O Que é Arquivologia?

No mundo existem diversos pesquisadores que trabalham em potencial para encontrar registros históricos que podem modificar a visão do mundo. Porém, por vezes esses tipos de arquivos se encontram degradados e necessitam de reparo imediato no sentido de aumentar a compreensão. Nesse sentido entre a presença da arquivologia, ciência que consiste na restauração de arquivos. Não se pode ignorar o fato de que organização e conservação também fazem parte do trabalho de trabalhadores do setor.

O Que é Arquivologia?

O Que é Arquivologia?

O Que é Arquivista?

Com o tempo e aumenta da tecnologia o setor aumenta em termos de mercado de trabalho e possibilidades para restaurar com melhor qualidade os arquivos. Em termos profissionais o trabalhador que se forma e trabalha no setor tem o nome de arquivista. Dentro do campo de trabalho existem diversas funções que se transforam em especialidades.

Por exemplo, existem arquivistas que trabalham apenas na identificação de itens a serem restaurados. Outros fazem o emprego apenas no sentido de organizar e por consequência necessita de conhecimento teórico sobre pontos organizacionais. Também existem especialistas que trabalham de forma específica para avaliar a autenticidade. Sem contar com os trabalhadores que trabalham no sentido de preservar a documentação.

O Que é Arquivista?

O Que é Arquivista?

Nos dias de hoje os arquivos podem estar estabelecidos em diversos tipos de formatos, desde papel até filmes. Especialistas precisam trabalhar com diversos formatos e por consequência fazer o máximo para digitalizar e transferir os dados no CD-ROM, ou mesmo nos bancos de dados que se estabelecem na rede mundial de computadores, popularmente conhecida como “internet”.

Profissionais do gênero se graduam no sentido de tornar as informações restauradas e prontas para serem demonstradas ao público. Quanto maior o valor histórico ou financeiro, mais chances existem de ser formada equipe profissional para fazer o trabalho. O poder público trabalha no sentido de fazer restauração de arquivos históricos para mudar ou valorizar os fatos históricos. Também existem empreendimentos que contratam o serviço de arquivistas, de forma principal depois de tragédias nos setores, como no caso de incêndios, por exemplo, ou mesmo para aumentar o valor histórico referente à história das empresas.

Não se pode ignorar o fato de que escolas também possuem arquivistas que servem para organizar e ao mesmo tempo restaurar a documentação de ex-alunos. Hospitais também demandam do mesmo tipo de serviço em termos organizacionais, assim como as Organizações Não Governamentais (ONGs).

Preparo Ao Mercado De Arquivologia

Nesse sentido quem deseja se formar em arquivologia precisa frequentar centros de estudos que ensinam todos os tipos de trâmites que existem dentro da profissão. Não se pode ignorar o fato de que futuros arquivistas precisam de formação sólida em termos de cultura, história e geografia no sentido de poder desvendar os mistérios que existem nos arquivos e ao mesmo tempo para poder autentificar ou não os documentos que foram restaurados.

Também existe a necessidade de melhorar as capacidades em termos históricos para poder produzir documentos que servem como bases aos arquivos que foram restaurados. Outra característica desse tipo de profissão se encontra na necessidade de conseguir ter o preparo para trabalhar com qualquer tipo de documento, independente da época histórica do mesmo.

Arquivistas de qualidade não são conhecidos apenas por serem peritos em termos teóricos como também na prática, de forma principal ao que tange às organizações de arquivos. Teoria ajuda de forma direta para aumentar o senso crítico e avaliar com maior valor de julgamento de realidade os fatos sem sofrer influências terceiras que manipulam a verdadeira conclusão do arquivo restaurado.

Outro ponto importante que deve estar presenta na vida dos profissionais em arquivologia se encontra na facilidade em trabalhar com equipes de curto, médio e longo porte, visto que na área profissionais existe a necessidade de trabalhar juntos com pesquisadores, desenvolvedores de softwares, entre outros profissionais. Esse não representa o tipo de trabalho solitário e por esse motivo a facilidade em se comunicar e lhe dar com as diferenças faz parte importante do processo.

Mercado De Trabalho Para Arquivistas

Seja no Brasil ou em terras internacionais o mercado de trabalho aos profissionais que trabalham com arquivologia se encontra em ascensão em virtude do aumento dos documentos que crescem junto com fatores sociais e econômicos. Tenha em mente de que no mundo as populações apenas aumentam as taxas de habitantes, visto que cada cidadão tem diversos tipos de arquivos disponíveis nos órgãos públicos. Também existe aumento de hospitais, empresas de comércio, entre outros pontos que demanda de arquivistas para organizar as informações.

De acordo com Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro a remuneração de início para alunos formados se encontra na casa de R$ 2 mil. Porém, grande parte das empresas oferecem salários menores aos profissionais que estão no início de carreira.

No mundo atual existe a necessidade de documentos ficarem organizados ao máximo no sentido inclusive de melhorar as tomadas de decisões, seja às empresas ou no sentido de atender as regras constitucionais. Museus não conseguem sobreviver sem a presença de arquivistas que restauram e organização informações que são importantes para a memória nacional.

Em termos práticos de acordo com pesquisas na área a grande demanda por arquivistas acontece no setor público que de forma constante oferece vagas disponíveis em concursos públicos para trabalhadores que desejam trabalhar no setor. Universidades também são organizações importantes que demandam de trabalhadores do gênero. Não se pode ignorar o fato de que também existem hospitais e instituições do ensino privado que de forma frequente abrem vagas.

Os industriais também abrem vagas de forma frequente para quem deseja trabalhar com arquivos, desde trabalhadores com ensino médio completo até àqueles que possuem superior completo. Escritórios que trabalham com advocacia também representam pontos importantes que demandam esse tipo de profissional, assim como os centros de contabilidade, por exemplo.

Não se pode ignorar o fato de que existe maior demanda por trabalhadores do gênero nas grandes metrópoles e capitais, embora também haja postos de trabalhos. Rio de Janeiro e São Paulo são dois pontos importantes em termos de vagas de emprego para arquivista. Quem se forma na faculdade pode abrir o próprio negócio.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Emprego

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.