Leilão Holandês Reverso

Os leilões são modalidades de negociação muito presentes, tanto em empresas privadas, quanto em órgãos de responsabilidade pública. Neles, a compra e a venda solicitadas pela oferta e procura de determinado bem ou serviço são encontradas de uma maneira mais simples e prática.

Mesmo sendo muito conhecido atualmente, o leilão é uma modalidade de negociação bem antiquada, que foi criada a cerca de 2500 anos atrás. Segundo alguns pesquisadores e historiadores, os primeiros leilões foram realizados na Babilônia, em 500 a.C. Já hoje, com toda evolução e tecnologia é possível encontrar modelos virtuais de leilão, onde é possível participar de onde estiver, desde que haja acesso a internet.

Os leilões públicos de venda são aqueles em que o leiloeiro – agente público que pertence a uma categoria do Direito Administrativo – lê e analisa as condições de venda que estão devidamente descritas em um catálogo, e as apresenta aos possíveis compradores.

Daí em diante os lotes, que são aqueles conjuntos de um ou mais bens que estão dispostos a leilão, são anunciados um por um. Quando uma pessoa se interessa por um lote, ela deve levantar a mão e dar o seu lance. No caso de existirem mais de uma pessoa interessada em um mesmo lote, se dá início a uma disputa por um maior lance, partindo de um lance mínimo, que é aquele menor preço pré determinado para a venda de certo lote, e assim prossegue a disputa por “quem dá mais”, fala muito comum nos leilões.

Porém, nem todos os leilões funcionam da mesma maneira. Existem inúmeras modalidades e estilos de leilões, e no artigo de hoje será tratado do Leilão Holandês Reverso.

Leilão Holandês

O leilão holandês também é conhecido como leilão alemão, ou até mesmo leilão de preço descendente, teve origem na comercialização de flores na Holanda, e a partir disso tem se tornado bem comum para se leiloar inúmeros outros tipos de bens.

Nesse tipo de leilão, o lance inicial é escolhido pelo próprio vendedor, que em geral, coloca um valor consideravelmente alto. Na sequência, os preços vão sendo reduzidos gradativamente, até que um dos indivíduos presentes no leilão aceite e esteja disposto a arcar com aquele valor. Se nesse caso, nenhuma pessoa aceite as ofertas, o leilão acaba sendo realizado com o valor mínimo que o vendedor aceite. Esse valor é conhecido como preço mínimo de reserva.

O maior diferencial desse tipo de leilão é sua rapidez e dinamicidade, já que nele não existe a ocorrência de vários lances individuais, como as apresentadas em outras modalidades.

Em resumo, no leilão holandês, o leiloeiro é que fica responsável por apresentar os valores de um modo decrescente até que algum indivíduo se interesse e vença o leilão, arrematando o lote.

As principais vantagens do leilão holandês, além da rapidez citada acima, são para o vendedor, a garantia de que a venda será feita por um valor que se encontra estipulado pó ele mesmo, fazendo com que ele tenha certeza de seus benefícios. Esse tipo de leilão também flui de forma muito transparente, e é o ideal para eventos em que se leiloam grandes quantidades de bens, por serem escoados rapidamente.

Leilão Reverso Holandês

No caso do leilão reverso holandês, o preço dos itens sobe após um certo intervalo fixo pré determinado, até que certo preço que foi reservado seja alcançado.

Então, nesse leilão, o comprador especifica os parâmetros que induzem o fluxo da venda. Esses parâmetros são o preço inicial, o valor em que o preço será alterado – que pode ser uma quantia fixa ou uma porcentagem – em cada intervalo de tempo e o tempo entre essas atualizações do valor.

Depois que o lance é finalizado, o leilão de outro lote é iniciado sequencialmente, fazendo com que o leilão só se encerre após a venda de todos os itens.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Leilão

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários não estão liberados.