Carnaval

O nosso tão famoso e aclamado carnaval brasileiro é muitas vezes alvo de criticas por parte de alguns segmentos que se referem a esta data como uma festa pagã, onde está decretada a desordem, o caos, etc. Não podemos negar que muitas situações lastimáveis acontecem neste período, onde algumas pessoas se excedem em bebidas e drogas cometendo desatinos em nome de uma falsa alegria. Mas também temos que considerar que estes fatos não são exclusividades da festa de carnaval, e que da mesma forma como tantos outros eventos, seu êxito vai depender da índole das pessoas envolvidas e não da proposta em si.

Carnaval

Carnaval

O carnaval propõe aos foliões bem mais do que festa e alegria, podemos perceber nos enredos carnavalescos das grandes escolas de samba a cultura de um povo a ser transportada para as passarelas do samba. Atrevo-me a dizer que alguns dos enredos carnavalescos são verdadeiras mensagens de vida, abordando temas importantes e sempre atuais. No carnaval assim como em qualquer outro segmento seria um desrespeito generalizar o evento como um período em que a ordem é a desordem, pois além de ser uma grande festa popular, nela estão envolvidas centenas de pessoas que trabalham muito buscando formas de como vencer a crise, e com isso proporcionar um show nas avenidas do nosso país, desfilando sua alegria e graça, iluminando os olhos de milhares de brasileiros com belas imagens, além de defender grandes idéias, nobres ideais e homenagear grandes personagens da nossa história, assim como importantes passagens do nosso país.

Fotos Carnaval Rio

Fotos Carnaval Rio

Não há como negar o fato de que o carnaval além de fazer parte da cultura de nosso país, leva para as avenidas diversos desfiles culturais, recobertos de brilhos, coreografias, adereços, efeitos especiais, etc., demonstrando claramente o valor de muitos profissionais de extrema criatividade e ousadia, que pesquisam muito para elaborar suas criações. E não é somente o deslumbrante carnaval das grandes escolas de samba que trazem cultura aos foliões, o carnaval de Olinda, por exemplo, com seus tradicionais bonecos dão um show especial todos os anos, reforçando a maravilhosa cultura local. E assim acontecem sempre nos mais variados pontos do nosso imenso país, como o carnaval Rio de Janeiro ou em São Paulo.

Carnaval Salvador

Carnaval Salvador

Uma novidade muito positiva dos últimos carnavais tem sido a união de pontos de cultura de diversas cidades oferecendo material histórico para que os carnavalescos possam buscar a inspiração para seu samba enredo, e assim desfilar a cultura local de uma cidade ou até mesmo do país. Os animais da Amazônia são um dos muitos temas abordados pelos carnavalescos. Como dizer que o carnaval não é cultura, ou ainda que só venha estabelecer a desordem? Isso porque nem comentamos da imensa produção de emprego que esta festa gera anualmente, envolvendo desde os barracões das escolas de samba até o turismo brasileiro, pois nesta data o país recebe um imenso numero de turistas que vem se deliciar com o ritmo do samba.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Festas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário