Pactos Econômicos pelo Mundo

AELC – Associação Européia de Livre Comércio

Com um grave problema de interesses comerciais distintos entre os países que faziam parte do pacto, não obteve o mesmo sucesso que as outras comunidades comerciais da Europa. Assinaram este acordo o Reino Unido, Islândia, Dinamarca, Espanha, Portugal, Suécia, Noruega, Suíça, Finlândia, Áustria e Lichtenstein.

Espanha

ALALC – Associação Latino Americana de Livre Comércio

Criada em 1960 pelo pacto de Montevidéu, foi mais um produto da euforia pela recém criação da Comunidade Econômica Européia, tinha o propósito de fortalecer o bloco americano comercialmente, porém vários fatores como o desenvolvimento disforme e à disparidade de padrões e situações econômicas entre os países, acabou sendo mais um palco de facilidade para as empresas multinacionais que atuavam à frente do boloco do que um encurtador de distâncias comerciais para os países. Foi dissolvida em 1980, por ocasião do novo Pacto de Montevidéu.

ALADI – Associação Latino Americana de Desenvolvimento Integrado

O bloco comercial que surgiu diante da fracassada tentativa da ALALC, veio com enfoque principal na tarifa única alfandegária regional e na ampliação da zona comercial para uma área maior de desenvolvimento. Existente até os dias atuais, a ALADI possui sede em Montevidéu e é composta pelo Uruguai, Paraguai, Argentina, Brasil, México, Venezuela, Perú, Equador, Bolívia e Chile.

Paises

ALCA – Associação de Livre Comércio das Américas

Assinada por chefes de 34 países americanos que com exceção feita à Cuba, de todos os países que compões o continente americano, desde a Terra do Fogo, no extremo sul da América até o Alasca, no extremo norte do continente.
Esse acordo, assinado em 1994, tem como principal motivador os Estados Unidos, que por interesses óbvios querem consolidar a posição de hegemonia econômica do continente. A ALCA tinha uma grande ambição: ser um conselho de autonomia superior e que oferecesse melhores situações comerciais do que os outros acordos vigentes na América, como o NAFTA, MERCOSUL, MERCADO COMUM DO CARIBE e COMUNIDADE ANDINA, além é claro dos países que não pertenciam à nenhum tratado comercial, como Chile, Haiti, República Dominicana e Suriname.

BENELUX – Bélgica, Netherlands (Holanda) e Luxemburgo

Os três países vizinhos firmaram esse tratado estabelecendo o livre comércio entre eles, com redução de impostos e incentivos para a comercialização entre eles, o que resultou numa fusão dos três estados independentes como um só estado comercial.

Belgica

CECA – Comunidade Européia de Carvão e Aço

Uma comunidade de livre comércio entre os países do Benelux, além de Alemanha, França e Itália.

CEI – Comunidade dos Estados Independentes

Bloco comercial constituído pela grande maioria dos países pertencentes à ex União Soviética, com exceção de repúblicas dos balcãs, essa comunidade é uma das que mais tem destaque na Europa, pois a relação de interdependência é muito grande.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.