História Da Mary Kay: Gigante Dos Cosméticos

Mary Kay Ash – A Fundadora

Não podemos começar a falar sobre a marca de cosméticos Mary Kay, conhecida em todo o mundo, sem começar a falar sobre a sua fundadora, Mary Kay Ash. A empresa começou devido a uma decepção no mercado de trabalho vivida pela empresária. Após trabalhar 25 anos numa empresa de vendas diretas, Mary Kay Ash, viu um homem treinado por ela e com bem menos experiência, ser promovido com o dobro do seu salário somente por ser homem.

Sentindo-se desrespeitada Mary se demitiu e decidiu que deveria fazer a diferença para mulheres que assim como ela trabalhavam duro e não eram recompensadas. A primeira ideia de Mary foi escrever um livro em que pretendia ajudar as mulheres a conquistar oportunidades que ela mesma não havia tido.

Escrevendo o livro Mary percebeu que estava criando um plano de negócio e decidiu que ela mesma é que daria essas oportunidades para as mulheres. O livro trouxe para ela a visão de uma empresa em que todas as mulheres que quisessem pudessem ter sucesso, uma companhia que estaria de portas abertas para quem quisesse sonhar.

Mary Kay Ash – A Fundadora

Mary Kay Ash – A Fundadora

O Começo Da Mary Kay

Com apenas 5 mil dólares, a experiência de uma vida de trabalho e um plano Mary Kay Ash abriu a empresa Beauty by Mary Kay. O filho Richard de apenas 20 anos ajudou a sua mãe no começo das atividades e em princípio a empresa se dedicava a fazer das mulheres ainda mais bonitas.

A forma de conduzir o negócio era diferente nessa empresa, pois não estava baseado em fórmulas mercadológicas e sim em estabelecer pilares como a fé sempre em primeiro lugar, em segundo a família e em terceiro a carreira.

O Começo Da Mary Kay

O Começo Da Mary Kay

A Empresa Mary Kay

O começo do sucesso no segmento de cosméticos se deu com um kit básico para tratamento de pele que contava com quatro produtos de manutenção da pele e uma base. No segmento específico de maquiagem os primeiros produtos tinham uma paleta rosa que contava com cinco tons para serem usados nos olhos, lábios, como blush, máscara de cílios e um lápis que podia ser usado para o contorno dos olhos bem como para retocar as sobrancelhas.

Somente no primeiro ano de vendas a Mary Kay chegou a um lucro de US$ 198 mil. Foi em 1964 que a cor rosa se tornou o grande símbolo da marca. A cor das embalagens foi escolhida pensando na decoração das casas em que os banheiros geralmente erm brancos, assim a cor rosa ficava interessante no ambiente.

Seminários Mary Kay

Muitos mais do que somente uma empresa de cosméticos a Mary Kay é conhecida como uma das empresas de venda por catálogo que mais oferece oportunidades de crescimento e aperfeiçoamento das suas vendedoras. Os seminários, que começaram a ser realizados em 1964, ainda marcam época até hoje.

Hoje os seminários são festas de gala, mas o primeiro estava mais para uma reunião de amigas. Nesse dia Mary cozinhou frango para receber as suas mais de 200 revendedoras. Atualmente, são mais de 100 mil vendedoras desses produtos e os seminários são realizados em mais de 30 países em que produtos são comercializados.

O objetivo do evento é motivar, treinar e reconhecer o esforço das revendedoras para o sucesso da Mary Kay.

Trajes Profissionais

No ano de 1965 a Mary Kay lançou os trajes profissionais para que as suas revendedoras inspirassem mais confiança nas clientes. Esse primeiro traje era composto de tailleur preto de lã que era combinado com um chapéu. O começo de uma empresa que investe em trajes fashionistas para as suas revendedoras, desde essa época foram 74 modelos que buscavam refletir as tendências de cada época.

Programa De Premiações

Foi em 1966 que a Mary Kay começou o seu reconhecido programa de premiações para as suas melhores revendedoras. Os prêmios são escolhidos pensando no que as mulheres gostariam de ter, mas jamais teriam coragem de comprar. Um prêmio marcante foi a Taça Dourada.

Expansão

No dia 23 de fevereiro de 1973 a Mary Kay abriu a sua primeira subsidiária internacional na Austrália. No ano de 1980 Shirley Hutton se tornou a primeira Diretora de Vendas independente a faturar mais de US$ 1 milhão apenas em vendas.

Os anos 80 terminaram com um novo marco na história da Mary Kay, em 1989 a empresa foi a primeira a começar um programa corporativo de reciclagem de embalagens e a proibir a realização de testes em animais. O processo de internacionalização da marca continuou e na década de 90 teve um grande crescimento.

A partir da última década do século passado a Mary Kay chegou a outros 20 mercados como Espanha, Suécia, Noruega, Rússia, Nova Zelândia, China, Chile, Malásia e Japão. A chegada no Brasil aconteceu somente no mês de julho de 1998 e nos dias de hoje a marca já briga de igual para igual em nosso país com outras marcas internacionais semelhantes.

TimeWise

A partir do começo do novo século as mulheres passaram a trocar a maquiagem por produtos que ajudassem a deixar a sua pele mais bonita e com aparência mais jovem. Em 2000 a empresa lançou o creme de limpeza 3 em 1 TimeWise que se tornou o maior sucesso de toda a trajetória da Mary Kay.

Morte De Mary Kay Ash e o Depois

A fundadora da empresa, Mary Kay Ash, faleceu em 2001 no feriado de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças). Nessa fase a empresa era uma das gigantes do segmento de cosméticos femininos. Pensando em expandir um pouco a cartela de clientes a Mary Kay lançou cosméticos masculinos em 2007. Até hoje a empresa se mantém como uma das principais do segmento e você pode saber mais acessando http://www.marykay.com.br/.

Museu Mary Kay

O Museu Mary Kay fica no lobby da sede corporativa da empresa, em Dallas, Texas. Trata-se de um espaço que foi inaugurado no ano de 1993 e que conta com uma área de 55.000 metros quadrados. O espaço é dividido em sessões que tem como objetivo contar a história da Mary Kay que começou com sua fundadora de mesmo nome que não desistiu mesmo percebendo que as mulheres não eram tão valorizadas no mercado de trabalho como deveriam.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.