Organização Jurídica

O artigo de hoje vai mostrar um pouco sobre como são organizadas as empresas em nosso país, como são divididas, em quais casos cada uma delas é empregada e como elas desempenham um papel importante no desenvolvimento econômico do país. Do ponto de vista legal, a organização jurídica das empresas pode se dividir em:

Empresas Públicas

Geralmente são as empresas que fazem serviços coletivos de grande alcance da população, e que pertencem e foram criadas com o dinheiro e são comandadas pelo Poder Público, seja ele de qual esfera for. As empresas públicas são divididas também em categorias, dependendo de onde provenha o recurso de sua criação, podendo ser municipais, quando é uma empresa criada pela Prefeitura, estaduais quando forem criadas com recursos do estado, ou federais, quando criadas pela Presidência da República.

Organização Jurídica

Organização Jurídica

As empresas públicas funcionam sob o preceito de não causarem déficit aos cofres públicos e também não precisam gerar lucro, cabendo a elas apenas cumprir o papel que foi designado pelo Governo responsável. Os grandes exemplo de empresas públicas são as Secretarias de Governo existentes em cada município, estado e no país, que embora possuam uma estrutura empresarial, não geram lucro e cumprem apenas o que o seu gestor pede.

Autarquias

Organização Jurídica

Organização Jurídica

Ainda no ramo das empresas públicas, nós temos as autarquias, que são empresas de propriedade estatal, mas que se aproximam da administração privada, pois geram receitas ao Governo que lhe cria. Um dos exemplos mais clássicos de autarquia é o Banco do Brasil, instituição mais antiga do setor bancário brasileiro e que gera lucros para o Governo, pois permite a abertura de mercado à clientes externos sem registrar cobrança de impostos.

Empresas De Capital Misto

Vemos aqui o terceiro tipo de empresa pública, que é criada pelo Governo e seu capital é baseado nos investimentos de terceiros, o que muitos chamam de “capital aberto”. As receitas provenientes das empresas de capital misto são revertidas em ações para o desenvolvimento da própria empresa, e os acionistas apenas recebem dividendos quando vendem as suas ações.

Empresas Privadas

Organização Jurídica

Organização Jurídica

O quarto tipo de empresa dentro da ótica legal de nosso país são as empresas privadas, que são aquelas criadas, mantidas e ampliadas por total iniciativa de pessoas físicas, os empresários. É a maior parte da economia do país, a que gera mais empregos e a que movimenta grande parte do dinheiro circulante dentro do mercado.

As empresas públicas podem ser compostas de diversas maneiras, desde uma única pessoa sendo responsável pela empresa, com a criação do MEI, como composta por dois ou mais sócios como as microempresas. As empresas de pequeno porte e as empresas de maior porte, que geralmente são compostas de societários diversos, são chamadas de Limitadas, Sociedades Conjunta ou Anônima.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.