Recaída da Economia Mundial

O conhecido e respeitado economista americano, Nouriel Roubini, para os mais afoitos, pode até ser considerado um homem de mau agouro, pois já previu a crise de crédito americano, que além de acontecer, acabou atingindo todo o mundo. Agora a possibilidade de recaída da economia mundial, acaba de ser prevista por Roubini, com previsões preocupantes em relação a crise mundial, que segundo ele, está saindo timidamente do buraco. Para ele, existe um risco muito grande de que tão logo termine a crise, e passem os efeitos dos planos que ajudaram os países na crise financeira mundial, os riscos de uma queda ainda maior são eminentes, isto se esses países não tomarem algumas medidas de proteção as suas economias, como por exemplo: evitar maiores gastos públicos.

Recaída da Economia Mundial

Recaída da Economia Mundial

Mas a discussão do assunto, a nível internacional é entre economistas de renome e cheio de frases bonitas, mas, pelo visto, sem grandes soluções para problemas difíceis como o são os da economia mundial. Em torno da possibilidade de recaída nas economias do mundo, vem se travando uma discussão entre cidadãos de grande saber econômico e que já passaram por vários períodos de crises na economia de seus países, por isso, vão além da teoria. Roubini teve suas declarações contestadas e chamadas de prematuras, pois a economia mundial ainda não alcançou a tão esperada retomada plena das atividades.

Investimentos

Investimentos

Suas declarações de que os preços do petróleo iriam disparar, não encontraram ressonância entre vários economistas e analistas americanos, foram apenas pontos de vista em relação à crise, embora respeitáveis. Veja por exemplo, o que disse o Professor da Universidade de Paris, Dr. Filippo Chaldrin: considero fantasiosa a possibilidade de que o preço do barril de petróleo dispare e se eleve a preços insustentáveis Segundo o que se lê na mídia e na internet, esta é uma questão muito prematura, pois apenas alguns países estão saindo da crise. Embora, de um modo geral, a grande maioria dos críticos pense que a economia mundial não esteja, na realidade, sob qualquer tipo de proteção, portanto, sujeita a uma recaída.

Política

Política

Pois que a atual retomada é amparada em planos emergenciais e temporários e que progressivamente irão se definhando, diante dessa situação, a cabeça das pessoas começa a girar e fazer previsões que poderão precipitar as coisas. Quem realmente deseja o fim da crise, terá que andar com os pés no chão, medindo cuidadosamente cada passo a ser dado para que seu pé não pise em algum explosivo. É preciso sim estar aquecendo os pés, pois que a caminhada é longa para que se possa evitar a possibilidade de recaída da tão falada economia mundial. O setor privado será decisivo, adotando alternativas mais saudáveis para o momento de crise, a do investimento público.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Economia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.