Sinos de Natal

A História dos Sinos de Natal

Na época do Natal é bastante comum que vejamos e ouçamos o badalar dos sinos, especialmente na noite do dia 24 de dezembro, que antecede o dia do Nascimento de Cristo Jesus. Mas, quando se aproxima o horário das celebrações religiosas os sinos também são tocados de forma a chamar os fieis a participar dos cultos. Além disso, os mesmos foram usados por muitos anos com a finalidade de anunciar más e boas notícias, para dizer que as crianças nasceram, e até mesmo para festejar a finalização das guerras.

Há inúmeras lendas que envolvem o toque dos sinos, dizendo que os mesmos repelem ou atraem espíritos, que dizem o “assim seja, amém” às criaturas dos céus, os anjos, e muitas outras. Mas o que já se sabe com certeza é que o som que ecoa do sino é mantra, já que se pode optar por um som de acordo com o significado que se pretende exprimir, conforme a situação a ser vivenciada.

O Ho-ho-ho do Papai Noel Anunciado nos Sinos

O som dos sinos é tão bem-vindo que ao tocá-lo na Noite de Natal, as boas energias se renovam, pois o som será uma celebração do Nascimento de Cristo e tudo ao redor também estará em festa. Também há quem diga que ao tocar o sino seja mentalizado um mantra, um pensamento positivo de Paz, Amor, Saúde, Alegria, Solidariedade, enfim, tudo aquilo de bom que desejamos a nós e aos outros.

Quando se ouve o sino de Natal é momento de lembrar do quanto o ano que está indo embora foi abençoado, ainda que tenham havidos muitos percalços, todos eles foram superados. Pensar na bondade de Deus para conosco e agradecer até mesmo pelas coisas que não saíram a contento, pois foi através delas que alcançamos o crescimento espiritual.

O Símbolo dos Sinos

As badaladas que são dadas durante o Natal são a representação da mensagem de paz ao mundo: Jesus nasceu! Aleluia! Além do mais, há a crença que o badalar é bom, traz alegrias e paz, e ainda que os fieis eram guiados pelo badalar dos sinos, como já mencionamos anteriormente. De certa forma ele ficou sendo como um popular relógio, ligado às festas cristãs.

É na época do Natal que o sino chega ao seu ápice. No trenó do Papai Noel, por exemplo, as renas levam consigo os sinos de convocação e anúncio. O toque e o repique do bronze alteram o íntimo das pessoas. Trazem consigo o significado do respeito a Deus e aos que há de divino no mundo, e, quando estão acima das torres costumam evocar tudo o que não podemos ver e está inserido entre o céu e a terra, formando uma espécie de ligação entre os dois.

Além de tudo, os sinos trazem na lembrança as áreas rurais, os remotos tempos onde se ouvia seu soar vindo da igreja matriz, convocando os fieis à vida ou a morte, de acordo com a sonoridade. Os sinos não apenas ressoam no ouvido das pessoas, mas ainda no coração de muitas delas.

Por isso, os sinos são presenças obrigatórias em qualquer decoração de Natal, é um dos itens indispensáveis, acompanhando o presépio, o Papai Noel e a árvore de Natal. Ainda que você não seja adepto, ao menos um sino deve ter na porta de entrada, para lembrar que ali naquela casa também impera o espírito o natalino.

Claro que muitos irão dizer que esse espírito deve prevalecer a todo o momento e não apenas no Natal, mas bem sabemos que é nessa data que os corações se tornam mais livres de sentimentos ruins e ainda por isso que os milagres se fazem presente. Aproveite para crer e ver que o milagre que você tanto espera pode nascer junto com Jesus, no dia de Natal.

Aprendendo a Fazer Sinos Reciclados com Garrafa Pet

Que tal fazer a decoração da sua porta de entrada usando sinos lindos e natalinos feitos a partir da reciclagem das garrafas pet? É bastante simples e fácil de ser feito, e são usados bem poucos materiais. Venha ver!

Com a proximidade do Natal a casa deve estar totalmente preparada e já em clima de celebração da época mais esperada de todo ano.

Como já deve saber, é possível fazer a decoração de sua residência ou estabelecimento comercial gastando bem pouco, como no sino que vamos ensinar você a fazer, por exemplo. Veja a lista de materiais que serão usados:

Sino de Garrafa Pet

 Materiais Usados

  • Alguns pregos
  • 01 Martelo
  • Alguns laços de fita grandes e pequenos, na cor que você achar melhor, mas sugerimos verde ou vermelho que são as cores tradicionais do natal
  • 01 Estilete de lamina larga
  • 01 Tesoura
  • Bolas de Natal pequena, podem ser prateadas ou douradas, tanto faz
  • Ao menos 02 Garrafas pet de dois litros, elas são necessárias para montar os sinos
  • Linha de nylon
  • Festão em cor que combine com os demais itens do sino
  • Pincel largo
  • Glitter dourado ou Purpurina
  • Pinha, aquelas tradicionais que são usadas nos enfeites de Natal
  • Tinta acrílica, pode ser dourada

Passo a passo

1. Para dar início ao artesanato, é preciso deixar a garrafa muito bem limpa e completamente seca. Depois, pegue ambas as garrafas e corte-as indo do gargalo ate aquela parte que faz uma espécie de cintura na peça. Nessa hora é melhor usar o estilete, que apresenta maior firmeza e somente depois você acerta o corte usando a tesoura. Agora que terminou esse processo, pegue a tinta acrílica dourada e pinte toda a garrafa.

2. Para fazer a amarração da bolinha que será usada como pêndulo, amarre usando a linha de nylon e, bem na tampa da garrafa use o prego e o martelo e faça um pequeno furo, passando ali a linha dando um nó no lado de fora da tampa. Desta maneira a bolinha ficará solta dentro da parte que fora cortada da garrafa.

3. Depois de feito o procedimento acima, basta por os enfeites no sino, da forma que achar melhor. Uma ideia é juntar dois sininhos e colocar no meio um laço bem bonito. Também é possível se colocar uma fita circundando a base da peça, assim ficará escondido qualquer erro que possa ter ficado durante o corte da garrafa.

Imagens de Sinos de Natal

Mensagem do Sino de Natal

Bate o Sino Pequenino com Mickey

http://www.youtube.com/watch?v=YjGqf1peoXo
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Datas Comemorativas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.