Projetos de Fernando Pessoa que Fracassaram

Nem só de obras literárias bem sucedidas viveu o famoso escritor português

Fernando Pessoa entrou para a história como um dos mais importantes escritores da Literatura Portuguesa. E não por acaso, já que sua obra é riquíssima e de qualidade incontestável. Além disso, o fato do autor possuir vários heterônimos fez com que ganhasse a fama de uma pessoa extremamente criativa.

Escritor

Ele escrevia obras assinando como se fosse outro autor. Cada autor possuía nome, estilo e história de vida diferente do outro, e algumas vezes eles até criticavam o estilo um do outro. Essas múltiplas personalidades de pessoa deram muito certo na literatura. No entanto, algumas outras idéias do autor deram bastante errado, e acabaram não ficando conhecidas do grande público.

Idéias absurdas de Pessoa

Uma das idéias que Pessoa teve e que foi inclusive patenteada no ano de 1925 foi a Lista Telefônica Mundial. Esta lista teria apenas figuras, para que os habitantes de qualquer país reconhecem a categoria do telefone. Um médico brasileiro, por exemplo, poderia ser representado por um estetoscópio e a bandeira de nosso país. A idéia não deu muito certo e acabou sendo abandonada pelo escritor.

Lista

Outro projeto furado do escritor foi pensado em conjunto com outra figura influente: Aleister Crowley. No início da década de 30 os dois trocavam cartas, e Aleister Crowley resolveu ir para Portugal visitar o amigo, junto com uma amante. No entanto, o ocultista desapareceu após brigar com a amante.

Pouco tempo depois Pessoa resolveu escrever um livro sobre o episódio, desde que alguém pagasse adiantado 200 libras pelo livro. O projeto deu errado, principalmente porque tudo era uma fraude arquitetada por Pessoa e Crowley, para lançar o livro e ganhar dinheiro.

Fernando Pessoa x Coca-Cola

Outro ponto desconhecido da biografia do autor é de que ele chegou a criar um slogan para a Coca-Cola! O slogan dizia “Primeiro, estranha-se, depois entranha-se”, querendo dizer que na primeira vez que fosse experimentada a bebida poderia ser estranhada, mas depois seria apreciada e a pessoa se acostumaria com ela.

O slogan foi criado em 1927 para fazer a propaganda do início das vendas do refrigerante em Portugal. No entanto, na época o país era governado pela ditadura de Salazar, que achou o slogan inapropriado por supostamente fazer propaganda de cocaína.

A entrada do refrigerante no país foi barrada, o slogan não foi utilizado e a empresa só pode vender seus produtos em Portugal em 1977, cinqüenta anos depois da criação do slogan.

Slogan

A vida de Fernando Pessoa foi marcada por vários episódios marcantes, e existem vários pontos obscuros em sua biografia. Ao que tudo indica, o grande mestre da literatura ainda possui muitos segredos para surpreender seus fãs.
Neto

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Famosos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.