Profissional de Comércio Exterior

Comércio exterior é o campo profissional perfeito para quem gosta de negociar, comprar e vender, fala ou deseja falar dois ou três idiomas, e quer seguir uma carreira multinacional. O comércio exterior é uma atividade muito antiga, e o Brasil colônia já exportava pau-brasil, seguiu exportando açúcar, ouro e o café que trouxe riqueza para São Paulo, então quando o Brasil já era um país independente.

Com o tempo foram criadas leis que regulamentam esses negócios, mas que todavia ainda dependem da política adotada pelo governo dos países e das suas economias, portanto é um mercado altamente dinâmico e exige de seus profissionais uma boa formação, habilidade e dinamismo. Neste artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre as atividades do profissional de comércio exterior, conhecido também por trader, sua formação e o mercado de trabalho atual.

Formação

Profissional de Comércio Exterior

Profissional de Comércio Exterior

Bacharel em Comércio exterior é o curso de graduação para esses profissionais, porém também existem universidades que oferecem administração em Comércio Exterior. Alguns profissionais se formam em economia ou administração de empresas e depois fazem pós-graduação em comércio exterior.

A graduação como bacharel em Comércio exterior também oferece uma gama de opções de especialização que podem ser em transações de exportação e importação, marketing global, logística internacional, entre outras. As disciplinas básicas do curso são línguas estrangeiras, direito comercial, privado e público e internacional, contabilidade, economia, sistemática de comércio exterior, pesquisa operacional, entre outras. O curso tem a duração de cerca de 4 anos.

Área de atuação

Atividades

Atividades

O Bacharel de Comércio Exterior é habilitado para realizar atividades administrativas e comerciais, para analisar e tomar decisões em empreendimentos multinacionais e ao mercado internacional, fazendo a análise dos bens e produtos que dizem respeito ao processo mercantil e político dos países envolvidos na negociação, avaliando as viabilidades da negociação e da transação, sob todos os aspectos, sejam comerciais, econômicos, políticos e jurídicos. Também desenvolve a análise do cenário econômico e tecnológico de determinado país que se tenha interesse, a pesquisa o planejamento, administração, assessoria, gerencia a logística, câmbio, seguros, transporte e todas as demais funções que envolvem os negócios internacionais.

Mercado de Trabalho

Negócios

Negócios

Com a economia brasileira estabilizada e em crescimento, o mercado de trabalho para os profissionais de comércio exterior também se ampliam, pois aumenta o número de negócios de exportação e importação com outros países. Surge no mercado empresas de diversos portes, abrindo novas oportunidades para os profissionais capacitados para atuar no mercado internacional do mundo globalizado, que é muito competitivo.

O profissional pode atuar em empresas privadas de comércio e/ou indústria, em departamentos e órgãos do comércio exterior, embaixadas e consulados, instituições financeiros dos órgãos públicos ou privados, em empresas de armazenagem e de transportes internacionais, como consultores ou despachantes aduaneiros, e também como consultores ou assessores autônomos, e muitas outras funções, dependendo da sua preferência, habilidade e especialização.

Brasil

O Brasil se encontra numa posição privilegiada no ranking comercial internacional, o que representa um grande potencial de negócios internacionais e uma grande demanda para os profissionais de comércio exterior.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.