Fotos de Noivinhos de Bolo

As festas de casamento são realizadas para festejar o amor entre os recém casados, nelas sempre há um pequeno detalhe que pode variar na forma mas na maioria das vezes está presente, estamos falando do casal de noivinhos que fica no topo do bolo. Mas qual é a história dessa tradição que está tão enraizada nos nossos dias atuais?

A história dos noivinhos do topo do bolo tem muito tempo, data da Idade Média, naquela época era tradição que os convidados levassem pequenos bolos para prestigiar os noivos, esses pequenos bolos eram colocados todos numa mesma mesa, acabavam sendo “amontoados” ali, em um determinado momento da festa o casal de noivos tinha que se beijar acima dessa pilha, e se ela não caísse durante a festa, era sinal que o casal ficaria para sempre juntos, sua união seria muito feliz, e seriam abençoados com muitos filhos. Durante o período da Idade Média essa tradição onde os convidados levavam os bolos foi substituída por uma espécie de bolo de andares, parecidos com os que conhecemos agora, mas continuava-se a tradição dos noivos darem um beijo atrás do bolo, para demonstrarem o seu amor. No século XVIII foi que os bolos se tornaram muito parecidos com os que usamos hoje em dia, bolos com três ou quatro andares. Já podemos imaginar então o que representam os noivinhos não é mesmo? Os noivinhos então remetem a antiga tradição que os noivos beijavam sobre o bolo, eles estão ali para simbolizar uma união feliz.


O primeiro topo de bolo com noivinhos foi o da Rainha Vitória e do Príncipe Albert, no ano de mil oitocentos e quarenta, eles resolveram substituir os enfeites do bolo por um casal no topo, representando o amor da união do casal real, e pronto, mesmo sem saber a Rainha então lançou uma das grandes tradições dos casamentos hoje em dia. Inicialmente os noivinhos eram todos réplicas do que o casal real usou, e a moda estourou principalmente nos Estados Unidos, durante um tempo essa era a unica opção, até que o mercado de casamentos começou a incluir outras opções de topo de bolo, para agradar aquelas noivas que pretendiam inovar.

Mais ou menos nos anos noventa a tradição chegou ao Brasil, nessa época ela já estava muito aprimorada e apresentava muitas opções, haviam os noivinhos de porcelana fria, que encantavam muitas noivas, e varias outras inovações. Chegado aqui, os artesões e artistas plásticos viram ai uma oportunidade para inovar, colocando nas novas peças um toque brasileiro, o sucesso foi certeiro e desde então os noivinhos não saíram mais de cena.

Hoje em dia os noivinhos não são apenas um enfeite, eles representam o amor e a união do casal, além de que podem ser guardados como uma bela recordação desse dia tão especial. Cada casal busca inovar de uma forma, alguns colocam peças mais engraçadas, como a noiva segurando o noivo no colo, ou um laçando o outro, outros preferem mudar e colocam um casal de animais fofos, ou uma duo de alianças. Mas na maioria das vezes eles procuram mesmo representar o amor que há entre aquele casal, para isso não faltam opções, hoje em dia há quem faça impressões em 3d do casal, para isso basta escanear os noivos e imprimi-los, os detalhes ficam super realistas. Outras variações incluem noivinhos feito de madeira, noivinhos caricatura, onde são destacadas algumas carateristas dos noivos e servem pra arrancar risadas dos convidados.

Essa tradição hoje não está somente nas festas de casamentos, é comum colocar enfeites no topo dos bolos em quase todas comemorações, nos casamentos ela representa muito além de um simples topo do bolo, e é tão importante quanto o próprio bolo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Casamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.