As Profissões Mais Procuradas

A maioria das pessoas usa o fator vocação, ou preferiria usar, para escolher uma profissão. Alguns jovens, desde cedo, já sabem qual o caminho a seguir, enquanto outros deixam para última hora a escolha que determinará o futuro profissional. Ainda tem aquele grupo que, mesmo na “cara” do vestibular, não tem certeza de qual o curso seguir. São dúvidas e certezas normais, uma vez que o mercado de trabalho está em constante mutação e ninguém quer se formar e ficar sem emprego, ao mesmo tempo que não pretendem exercer uma profissão sem nenhuma vocação.

Mesmo com todas essas incertezas do presente e do futuro, algumas profissões encabeçam a lista das mais procuradas. São aqueles cursos que a grande maioria escolhe. Uma escolha que não representa o bom desempenho desses empregos no mercado de trabalho, mas sim uma escolha pessoal.

Segundo uma pesquisa recente sobre as profissões mais procuradas no Brasil feitas pelo ENEM, cursos ligados à formação de professores, Direito e Engenharia estão entre os dez mais procurados pelos alunos que estão ingressando nas universidades atualmente. Destaque também para o curso de Comunicação Social e Medicina, que nunca “sai de moda”. A pesquisa ainda ressalta que alguns cursos foram praticamente esquecidos pelos estudantes como, por exemplo, secretária executiva.

Segundo o ENEM, apesar da grande demanda por profissionais no mercado da produção de petróleo e de álcool, os cursos ainda não estão entre os mais procurados pelos estudantes. E para os próximos anos se espera um aumento no número de interessados no curso de Ciências Biológicas e Engenharia Genética.

Veja a Lista com as Dez Profissões Mais Procuradas Pelos Estudantes, Segundo o ENEM:

  • Medicina
  • Engenharia
  • Direito
  • Administração
  • Ciências Biológicas
  • Comunicação Social
  • Enfermagem
  • Letras
  • Educação Física
  • Pedagogia

Os fatores que fazem com que essas 10 profissões sejam as mais procuradas podem ser os mais diversos. A Medicina, por exemplo, é sempre considerada pelo estudante como uma vocação, porém, como se trata de um curso muito caro e que exige dedicação total, torna-se uma escolha restrita.

A Engenharia, seja qual for a especialização, é considerada por uma grande maioria como a profissão do futuro, a garantia de ter um bom emprego e com um alto salário. Enquanto o curso de Direito é muito visado, não só pelas oportunidades na área, mas pela boa base que o curso oferece para quem pretende prestar um concurso público.

O curso de Administração é apontado como aquele que oferece um leque de oportunidades. Já Ciências Biológicas é considerada a profissão do futuro, enquanto Comunicação Social e Enfermagem são apontadas como profissões de vocação.

Os cursos de Letras e Pedagogia são escolhidos também pelo fator vocação, uma vez que os salários na área da educação no Brasil não são, nem de longe, atrativos. Já a Educação Física é vista por muitos como uma grande oportunidade, porque atualmente o trabalho de personal trainer está  em alta nas grandes cidades.

As Profissões Mais Requisitadas Pelas Empresas no Momento

As 10 profissões mais procuradas são: Medicina, Engenharia, Direito, Administração, Ciências Biológicas, Comunicação Social, Enfermagem, Letras, Educação Física e Pedagogia, porém, as que ofereceram mais empregos no último ano, segundo pesquisa, não são as mesmas.

O curso de Analista de Sistemas, que já esteve muito em alta nos anos 90, agora ficou pouco esquecido, porém, o mercado está precisando de muitos profissionais nessa área.

O curso de Engenharia, o segundo mais procurado, mostra-se uma boa opção de trabalho. Em 2011, as empresas contrataram, principalmente, muitos engenheiros mecânicos e engenheiros civis. O mesmo com o curso de Medicina. Foi observada uma crescente demanda por médicos do trabalho.

As Profissões Consideradas do Futuro

Além do grupo de profissões mais procuradas pelos estudantes e daquelas mais procuradas pelas empresas, existe o grupo das profissões do futuro. São trabalhos que prometem ser muito requisitados no futuro e com uma boa remuneração. Veja quais são:

  •  Supervisor de Produção em Indústrias de Transformação: Uma atividade ligada ao setor industrial.
  • Engenheiros de Petróleo: Uma profissão que envolve principalmente conhecimentos de geofísica, mineração e geologia. Esses profissionais devem pensar a exploração de petróleo sem causar prejuízos ao Meio Ambiente.
  • Técnicos em Sistema de Informação: É preciso ter habilidades com a tecnologia, fazendo um curso técnico ou uma faculdade.
  • Engenheiros de Mobilidade: O trabalho é dedicado a construção de ferrovias, zonas portuárias e aeroportuárias.
  • Técnicos em Mecatrônica: A profissão exige uma formação técnica para projetar, instalar e gerenciar máquinas operacionais. O trabalho é feito ao lado de um engenheiro de produção.
  • Biotecnologistas: Se dedicam a criação e melhorias de novos produtos na área da saúde. O trabalho se estende as áreas de: química, alimentícia e ambiental.
  • Engenheiros Ambientais e Sanitários: Trabalham monitorando o desenvolvimento econômico sustentável. Avaliam projetos relacionados à água e esgoto, tudo visando proteger o ambiente das atividades nocivas dos homens.
  • Desenhistas Técnicos em Eletricidade, Eletrônica e Eletromecânica: Com um curso técnico profissionalizante será capaz de criar representações de máquinas, assim como de eletroeletrônicos, entre outras atividades, relacionadas a montagem.

Como Escolher uma Profissão

A escolha de uma profissão é como um cálculo matemático, que o resultado é certo e será sempre o mesmo para cada pessoa. Existe uma série de fatores que podem fazer com que uma pessoa se dê muito bem em um determinado trabalho e a outra fracasse.

Um fator que deve ser levando em consideração por quem está decidindo que rumo tomar é a vocação, a habilidade. Não adianta escolher uma profissão que exige uma característica que, definitivamente, não é a sua. Um estudante que não é bom com os números e com a matemática deve pensar duas vezes antes de ingressar em um curso de Analista de Sistemas, que exige um bom nível da matéria.

Os testes vocacionais oferecidos por muitas universidades podem ser de grande ajuda na hora da escolha. E um bom auxílio é tentar conhecer melhor a profissão na qual se está interessado. Falar com profissionais que estão na ativa, ler sobre o curso, buscar o maior número de informações possíveis. Todas essas dicas devem ser levadas em consideração e podem ajudá-lo a fazer uma boa escolha na faculdade!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Emprego

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.