Unidos da Tijuca

Unidos da Tijuca, a História da Veterana do Carnaval Carioca

A campeã do Carnaval 2010 do Rio de Janeiro teve merecida vitória após um jejum de 74 anos. Com o enredo “É Segredo”, a Unidos da Tijuca enfeitou a avenida da Marquês de Sapucaí com toda a subjetividade do “mistério”, do “indecifrável”, enfim, de tudo aquilo que envolve o carnaval e a história da humanidade. Sua história começou na década de 30, figurando entre as três primeiras escolas de samba do Brasil que permanescem até hoje agregando cada dia mais adoradores entre os sambistas, turistas e apaixonados pelo carnaval.

Unidos da Tijuca

E a trajetória é longa, parte dela ajudando a completar a história do próprio país. No início, a Unidos da Tijuca saía às ruas cercada por guirlandas, decorada com flores e papel crepom, guiada por uma representação de um animal (o dragão deu o primeiro prêmio para a escola, em 1936). O abre-alas da época segurava apenas um cartaz, seguido pela comissão de frente, sambando em ternos coloridos reverenciando a escola e a bandeira do Brasil. As baianas já marcavam presença desde o princípio, como uma procissão que tomava as ruas completamente. Tudo isso regido pela bateria e pelo coro, que embalavam o samba-enredo.

Samba

A Queda e a Volta por Cima

Após as turbulentas décadas de crise de 40 e 50, a Unidos da Tijuca passou por uma reestruturação, árduo trabalho de resgate da cultura e tradição da escola para que ela voltasse a ser uma das principais referências do Carnaval no Rio de Janeiro. Mas foi só na década de 80 que, após grandes investimentos e mudanças desde a sua formação até a apresentação para o público, a Unidos da Tijuca retorna ao grupo principal, fortalecendo-se aos poucos até a grande volta com o samba enredo “O Dono da Terra”, no ano de 2000. Pela ousadia e irreverência, a escola sempre teve seu mérito. Pesquisadores contam que foi a Unidos da Tijuca que instigou as organizações para um novo modelo de carnaval: quando ele deixou as ruas e passou a desfilar com carros alegóricos, alas fantasiadas e samba enredo gravado.

Desfile

“É Segredo” Enche a Sapucaí de Mistério

E é com esse histórico que hoje a escola do pavão real alcança o topo na Sapucaí. O enredo que sacudiu as arquibancadas surgiu com muita pesquisa e reflexão. A comissão responsável pela escolha do tema explica que eles bem que tentaram seguir os enredos tradicionais, resgatando fatos, contando histórias pertinentes à nossa cultura, mas algo ficava sempre para trás. Ao fim de tanto estudo, muitas dúvidas surgiram àcerca de acontecimentos ou suposições remotas, seja referente a antigas civilizações, ou mesmo de relatos sobre fatos importantes da história do mundo.

Imagem

Todas essas falhas, essas questões que ficaram no ar ou eventos que caíram no esquecimento levaram ao samba “É Segredo”, que instiga o mistério sobre nossa história, sobre a vida. Uma composição divertida e curiosa que nos faz questionar os grandes enigmas da humanidade. Toda essa elaboração, pintada com as cores da escola e acompanhada pela grandiosidade dos carros e coreografias, levaram à certeza que todos sentiram logo nos primeiros toques da bateria: isso deu samba.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Datas Comemorativas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.