Obras de Engenharia Fracassadas

É comum ao navegar na internet se deparar com construções que deram errado, se tornando muitas vezes piada nas redes sociais. Com uma busca rápida você consegue encontrar portas que não estão onde deviam estar, escadas para lugar nenhum, postes em locais inadequados, é muitos outros deslizes que se tornam engraçado ao ver. Você pode pensar que esses erros são cometidos muitas vezes por profissionais formados recentemente, outras por erro de cálculo ou falta de visão da obra final,  Mas não são somente as pequenas obras que tem erros, obras de grande porte e conhecidas mundialmente também possuem alguns defeitos, esses não são tão gritantes como os de obras pequenas, mas muitas vezes atrapalham no funcionamento geral do ambiente, ou apenas no visual, mesmo que estas tenham sido muito planejadas, vamos mostrar alguns exemplos:

Taj Mahal

O taj Mahal é uma das mais belas construções do mundo, isso é fato, ele foi construído a mando de um imperador como tumba de sua amada esposa. Visto de fora, o lugar possui uma simetria invejável, mas ao entrar no palácio é possível notar algo estranho. Quando construiu, o imperador colocou a tumba de sua esposa simetricamente com a entrada, o que combinava perfeitamente com o local. Após sua morte, o filho do imperador que seguia uma religião que não permitia luxos excessivos, não construiu um novo mausoléu para seu pai, então decidiu simplesmente colocar uma tumba para ele do lado da que já havia lá, maior que a outra, o que destruiu daquela parte do palácio.

Walkie Talkie

Um prédio construído em Londres, tinha tudo pra ser somente um prédio bonito e diferente (ele possui um formato arredondado), mas ele ficou bem conhecido no ano de dois mil e quinze, após refletir com tanta intensidade a luz do sol que derreteu parte de um carro que estava estacionado na rua próxima, nesse ano o prédio até foi nomeado como “aberração arquitetônica.” Esse é um desastre não da obra de engenharia em si, mas sim do planejamento para a construção da mesma. Engana-se quem pensa que esse fenômeno acontece só nesse prédio, ao menos mais duas construções causam esse efeito. O Vdara Hotel, em Las Vegas, nos Estados Unidos, foi projetado pelo mesmo arquiteto do prédio de Londres, no Hotel vários hospedes já declararam ter seus cabelos queimados, ou copos derretidos, isso por que nas horas mais quentes do dia a fachada de vidro potencializa os raios de sol. O Museum Tower, em Dallas, também nos Estados Unidos tem efeito parecido, ficando extremamente quente algumas horas por dia.

Beetham Tower

A construção em Manchester, na Inglaterra é algo impressionante de se ver, o prédio com quarenta e seis andares foi inaugurado em dois mil e seis e era o maior prédio residencial da Europa, surpresa foi para os moradores quando viram que quando o vento estava mais fortes eram ouvidos barulhos extremamente incômodos, isso foi devido a “lâmina” que o prédio tem de enfeite em cima do seu topo.

Casa de Ópera de Sidney

A casa de ópera de Sidney é uma construção de cair o queixo, desenvolvida em mil novecentos e cinquenta e sete, rendeu ao arquiteto que a projetou um prêmio internacional por ser extremamente revolucionário. No projeto inicial era planejado um salão maior para ópera, e um teatro menor para concertos e peças, após nove anos de construção decidiram trocar as funções dos dois salões, o que resultou num auditório pequeno e um e um salão muito grande para evitar dissipar o som. No fim, a casa de ópera que tinha tudo para ser uma das melhores, ficou conhecida como tendo uma das piores acústicas do mundo.

Hotel Ryugyong

O hotel construído na Coréia do norte, era pra ter sido inaugurado em mil novecentos e noventa e dois. A construção em si é linda, possui um formato triangular e cento e cinco andares, hoje é o maior prédio do mundo desocupado, por ter sofrido diversos problemas de construção, nele os elevadores não conseguiam alcançar os andares mais altos.

Ponte Golden Gate

A ponte Golden Gate é mundialmente conhecida, grande parte do mundo ficou muito impressionado com a ideia da construção, de ser sustentada por cabos e resistir a ventos e terremotos por tamanha distância, mas houve momentos em que pareceu que ela não iria resistir, em mil novecentos e cinquenta e um ventos de cento e doze quilômetros fizeram a ponte se retorcer, o que fez eles colocarem suportes laterais para manter a ponte estável. Outro problema da ponte foi notado em mil novecentos e setenta durante uma revisão de rotina, a estrutura original permitia que acumulasse água onde os cabos verticais se encontravam, nessa revisão notaram tanta corrosão que os cabos podiam se partir a qualquer momento, então todos eles foram substituídos.  O design inicial da ponte contava com grades laterais bem altas, para evitar suicídios, de ultima hora o projeto foi trocado, para melhorar a vista, então com as grades baixas a ponte se tornou um “ímã” de suicídio e até mesmo assassinato, em dois mil e oito foi implantada uma rede de aço abaixo da lateral como uma barreira.

Prédio Intempo

Localizado em Benidorm, na Espanha, o prédio possuí duas torres ligadas somente no alto dos seus quarenta e sete andares, o arranha céu parece perfeito de longe, mas possuí um dos erros mais icônicos de uma construção desse porte, no meio de sua construção foi decidido dobrar o tamanho das torres que estavam no projeto original, foi ai que os arquitetos esqueceram de deixar espaço para colocar um elevador. Sim, é isso mesmo, um prédio de quarenta e sete andares sem elevador.

Taipei 101

O prédio em Taipé, no Tawan, é o maior prédio sustentável do mundo, e é muito conhecido por sua tecnologia anti terremotos e tufões. O defeito nesse caso não está na construção, mas sim no que ela causou, é o que afirmam muitos especialistas, que dizem que com o peso da obra, mais de setecentas mil toneladas, o solo antes estável, agora se tornou mais suscetível a terremotos.

Essas não são as únicas construções de grande porte que tem defeitos, mesmo que não sejam tão visíveis como algumas obras que vemos na internet, algumas dessas obras fracassaram totalmente durante sua construção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.