Noturno do X-Men

O personagem de quadrinhos da Marvel, Nightcrawler (em português é conhecido como Noturno) é uma criação do roteirista Len Wein e do desenhista Dave Cockrum. A sua estreia nas HQs da Marvel foi em Gigante-Size X-Men # 1 (Maio 1975). Noturno morre nos quadrinhos durante o enredo de “X-Men: Second Coming” em que tenta salvar Esperança Summers na HQ “X-Force # 26” (publicada em Abril 2010).

Poderes Mutantes

Noturno é um dos X-Men e como tal um mutante, a sua habilidade consiste em agilidade, teletransporte, aderência de pés e mãos a superfícies como paredes além de poder ficar invisível quando se encontra em sombras profundas.

Sua aparência é diferente de um humano normal, pois tem pele azul e somente três dedos nos seus pés e mãos. Os olhos de Noturno são amarelos e conta ainda com uma cauda preênsil. A personalidade de Noturno em geral é representada como de alguém sem grandes preocupações além de gostar de brincar e ser um grande fã de ficção.

O Personagem na Marvel

A presença de Noturno nas publicações da Marvel foi regular desde que ele foi criado, já foi usado em HQs e em jogos de videogame. Chegou a ser mencionado num pequeno número da década de 1990. Apareceu também num episódio da série de animação dos X-Men, depois disso se tornou regular em séries como “X-Men: Evolution”; “X-Men” e “Wolverine”. No segundo filme dos X-Men foi um personagem importante e foi interpretado por Alan Cumming.

Biografia de Noturno

O nome de Noturno é Kurt Wagner, ele é filho de Mística e Azazel que são dois mutantes. Seu nascimento aconteceu na região alemã da Baviera e por sua aparência de mutante foi abandonado pela própria mãe num rio. Mística fez isso temendo ser linchada pela população da aldeia.

A sorte de Noturno foi ser encontrado nos Alpes por ciganos que não se assustaram com a sua aparência. A família que trabalhava num circo viu em Kurt uma nova estrela para o espetáculo. O sucesso dele no circo se deu porque além da aparência diferente também era muito ágil, podia se teletransportar e ainda podia se camuflar no escuro.

Intervenção de Charles Xavier

Como Kurt tinha uma aparência demoníaca e ainda exalava um cheiro forte de enxofre quando ele se teletransportava as pessoas da aldeia em que ele morava pensaram que ele era o próprio Diabo e quiseram linchá-lo. Foi nesse cenário que Charles Xavier, líder dos X-Men, chegou e salvou o jovem dos aldeões enfurecidos.

O professor contou para Kurt que ele era diferente por ser um mutante e que como tal devia se unir aos X-Men. Wagner aceitou o convite de Charles e então passou a usar o nome Noturno. Com seu jeito divertido Noturno logo conseguiu fazer amizade com os outros integrantes do grupo como o introspectivo Wolverine que lhe chamava de “Elfo”.

Jimaine

Em busca de descobrir se Noturno havia sido o responsável pela morte de seu irmão Stefan, Jimaine, mudou o seu nome para Amanda Sefton e usando um truque místico alterou o seu rosto para se encontrar com Kurt.

Origens

Quando Noturno enfrenta Mística pela primeira vez junto com os X-Men começa a desconfiar de sua origem. Perguntando a Mística sobre a semelhança que eles têm Noturno escuta que deve perguntar a verdade de sua origem para Margali Szardos. Em busca de respostas ele procura por Szardos, no entanto, ela deseja vingar a morte de seu filho Stefan (ela acredita que foi Noturno quem o matou).

Noturno fica preso num inferno ilusório criado por Szardos e baseado no inferno de Dante. Os X-Men e Doutor Estranho encontram o caminho e quando chegam ao último círculo do inferno surge Jimaine que prova que Noturno não foi culpado pela morte de Stefan de maneira que Szardos o perdoa e o solta. Jimaine revela que sempre esteve com Noturno com a identidade de Amanda.

Polêmica

O relacionamento de Noturno e Amanda (Jimaine) é tanto polêmico porque chega a ser quase incestuoso, uma vez que ela é sua irmã de criação. No entanto, o principal problema do casal é se entender já que eles pensam muito diferente. O casal se separou quando Kurt acusou Amanda de usar os seus poderes mágicos para fazer com que ele a amasse. Amanda ficou irremediavelmente ofendida.

O Sumiço de Noturno

O personagem já deu um grande susto nos X-Men quando sumiu depois de lutar contra Nomrod e o Clube do Inferno. Os outros integrantes do grupo pensaram que ele havia morrido, mas estava apenas muito fraco para se teletransportar. Mesmo debilitado ele ajuda os X-Men no Massacre dos Mutantes que é promovido por Carrascos. Nessa batalha ele foi ferido novamente de maneira que junto com Kitty Pride (também ferida) foi se recuperar na Ilha Muir.

Excalibur

Quando os X-Men são dados como mortos Noturno ainda não está completamente recuperado, mas decide então juntar Rachel Summers, Lince Negra, Meggan (Nova Fênix) e Capitão Britania para formar o grupo Excalibur. Britania é namorado de Meggan, mas não lhe dá atenção e assim Noturno passa a ganhar pontos com ela. Os dois quase ficam juntos e isso é o bastante para que Britania brigue com Noturno saindo com uma perna quebrada.

Depois disso Noturno ainda teve um relacionamento com Cerise que era uma shiar. Ele procurou ensinar mais sobre a cultura humana para ela inclusive algo que ele chamou de “massagem labial”. Contudo, a relação durou pouco tempo já que os Piratas Siderais vieram em busca dela para que assumisse a sua culpa de assassinato. Cerise era culpada e é levada para a prisão shiar que fica no espaço.

A Volta de Amanda

Quando Capitão Britania fica preso no fluxo temporal Noturno logo chama Amanda para ajudar Rachel e Meggan a resgatá-lo. No entanto, tudo o que eles conseguem é trocar Rachel por Britania. Rachel então viaja para algum lugar no futuro. Depois disso Amanda e Kurt foram para a Alemanha para resgatar a sua mãe Margali das mãos de Desespero.

Assim que os dois voltam para Excalibur Noturno tenta salvar Amanda da morte pelas mãos do mago Gavemoss que tenta matar a jovem. A liderança foi de Noturno até que o grupo se desfez. Capitão Britania e Meggan se casaram.

Volta Para os X-Men

O retorno de Noturno para os X-Men aconteceu depois da saga “Operação: Tolerância Zero”. Após essa volta se tornou padre, no entanto, deixou essa atividade porque os mutantes precisavam dele no grupo.


Categoria(s) do artigo:
Fotos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *