de 120pessoa no total como ocorreu recente porfavor me oriente.

  9. Sandra de Barros Neves

    Boa tarde. A síndica do meu prédio se recusa a dar os nomes dos condominos para que eu possa passar procuração em assembléia. Como devo proceder?

    Grata,

    Sandra

  10. GOstaria de saber o que posso fazer sob á lei do silêncio..mora num bloco do condominio dá cdhu,aonde á sindica liberou festa até á meia-noite…depois só tem que abaixar o som, mais eles não respeitam e chamar á policia não resolve porque eles não vem, alegam que condominio não é a area deles…por isso está ficando muito díficil á convivência!gostaria de saber se possa processar á admistradora e á síndica ou que posso fazer. Aguardo resposta…Obrigado

  11. Oi! estou tendo problemas quanto as vagas de estacionamento, pois tenho dois veículos e a principio só teria direito a uma vaga, mas existem vagas exedentes as quais foram cedidas gratuitamente, aos condonimos mais próximos do síndico (os puxa sacos), não havendo delimitado as vagas (marcadas) e o unico critério que foi colocado é que quem pediu primeiro, como tenho uma grande inimizade com o síndico não consigo vaga apezar de estar sobrando espaço, agora o sindico quer me multar, mas somente a mim, tendo outros que não tem autorização adentrando com o segundo carro como eu, preciso que me indiquem leis que possam me orientar a respeito, pois estou sendo discriminado por não fazer parte da patota do sindico.

  12. Olá, sou morador de um condomínio e minha dúvida é a seguinte:
    O síndico tem o direito, ou seja, o poder de impedir a entrada de visitantes, uma vez que um morador tenha autorizado a entrada do mesmo? Pois isso está acontecendo no meu condomínio e gostaria de saber os meu direitos para poder argumentar com o síndico do condomínio ao lado.
    Atenciosamente,
    Daniel.
    PS: Se possível me responda o mais depressa possível. Muito Grato.

  13. MORO EM UM CONDOMINIO COM MINHA MÃE E O APAPRTAMENTO ESTÁ NO NOME DELA TEMOS UM CARRO ONDE A ADMINISTRADORA DIZ QUE SÓ PODERÁ QUARDAR O CARRO NA GARAGEM SE ESTIVER NO NOME DO PROPRIETÁRIO DO IMOVEL , EXISTE ESSA LEI UMA VEZ QUE RESIDO E RECEBO MINHA S CORRESPONDENCIAS NO IMOVEL , SOU OBRIGADA A POR O NOME DO CARRO QUE ESTÁ EM MEU NOME NO NOME DELA PQ SER A DONA DO IMOVEL GRATO

  14. MORO EM UM CONDOMINIO E A BICICLETA DO MEU FILHO FOI ROUBADA PASSOU PELA PORTARIA E OS DOIS PORTEIRO VIRAM E NAO FALARAM NADA; GOSTARIA DE SABER QUAIS SAO OS MEUS DIREITOS

  15. sei que a lei do silencio é da 7h as 22h , porem no meu predio a sindica informou que foi decidido em assembleia que la sera das 6h as 17h …. isso é legal … essa decisao predomina sob a lei federal ?
    obrigado

  16. tenho um carro e uma moto e fui proibido de entra com a motoisso pode
    no condominio tem 164 apartamentos e na assembleia 30 votaram sendo que 16 proibiram e 14 aprovaram a estadia dedois veiculos o que devo fazer

  17. o morador de cima viv mimi encomodano reclamamos com a sindica mas ela não fez nada eles encomoda de dia a noite, o que faco posso liga pra policia são pessoas que ninguem suporta esta semana reclamamos com eles eles ameasaro o que faco.

  18. PETRONIO PINHEIRO

    moro em um condominio nobre em salvador-ba composto de apenas 51 casas. foi determinado em assembléia que sobre as lajes das garagens não poderia ser colocado nada, cadeiras, mesas, sombreiros,etc. coloquei cacos com plantas naturais e o condomínio está obrigando-me a tirar. a casa é minha. não estou interferindo na fachada do condomínio. plantas são coisas que harmonizam e não depreciam nenhum imóvel, mesmo porque não foram plantadas sobre a laje, mas sim colocadas em cacos. devo acatar a sugestão, brigar com o condomínio, ou entrar com uma ação? se a opção for a última , como posso fundamentar minha ação. muito obrigado.

  19. Meu apartamento fica sobre uma loja, sendo que meu terraço serve de telhado para a mesma loja. Seguido tem infliltrações do meu terraço para a loja, geralmente quando chove muito. Sempre eu tenho que arcar sozinho com todas as despezas. Queria saber se nesta situação, os custos deste conserto não deveriam ser divididos entre os condônimos? Grato pela atenção.

  20. Moro no prédio com 10 apartamentos. Cada apartamento tem um tamanho. Tem apartamento de 04 quartos e outro 01 quarto o outro 02 quarto. Gostaria de saber se a taxa do condominio somente a conta de água poderia ser dividida pelo número de moradores de cada apartamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>