A Atividade Ideal Para Cada Fase da Criança

Com um mundo tão difícil hoje em dia, em que as crianças ficam trancadas em casa em seus computadores, na televisão assistindo programas que não são adequados para sua idade e jogando videogame. Não quer dizer que essas são coisas que uma criança não possa fazer nunca, mas sim que elas terão que ter tempos e normas para cada atividade e também cada uma dependerá da fase da criança.

Uma criança para crescer saudável precisa de diversidade em sua vida, precisa muitas atividades diferentes para que ela não enjoe de nenhuma. Mas antes que os pais decidam atividades que seus filhos irão praticar, eles precisam consultar os filhos, pois não é saudável uma criança praticar algo que ele não gosta e não se sinta à vontade.

Confira As Dicas

Confira As Dicas

Mas além da vontade da criança, dependendo de que atividade ela começara a realizar, é preciso um acompanhamento médico e até mesmo a aprovação do médico para poder começar a fazer. Além dos benefícios físicos, a atividade física pode ajudar na melhora do sono concentração e na estimulação de animo para a realização de novas atividades.

Quando vamos comprar um presente para criança podemos ver recomendações de idade e com as atividades não e diferente. No primeiro ano de vida são usados exercícios para ajudar na respiração do bebê, sua postura e desenvolvimento motor, como a natação.

Depois, até os seis anos deverão ser estimuladas atividades que ajudem na disciplina, que podem ser o ballet e o judô. Até os doze anos, as atividades físicas que possuam equipes para que haja rivalidade e companheirismos com os colegas, as atividades que proporcionam isso são o vôlei, futebol e basquete.

Algumas Atividades Para Crianças:  

Computação: Esta pode se tornar uma das atividades mais complicadas para os pais, pois muitos problemas podem vir com uma má introdução do aparelho. Na maioria das escolas é introduzida na rotina das crianças a informática, isso começa com os três anos e esta primeira parte vai até os sete anos, em que a criança apenas brinca com o computador, aprendendo a mexer com o mouse, a jogar e também começa a trabalhar com os conceitos básicos, como formas geométricas.

A partir dos sete anos até os nove, a criança começa a introduzir em sua aprendizagem a construção de um texto e alguns programas. Só depois dos nove anos é recomendado que se introduza a internet, pois com essa idade uma criança já possui um pouco mais de responsabilidade, mas mesmo assim tudo tem que ser supervisionado por um adulto.

Novos Idiomas: Atualmente é indicado que uma criança comece a conhecer um novo idioma desde o seu maternal, pois assim ela pode absorver com mais facilidade as regras e a fala fluente desta nova língua. Já que nessa idade seus aparelhos fonadores absorvem sons facilmente, mas como na idade deles o português também é uma nova língua, não fica tão difícil introduzir novas línguas. Até os sete anos da criança as aulas são curtas para que a criança não misture as duas línguas. Quando a criança estiver alfabetiza, que é na faixa de nove anos, irá entrar a parte gramatical do novo idioma.

Aulas de Música: Esta é outra atividade que pode e deve ser colocada na vida da criança desde o maternal. As aulas de música podem influenciar as crianças ativando a sua sensibilidade e também ajudando a desenvolver o bom gosto. Para que a criança se interesse pela atividade, ela pode ser feita por meio de jogos, improvisos e também com o contado de instrumentos musicais. A partir dos seis anos começam as aulas com instrumentos como o teclado e a flauta doce que ajudam a criança nos estímulos da coordenação motora.

Com oito anos podem ser introduzidos instrumentos mais complexos, como os de corda, que são violão, guitarra, baixo, etc. Aos dez anos começam a trabalha com a voz acertando os timbres, as nuances. Nessa fase as cordas vocais estão praticamente desenvolvidas.

Crianças e Músicas

Crianças e Músicas

A Dança: Esta pratica pode ser explorada com crianças desde muito pequenas e é uma atividade tanto para meninas quanto para meninos, mas mesmo assim ainda continua um preconceito em relação a homens praticarem dança. Até os nove anos uma criança ainda não possui sua coluna preparada para grandes esforços. Com isso, no início ela deve conhecer para se acostumar com os ritmos e com a música, só depois dos nove anos então que as crianças começam a aprender passos mais fortes, exercícios que são mais específicos, coreografias e trabalhos musculares.

Atividades físicas: As atividades físicas são ótimas para as crianças, pois se ela inicia a vida de forma saudável, certamente irá se tornar um adulto consciente. Os meninos podem pratica o futebol, mas isso não quer dizer que as mulheres também não possam praticar, o esporte ajuda a estimular o coração. Pode começar a ser praticado a partir do sete anos de idade, em que eles já podem começar a entender as regras do esporte.

O vôlei é praticado por homens e mulheres igualmente, sendo um ótimo exercício físico. Este esporte pode começar a ser praticado a partir dos 7 anos também como o futebol, porque os dois esportes possuem muitas regras que podem ser difíceis de entender.

A natação é um dos esportes físicos que pode começar a ser praticado a partir do nascimento da criança, que irá fazer muito bem para que não adquiram problemas respiratórios, entre outros.

Atividades com lutas: Atividades com lutas são ótimas para crianças que possuem muita energia e não conta de gastar, pois elas precisam se esforçar bastante para realizar os golpes. Muitas pessoas acham que se o seu filho fizer luta ele vai ser mal disciplinado e arrumar brigas. Pelo contrário, as lutas ajudam a criança a ter disciplina e aprende a não usá-las na ruas, somente em casos extremos para se defender. Essas lutas podem começar a ser praticadas a partir dos seis anos. Estão envolvidos em atividades de luta diversas modalidades como: judô, taekwondo, karatê, boxe, muay thay, kung fu, jiu-jitsu, capoeira, entre outras tantas, veja a que mais irá se encaixar com o estilo de seu filho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Crianças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário