Mentira não se Justifica

Muitos são os pais que não sabem como lidar com a mentira em relação aos filhos, mas na verdade os mestres são eles próprios com suas atitudes muito mais do que com qualquer palavra que possam dizer a respeito. É comum ouvirmos falar em mentira politicamente correta ou mentira piedosa quando se está sem coragem de contar uma verdade dolorosa a alguém, porém devemos ter em mente que mentira não se justifica se não quer que seu filho minta, cuide para não fazer isso você mesma. Se você é um pai que assume a responsabilidade pelo que diz e faz, com certeza poderá criar filhos que também sejam éticos e responsáveis, mas se você é um pai que costuma falar mentiras, não espere ter um filho que não minta, pois não o terá. O poder da educação está no exemplo dado, não existe mentirinha, mentira é mentira tenha ela a gravidade que tiver.

Exemplo

Maus Exemplos Dados aos Filhos.

Sair de casa escondido pra não enfrentar o choro dos filhos é uma atitude que os pais consideram normal, da mesma forma que quando os filhos ficam insistindo para ganharem algo que não queremos dar é fácil dizer que quando der ele vai ganhar, porém isso fica no esquecimento, pois na realidade não temos a intenção de cumprir o que prometemos, na verdade estamos mentindo pra a criança. Quando o telefone toca e não estamos dispostos a atender, quantas foram às vezes que mandamos nossos filhos mentir dizendo que não estamos? Fique alerta ao dizer essas coisas, pois se para você no momento parece sem importância, não esqueça de como seu filho pode ser rápido e esperto para de repente se dar conta do quanto você é capaz de mentir em relação as pequenas coisas do dia a dia e este é o modelo que ele tem para seguir, amanhã, ele com certeza fará o mesmo com você e com os outros.

Educação

Evite Fazer com que a Criança Minta.

Quantas vezes colocamos nossos filhos em situações que os forçam a mentir. Ao perguntarmos: Você gazeou a escola? Você bateu em alguém? Em geral com estes questionamentos deixamos as crianças com medo do castigo e a ajudamos a mentir. Na verdade seria mais correto se afirmássemos: sei que você gazeou a escola, sei que você bateu em alguém e a partir daí dar a punição compatível, isso seria uma bela tentativa para evitar que a criança minta. Devemos mostrar, sempre que possível com exemplos, que ao mentir temos de lidar com duas situações difíceis ao invés de uma só por ter cometido um erro. Ao errar tem de responder por isso, mas se errar e mentir a respeito vai ter de responder por dois erros.

Castigo

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Crianças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.