Consciência Negra

A História

Com a chegada dos portuguese ao Brasil se iniciaram as colonizações, primeiramente com os índios, mas esta iniciativa foi profundamente desaprovada pelos religiosos da época, foi então que os portugueses começaram o tráfico de escravos de outras terras. A escravidão é parte muito importante da história do nosso país, apesar de ter sido uma triste realidade onde todos os direitos do ser humano foram brutalmente desrespeitados.

Feriado

Feriado

Foi através do trabalho escravo que o Brasil teve um notável desenvolvimento econômico a partir de seu descobrimento, aproximadamente cerca de cem anos depois de descoberto, quando começaram a ser trazidos os primeiros escravos africanos para a nossa terra, forçadamente. A Lei Áurea assinada pela Princesa Isabel aprovou a Abolição da Escravatura, hoje a liberdade dos negros é uma realidade, mas que foi conquistada a duras penas, com o sangue e sofrimento de vários africanos, abolicionistas, defensores dos direitos humanos e pessoas sensibilizadas com as agressões direcionadas aos negros. Uma conquista justa e árdua que merece ser lembrada e comemorada.

Dia

Dia

Dia da Consciência Negra

Aqui no Brasil o dia da Consciência Negra é comemorado no mês de novembro, mais especificamente no dia 20, pois foi neste dia ocorreu a morte do Zumbi dos Palmares, no ano de 1695, ele foi um grande líder dos negros contra a escravidão. Embora existam controvérsias quanto a conduta de Zumbi, pois há duvidas quanto ao fato de que ele mantivesse alguns escravos particulares, a comemoração alusiva ao dia da Consciência Negra busca recordar a intensa luta dos negros, de maneira geral, contra a brutalidade da escravidão, onde os direitos básicos de qualquer ser humano de cor negra eram tolhidos. Questões como a sua Cultura Religiosa, ritos, hábitos e até mesmo as Danças Folclóricas eram estritamente coibidos, além de que eles eram arrancados de suas famílias na África e trazidos pra cá sem ao menos terem seu nome de batismo preservado, mães e filhos eram separados e muitos deles jamais se reencontraram.

Consciência Negra

Consciência Negra

Atualidade

Hoje a luta dos negros continua, mas com propósitos diferenciados, eles buscam a conscientização das pessoas em torno dos direitos iguais, e também buscam evitar o que se chama de auto preconceito, ou seja, um sentimento de inferioridade que por vezes ainda persiste, diante da sociedade de modo geral. Neste evento acontecem muitas palestras, debates e conferencias em torno de assuntos como os direitos assegurados ante o mercado competitivo de trabalho; a discriminação de toda a ordem, especialmente frente a Força Policial; a polemica questão das cotas universitárias; a beleza negra bem como a sua moda e cultura próprias; respeito as diferentes etnias, etc. Conforme dados do IBGE apenas 5% do povo brasileiro são de negros, em contrapartida os pardos formam aproximadamente a metade da nossa população, portanto conclui-se que muitos de nós somos de origem negra.
No Brasil se convencionou que o dia 20 de novembro é dedicado a celebração da consciência negra no país, estabelecendo-se também que a semana em que se insere o dia 20 de novembro é a semana da Consciência negra.

Estas datas foram convencionadas para que sirvam de marco, de forma que as autoridades, escolas e diversos segmentos da sociedade realizem atividades ou eventos que promovam a reflexão a inserção e o papel do negro em meio a nossa sociedade.

Dia 20 de novembro é o aniversário da morte do Zumbi dos Palmares, uma referência na luta pelos direitos e pela liberdade dos negros no Brasil, que morreu em 1965.

Zumbi dos Palmares

Esse dia é dedicado a reflexão e também para reavivar parte da cultura dos negros no Brasil e sua história de resistência a escravidão, e a chega dos primeiros negros trazidos da África nos navios negreiros,que aconteceu no ano de 1594.

Durante essa semana de consciência negra e especialmente no dia 20 de novembro acontecem em todo o Brasil palestras e outros eventos difundido parte dessa história, da qual todos devem se orgulhar de haver vencido.

O objetivo desses eventos é salientar a importância da cultura negra, reavivar o orgulho de ser negro, eliminar o preconceito e a discriminação de nosso meio, pois pretos ou brancos somos todos iguais.
Existem no Brasil diversos movimentos organizados de valorização do negro, sendo que o Movimento Negro congrega diversos desses movimentos e organiza uma semana dedicada a promoção do negro na sociedade através de palestras educativas, sendo que um dos principais objetivos é evitar o auto-preconceito, e conseqüentemente a inferiorização do próprio negro diante da sociedade.

Dia 20 de Novembro

No Brasil o dia 20 de novembro é o dia considerado como o Dia Nacional da Consciência Negra. Este dia fica dentro da Semana da Consciência negra, onde em todo o país são realizadas palestras e atividades diversas, com o objetivo de levar as pessoas a refletirem sobre o negro e sua inserção da sociedade brasileira, abordando desde o período de escravidão e os movimentos de resistência até os dias atuais.

Semana da Consciencia

Durante a semana da consciência negra também são debatidos assuntos como o mercado de trabalho, as cotas universitárias, a discriminação, beleza negra, moda, identificação das etnias e muitos outros assuntos pertinentes. A data 20 de novembro foi escolhida em homenagem ao Zumbi dos Palmares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Datas Comemorativas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.