Cervejinha na Happy Hour

A hora feliz ou melhor, o happy hour, como é chamado também em português. Um nome que faz referência a um determinado momento, o de pós-trabalho com os amigos da empresa, vale também quando é depois da faculdade com os amigos de curso. O importante é que para se caracterizar como um happy hour deve acontecer depois do expediente, no início da noite.

Cervejinha na Happy Hour

Cervejinha na Happy Hour

O happy hour muito comum no Brasil faz parte do hábito de pessoas de várias pessoas também em outros países.

O ponto de encontro é quase sempre o mesmo, restaurantes e bares, onde as pessoas confraternizam e relaxam depois de um dia de trabalho ou estudo, saboreando petiscos e bebidas com álcool, a preferida delas é a cerveja. Com essa “casadinha” é que o brasileiro faz um happy hour com os colegas de trabalho.

De olho no público de happy hour, alguns restaurantes ou bares oferecem música ao vivo e o ambiente fica bem aconchegante. Também existem aquelas que para atender melhor o pessoal qu e sai do trabalho oferece alguns descontos nas bebidas ou nos alimentos, tem até a dose dupla, que o cliente paga um drink e leva dois. Essas promoções ficam restritas ao horário de happy hour estabelecido pelo bar ou restaurante, normalmente entre 17:00 e 20:00. Horários que podem variar de acordo com o bar.

A Origem da Expressão Happy Hour

Engana-se quem pensa que o nome em inglês teve origem em um país que tenha a língua inglesa como principal. O happy hour como expressão nasceu nos navios da Europa. Foi usado para controlar o estresse dos marinheiros, uma vez que eles enfrentavam longas viagens.

Então, era dada a eles algumas horas para praticar luta livre e boxe e daí nasceu a expressão happy hour, um momento para aliviar a tensão do trabalho. O tempo foi passando e a expressão passou a fazer parte das empresas.

Nas empresas happy hour tomou as características da denominação como a conhecemos hoje. No fim do expediente, o happy hour passou a existir para compensar o dia de estresse do trabalho no escritório. Porém, nem todo mundo acha que é uma boa ideia, sair cansado e estressado do trabalho e seguir para um bar com os amigos. Até mesmo porque entre eles pode estar justamente a pessoa com quem se estressou durante o dia.

A pergunta que muitos se fazem é se realmente vale a pena fazer o happy hour ou é melhor seguir para casa e descansar ao lado da família.

O Que Dizem os Consultores de Empresas Sobre o Happy Hour

Para participar de um happy hour basta gosta de confraternização com os amigos e está precisando de umas horas para desligar dos problemas. Para não gostar, basta pensar que bom mesmo para aliviar o estresse é ir para casa. Nem uma e nem outra podem ser apontadas como certa ou errada.

É certo para quem gosta e não errado para quem não gosta. Porém, consultores garantem que o happy hour é uma boa opção, pois através dele é que se constrói boas relações no ambienet do trabalho. Principalmente, quando se trata de uma empresa que dentro dela a atitude deve ser muito forma.

Os especialistas que defendem o happy hour como um momento importante de socialização entre funcionários garantem que o mundo das empresas está cada dia mais verticalizado e isso faz com que as pessoas mal se conheçam dentro daquela estrutura. Se limitam aos colegas próximos e por isso, o happy hour é uma grande oportunidade para ampliar esses laços.

É lógico, alertam eles, que participar de um happy hour não quer dizer necessariamente a única forma de estreitar laços e nem a garantia de que será possível, porém, é inegável que seja uma boa oportunidade de fazer networking. Além de ser uma boa chance de expandir e melhorar o convívio com toda equipe.

Algumas Coisas Sobre o Happy Hour: Sim ou Não

Veja quatro dicas de consultores e tire as suas próprias conclusões!

1- O happy hour pode ser um bom momento para descobrir algumas particularidades sobre os seus colegas de trabalho. Será o momento em que as pessoas se soltarão mais, estarão menos reservadas e a formalidade ficará de lado. Desta forma, você pode acabar descobrindo um colega de trabalho que tem várias afinidades com você e acabar criando um laço forte de amizade.

Um colega que veio do mesmo lugar que você, que adora a mesma música, que estava querendo uma companhia para uma viagem que você está louco para fazer, são são alguns exemplos. O contato superficial do trabalho pode se tornar mais próximo e estreito.

2- Quando você voltar para o escritório no dia seguinte, irá perceber, segundo os consultores, que essa aproximação no momento de lazer fará que o trabalho renda mais. Quanto mais próximos, melhor trabalham os empregados da empresa. Com cumplicidade e segurança vocês terão um clima melhor no trabalho e isso sempre ajuda no resultado final.

3- Encare o momento happy hour como uma valiosa chance de fazer networking, principalmente, quando você está querendo fazer algum “movimento” dentro da empresa. Para se ter uma promoção, além de fazer um bom trabalho é preciso se fazer notar e no happy hour é uma boa chance para as pessoas conhecerem não só o profissional, mas também a pessoa.

O happy hour é um encontro e como tal poderá criar vínculos, que podem sim, ajudar a longo prazo na sua carreira.

4- Todo mundo precisa relaxar e encarar que dá para se divertir com quem se trabalha e não só se estressar pode ser um ótimo incentivo psicológico. As boas relações profissionais que podem ser construídas nessa ocasião servem para melhorar o trabalho e a qualidade de vida, em consequência.

Não precisa pensar que o alívio do estresse será só na mesa do bar ou restaurante no happy hour, mas pode ser um primeiro passo. Sair um pouco e ver as pessoas que estão a sua volta de uma outra forma.

 

Uma vaca inteira para acompanhar

Uma vaca inteira para acompanhar

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bêbados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.