Fotos de Filhotes de Animais

Existem muitos animais que aparentam ser ferozes e até mesmo perigosos quando são adultos e já estão completamente desenvolvidos, mas a maioria deles nascem tão pequenos e indefesos que podem ser abrigados na palma da mão.

Os animais, quando novos, chegam a possuir uma aparência dócil e frágil, e muitas vezes de fato o são, e assim necessitam de alguns cuidados especiais. As pessoas, em maioria as crianças, podem acabar fazendo algum mal sem querer para filhotes de animais domésticos, por achar que são maleáveis como brinquedos.

Cuidados com Filhotes de Cachorros

Em geral, a mãe dos filhotinhos se responsabilizam pelos cuidados com os mesmos, e dão conta deles sozinha, mas também é importante que os donos fiquem atentos para que as coisas permaneçam no eixo natural.

Tudo se inicia quando o parto ocorre em casa, perto dos donos e sem ajuda de um profissional capacitado. O primeiro passo é retirar todos os invólucros fetais, permitindo a livre respiração dos cãezinhos. Depois também é importante limpá-los e secá-los com uma toalha macia e em seguida a mãe cuidará dele instintivamente, oferecendo a primeira amamentação.

Nesse período de recém-nascido é interessante que se prepare um local quentinho e seguro para que o filhote se sinta acolhido. Quando as três primeiras semanas se passarem, o filhote passa a conseguir regular sua temperatura sozinho.

Nos primeiros meses de vida os filhotes ainda são frágeis, então é necessário que se fique atento a detalhes como respiração e amamentação regular e também é importante que se permita que a mãe e o filhote fiquem próximos o máximo de tempo possível, fazendo com que isso possibilite o aprendizado do cão a se relacionar e a adquirir comportamentos referentes a própria espécie.

Para as necessidades fisiológicas dos filhotes serem realizadas sem muitas dificuldades a mãe lambe a região genital e perianal dos cãezinhos, estimulando-os. Caso a mãe não faça isso, o próprio dono pode reproduzir esse processo usando um algodão umedecido por cerca de 10 vezes ao dia, simulando os movimento da mãe.

A socialização é indispensável na vida dos cachorros, ainda que filhotes. Isso garante que os cães cresçam saudáveis e felizes, e dispostos a interagir com crianças e com outros cães, possibilitando até mesmo o desenvolvimento da confiança e do emocional.

É fundamental que se inicie um acompanhamento com médico veterinário e que se comece a aplicação das vacinas necessárias logo a partir da segunda semana de vida aproximadamente.

Cuidados com Filhotes de Gatos

Os filhotes de gatos tendem a ser mais vulneráveis e frágeis do que os filhotes de cachorros, e dessa forma podem precisar de ainda mais atenção. O ideal é que se separe os bebês da mãe depois de cerca de oito semanas, que é o momento em que eles já comem ração e bebem água.

O filhote deve acostumar com o desmame gradativamente, e ser deixado com apenas uma refeição por dia depois dos seis meses. Nos primeiros meses eles necessitam de pelo menos três refeições por dia, oferecidas em pequenas quantidades, mas em várias vezes ao dia, devido ao fato do estômago dos filhotes de gatos possuírem um tamanho bem reduzido.

Os gatos tem o estereotipo de animais limpos, e realmente são, mas os filhotes ainda não apresentam essa habilidade, por isso podem precisar de alguns cuidados especiais.  Essa higiene também é demonstrada quando fazem suas necessidades fisiológicas em caixas de areia e as cobrem até não restar nenhum odor. A areia da caixinha deve ser trocada semanalmente.

Seguindo essas dicas e possuindo uma certa organização e planejamento os filhotes – tanto de gatos, quanto de cachorros – tendem a crescer saudáveis, felizes e todo o esforço será convertido em forma de amor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Animais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.