Como Regularizar as Dívidas?

Saiba Como a Serasa Pode Lhe Ajudar!

Regularizar uma anotação a qual foi registrada nos cadastros de proteção ao crédito, não é uma tarefa tão difícil, como os consumidores pensam. A própria pessoa pode regularizar suas pendências sem que precise contratar serviços de terceiros para que consiga  quitar suas dívidas com os fornecedores diretamente.

Consutla de Crédito

Consutla de Crédito

A Serasa disponibiliza em suas agências em todas as capitais e principais cidades do Brasil, para qualquer cidadão, o Serviço Gratuito de Orientação ao Cidadão. Os Serviços de Orientação ao cidadão da Serasa, estão disponíveis em prédios dos quais oferecem segurança e privacidade às pessoas, além de uma ótima instalação, a qual é equipada com sistema informatizado integrado, o qual agiliza o atendimento. A empresa também oferece orientação para você no site oficial da empresa, www.serasa.com, lá você encontrará orientação completa sobre cheques sem fundos no mercado, protestado, título, dívida vencida e ação judicial.

Como Fazer Uma Consulta na Serasa?

Para você realizar uma consulta nas instalações da Serasa, você deve ir ao Serasa de sua localidade, portando de seu RG e CPF, ou pode também enviar um procurador, do qual tenha firma reconhecida.

  • – Pessoa Física

Em caso de pessoa física, próprio interessado você precisará de seu RG ou Carteira Profissional e CPF. Em casos de terceiros, precisará do RG, carteira profissional e procuração com firma reconhecida.

  • – Pessoa Jurídica.

Em caso de pessoa jurídica, próprio sócio, você irá precisar do cartão de CNPJ, RG, contrato social da empresa, com registro na junta e carteira profissional. Em casos de terceiros, precisará de RG, procuração ou autorização da empresa com firma reconhecida, CPF ou carteira profissional, contrato social da empresa.

Saiba Como Você Pode Regularizar Suas Pendências e/Ou Dívidas!

Para Cheques Sem Fundos

  • – “Procure a Agência do Banco indicado como apresentante da ocorrência de cheque sem fundo”;
  • – Solicite informações ao Banco, em relação ao número, data, valor do cheque que foi apresentado por duas vezes, sem que existisse saldo algum na conta corrente para realizar o pagamento;
  • – Para seguir em frente, verifique para quem foi emitido o cheque, nos canhotos dos cheques. Procure a empresa ou a pessoa, a fim de regularizar o débito e recuperar o cheque;
  • – “Faça a posse do cheque, prepare uma carta conforme orientação do gerente da sua conta no Banco que informe a ocorrência de cheque sem fundos. Junte o original do cheque recuperado, recolha no Banco as taxas pela devolução do cheque e protocole uma cópia dos documentos entregues ao Banco para a regularização no Banco Central.
  • – “Para regularização no CCF, Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos, o correntista deve acompanhar e obter o protocolo da comunicação de regularização do seu banco para o Banco do Brasil, encarregado pelo Banco Central de processar a atualização do arquivo de CCF”;
  • – A regularização do cheque sem fundo só acontecerá na Serasa, depois do Banco do Brasil, enviar por meios magnéticos, o comando específico.

Para Dívida Vencida – Pendência Bancária ou Financeira.

Para você realizar a regularização de dívidas vencidas deste tipo, você deverá procurar a instituição ou empresa credora, a qual irá enviar o comando específico para a Serasa, que realizará a baixa da anotação.

Para Ação de Execução Fiscal Federal

Para você realizar a regularização de uma pendência em caso de anotação por ação de execução fiscal federal, você precisará apresentar a certidão negativa de débito da Justiça Federal, ou entregar um documento, que relativamente comprove à divida, o respectivo pagamento, discussão ou acordo judicial.

Para Prazo de Regularização das Anotações na Serasa.

Para a regularização de anotações na Serasa, você precisa entregar os documentos necessários para a baixa da anotação diretamente na Serasa, após isso, o prazo para exclusão da informação no sistema será de 5 dias úteis, conforme o Código de Defesa do Consumidor.

Negociação

Negociação

Como Saber Se Seu Nome Está Sujo, Sem Realizar Consulta?

Antes de você ficar com o “nome sujo”, você receberá uma carta da empresa informando que o seu nome poderá entrar para a lista de inadimplentes devido a sua dívida. Assim que o SPC ou a Serasa recém a solicitação da empresa, eles enviam uma correspondência para você, informando que o seu nome foi incluído no cadastro de pessoas com “nome sujo”.

Como Você Pode Regularizar Pendências Financeiras Com Empresas Que Fecharam?

Em primeiro lugar você deve procurar a Junta Comercial da cidade e pedir, ou melhor, solicitar uma certidão de breve relato, para que assim seja confirmado o encerramento das atividades desta empresa. Após realizado este procedimento, faça um depósito referente ao valor da dívida, “por meio de uma ação de consignação em pagamento, de acordo com o art. 890 do código de processo civil. Você precisará solicitar a emissão de um mandado ou um ofício para a Serasa Experian, que inclua a pendência do seu cadastro (CNPJ ou CPF). Caso seja um cheque sem fundo, você também poderá procurar o Banco do Brasil para ver se consegue regularizar a situação.

https://www.youtube.com/watch?v=Negociação

Em Casos de Não Encontrar a Empresa Para Qual Você Deve, O Que Deve Ser Feito Para Regularizar Sua Dívida?

Em caso de cheque sem fundo você deve procurar orientação de um Juizado Especial Cível ou um advogado, os quais irão analisar o caso para orientar você. Você poderá realizar um deposito no valor em juízo, caso seja uma dívida, por meio de uma ação de consignação em pagamento, com a ajuda de um advogado. Você deve solicitar o cancelamento do protesto, caso seja um protesto, por meio de um ofício judicial ao cartório, e depositar em juízo o valor da dívida e dos juros, para que consiga a quitação da dívida e o cancelamento do protesto.

Quanto Tempo Leva Para Que Seu Nome Saia do Cadastro da Serasa Experian?

O registro de uma pendência ou uma dívida financeira, de acordo com a Súmula 323 do Superior Tribunal de Justiça, fica no banco de dados da Serasa Experian por 5 anos. Após estes decorridos cinco anos, a anotação é excluída automaticamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Economia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.