Defesa Civil

A Defesa Civil da cidade de Blumenau, em Santa Catarina, sediou em fevereiro deste ano, a 1ª Conferência Municipal da Defesa Civil. Encontro este que foi coordenado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil de Blumenau e reuniu representação de 12 municípios da região do Vale do Itajaí votados como delegados, estes por sua vez participaram da Conferência Estadual que se realizou aos 3 dias do mês de março. Deste encontro saíram os representantes do estado de Santa Catarina para participar da Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária que aconteceu do dia 23 ao dia 25 de março deste ano na cidade de Brasília. O principal objetivo da Conferência Nacional está em fortalecer atividades da Defesa Civil em todo o nosso país, garantindo assim a sistematização das suas ações. Também visa uma revisão e posterior fortalecimento na Política Nacional da Defesa Civil, transformando-a em uma possível prática dos estados. Não sabemos como evitar a mudança climática que vem ocorrendo nos últimos anos, ocasionando inúmeros desastres nas cidades e exigindo atitudes estratégicas para minimizar os efeitos das calamidades, investimentos em prevenção e outras ações direcionadas à construções mais seguras para a comunidade.

Defesa Civil

Blumenau

A cidade de Blumenau e seus arredores tem sido frequentemente vitimados por desastres naturais e esta situação de calamidade faz com que a Defesa Civil trace estratégias para proteger e socorrer a sua população. No mês de abril foi decretado estado de alerta na cidade para que os moradores pudessem se preparar para possíveis enchentes, devido ao grande volume de chuvas ocorrido naquele local. A Defesa civil da sinal de alerta quando o rio Itajaí-Açú se encontra 6 metros acima de seu curso normal, com o metros já se considera como enchente, pois a esta altura as primeiras ruas já estão sendo atingidas.

Alerta

A Defesa Civil

A maior preocupação das pessoas que coordenam e trabalham na Defesa Civil da cidade de Blumenau esta no temor de que hajam deslizamentos de terra. Neste episódio do mês de abril foram mais de 230 chamados de emergência, sendo que em 25 situações foi necessário o deslocamento da equipe para prestar atendimentos.

Orientações

As orientações aos moradores de áreas consideradas de risco, consistem em uma parte muito importante do trabalho destes profissionais, porém é preciso que a população colabore, prepare-se para o inesperado e siga as referidas orientações, evitando que transtornos maiores possam vir a ocorrer no período de enchentes. Quanto ao risco de deslizamento de terra a orientação principal esta em observar atentamente toda movimentação da terra bem como a saída da água muito barrenta do alto dos morros, pois estes 2 aspectos indicam um perigo iminente de desmoronamentos. Neste caso as famílias devem se retirar imediatamente das residências e informar pelo 199, à Defesa Civil, que tomará as providências cabíveis.

Areas de Risco

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pessoas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.