Como Cativar Os Colegas De Trabalho

Para cativar qualquer um, é fundamental ser sincero. Todos percebem muito rápido quando alguém está sendo dissimulado. Podem até no início, não perceberem até que ponto. Mas, sentem que alguma coisa está errada. Quando uma pessoa está interessada em cativar alguém, não pode deixar escapar nenhum detalhe importante. E confiança não é apenas um detalhe. Confiança é tudo. Se logo de cara houver uma demonstração de falta de sinceridade a conquista através da confiança fica muito prejudicada.

Como Cativar Os Colegas De Trabalho

Como Cativar Os Colegas De Trabalho

Não comece no trabalho agindo como se já conhecesse todo mundo. Espere o tempo certo para ir conhecendo de verdade cada um. Um exemplo clássico disso é a forma de falar, rir, gesticular. O indivíduo pode ser extrovertido, porém, com cautela. Qualquer excesso logo de início, pode ser mal interpretado.

No ambiente de trabalho, cada tipo de atitude tomada sempre é observada por alguém e, acaba determinando como será o relacionamento entre as pessoas que trabalham no local. Por isso mesmo, não faça perguntas sobre a vida de ninguém. Se no local de seu trabalho a conversa não for prejudicar em nada, converse com seus colegas, demonstrando interesse no que eles falarem, porém, não faça perguntas demais. Deixe que eles também se sintam mais próximos de você. Não é só você que precisa de tempo. Eles também precisam conhecê-lo melhor.

No ambiente de trabalho

No ambiente de trabalho

Falar sobre família, filhos, une as pessoas e mostra o lado mais leve, mais humano de cada um. Esse assunto é ideal para criar laços de amizade. Caso alguém mostre interesse em saber um pouco mais sobre sua família, você responde aquilo que julgar que pode. E, o que não quiser falar, gentilmente mude de assunto. E, se alguém quiser falar sobre a própria família, escute, demonstrando interesse, seja educado (a) ouvindo tudo o que a outra pessoa tem a dizer. No entanto, cuidado com opiniões. Não dê opiniões sobre membros da família de ninguém. Algumas vezes alguém conta algo somente para desabafar, e até pede uma opinião a respeito, mas na verdade não quer ouvir nenhuma.

Falando claramente na verdade, você não necessita de levar a sua casa para seu setor de trabalho. Você pode falar sobre sua família, como já foi dito, porém preservando-a. Você não precisa expor a sua vida toda para cativar ninguém. Isso é no caso de você ter problemas que não deseja que sejam motivos de especulações. Caso alguém lhe faça perguntas sobre a sua vida pessoal, responda educadamente, aquilo que você sabe que qualquer um pode ficar sabendo. Não precisa ficar contando sobre suas intimidades para colegas de trabalho.

Ninguém precisa e nem deve de forma nenhuma ser “o bonzinho total” (a), por exemplo. Aquele (a) que faz tudo sem reclamar (inclusive o que não quer e nem tem obrigação de fazer) só para ser simpático (a). Esse tipo de comportamento no trabalho, na verdade não é valorizado pelos colegas, é usado. O que é algo bem diferente. E, além disso, demonstra insegurança, falta de personalidade, e ainda pode acabar virando o bajulador na boca dos colegas. Ao invés dessa atitude, seja solidário, prestativo, demonstre boa vontade para ajudar no que puder, mas com firmeza. Qualquer um pode ser educado e gentil sem ser submisso (a).

Procure chegar sempre de bom humor, sorria, As pessoas preferem estar ao lado de alguém alegre e descontraído. Cumprimente a todos sem fazer distinção, seja gentil e verdadeiro (a). Não inicie um relacionamento dentro do trabalho com os seus colegas usando mentiras. Seja honesto (a) sempre. Com eles e com você mesmo (a). A mentira abre uma porta para a perda de credibilidade e é muito difícil fechá-la depois.

Se ouvir alguma coisa dentro do seu setor de trabalho e, que não lhe diga respeito não faça comentários. Não se meta em desavenças e nem interfira em situações a não ser que você seja solicitado (a), mas mesmo assim, só se puder ajudar de alguma forma.  Não tome partido de A ou de B. Seja neutro (a) sempre.

Demonstre disposição para aprender, seja humilde. Com certeza por mais que você saiba alguém sabe algo que você ainda não domina. E, é muito interessante saber que se pode contar com a ajuda do outro para aquilo que não se sabe resolver sozinho (a). E, ao mesmo tempo demonstre que você está pronto (a) para ajudar no que precisarem.

Caso você perceba que alguém está precisando de ajuda, não espere que lhe peçam. Ajude. Só precisa estar atento (a) para não ser explorado (a).

Se alguém precisar de apoio para realizar um trabalho extra e se você não tiver nenhum compromisso inadiável, ofereça a sua colaboração. Quem sabe você também não precisará um dia. Muitas pessoas conquistam amigos com gestos simples como esse.

Se você participa de alguma rede social, não use de forma nenhuma esse espaço para fazer comentários sobre os seus colegas de trabalho. E se tem entre os seus amigos virtuais alguém que também é seu colega de trabalho, não use os outros colegas ausentes como motivo de assunto.

Caso perceba que dentre os seus colegas de trabalho há alguém que parece deslocado, que se exclui que geralmente não participa das conversas, menos ainda das brincadeiras, procure aproximar-se dessa pessoa e introduzi-la ao grupo. Talvez, ela seja tímida e a sua atitude cordial poderá ajudá-la a vencer o problema da timidez. Se o problema for outro, ao menos ela saberá que pode contar com a sua amizade.

Ainda que você  não sinta muito entusiasmo com badalações, se for convidado (a) para uma reunião festiva com os colegas de trabalho, aceite. Essa também pode ser uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais os seus colegas e estreitar laços de amizade. Procure saber  os detalhes importantes sobre a reunião e compareça. Não exagere nas roupas e acessórios (mulher) que usará e seja moderado (a) durante a festa. Não se esqueça que assim como você estará observando todos eles, você também estará sendo observado (a).

Seja coerente com você mesmo (a), sendo a mesma pessoa dentro e fora do trabalho. Principalmente no fator seriedade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Emprego

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.