Como Evitar Dívidas no Cartão de Crédito

Se você está com dívidas no cartão de crédito, não entre em pânico ou se sinta a pior pessoa do mundo por diversos motivos. Cerca de 80% das pessoas que possuem o famoso ‘dinheiro de plástico’ já entraram na lista de devedores do seu banco por dívidas em seu cartão em diversos níveis. Os juros também não ajudam, já que no Brasil os juros por este tipo de serviço chegam a 238,30% ao ano, um dos maiores do mundo!

Começar a ter dívidas no cartão de crédito é tão comum quanto dever dinheiro aos pais hoje em dia. Com a facilidade dos gastos e os bancos cada vez mais facilitando as compras, bem a facilidade das lojas de em parcelamento são uma combinação fatal para algumas pessoas começarem a dever mais do que podem pagar. Mas para sair do ‘buraco financeiro’ ou evitar entrar nele, temos boas dicas a seguir.

Faça as Contas Sempre que for Usar o seu Cartão de Crédito

O maior erro das pessoas (e é quando as dívidas começam) é usar seu cartão de crédito como uma extensão do seu salário. Usa-se como se você ganhasse a mais, quando na verdade os gastos devem caber em suas contas. Faça uma conta simples: some todos os seus gastos fixos mensais e diminua do seu salário: este deve ser o seu gasto mensal fixo disponível.

Você não deve superar o seu limite disponível de dinheiro do seu salário com os gastos do cartão de crédito a menos que seja extremamente necessário. A cada parcelamento, some as parcelas e saiba se você pode pagar a soma de suas compras parceladas sem precisar entrar no cheque especial do banco ou pedir um empréstimo. Isso vai garantir o uso com sabedoria.

Prefira Compras à Vista

Se seu cartão for de débito e crédito, melhor ainda. Compras parceladas representam um comprometimento mensal de meses, as vezes um ano inteiro pagando um objeto perecível. Imagine-se pagando uma festança em 12 parcelas mensais: você já se divertiu com seus amigos, mas ainda está pagando suas compras todos os meses. Poderá querer comprar um sofá novo, trocar a TV, mas não será possível porque seus gastos estão completamente comprometidos. Está aí a sua justificativa para preferir o débito ao crédito.

Quando você compra a vista, evita gastar dinheiro e comprometer seu salário por meses. Os descontos também são maiores para compras a vista, por isso é interessante avaliar juntar o dinheiro ao invés de parcelar. Evita eventualidades também. Imagine-se sendo demitido daqui há um mês e devendo mais de R$ 1 mil em seu cartão de crédito. Com certeza as contas vão ficar apertadas, não é mesmo? Pense nisso.

Jamais Tenha um Limite de Crédito Superior ao seu Salário

Um dos maiores erros dos brasileiros é ter verdadeira paixão por ter crédito alto em seu cartão de crédito. Isso não passa de uma ilusão. Quando você pode comprar mais do que pode pagar, seus dívidas começam de pronto, e ai começam os problemas. Para sair desta bola de neve, a melhor dica que temos é cortar o limite do cartão ou, quando ele ficar muito alto, usar apenas o básico.

O limite alto de cartão de crédito é o grande responsável pelo efeito bola de neve: você gasta demais, usa seu salário inteiro (e até cheque especial as vezes!) para pagar a conta e acaba deixando o limite do seu cartão de crédito sendo o seu salário. Dívidas assim rolando por muito tempo se tornam impagáveis em alguns meses. Algumas pessoas até pagam um cartão com outro cartão de crédito para evitar dívidas.

Tente ter Apenas um Cartão de Crédito

Você pode ter vários, mas com algumas regras.

  • limite compartilhado – se você gastar em um cartão, o limite vai embora no outro
  • você não paga anuidade

Os bancos sabem da paixão dos brasileiros por cartões de crédito chiques do tipo Platinum, Diamante e outros mimos. Por isso pode ser interessante mandar um cartão de crédito para você sem ser pedido e ainda cobrar por isso. Para evitar este problema, não aceite ou não desbloqueie. Não caia na tentação de ter um cartão de crédito a mais. Um já é o suficiente para suprir as suas necessidades básicas.

Tente Sempre Evitar Promoções e Descontos

Todo mundo cai no jogo de marketing das lojas para uma boa promoção e acaba gastando mais do que o necessário. O grande problema disso? Você não tem muita ideia do quanto vai gastar ao final e as vezes não é uma grande promoção assim. Os descontos nem sempre são reais, são criados para tornar mais convidativa a compra.

Uma boa dica é: jamais sair de casa com o cartão de crédito se não tiver intenção de gastar. Também não use seu cartão se não tiver necessidade do item ou realmente valer a pena. Se tiver um smarthphone, faça uma busca online antes de usar seu dinheiro de plástico e veja se a promoção é real mesmo.

Você Precisa Mesmo Daquele Produto?

Para evitar tanto dívidas em cartão de crédito como em sua conta bancária, que tal avaliar a sua compra? Antes de comprar, pense se você realmente precisa daqueles itens para a sua casa ou a sua vida. Pense se ele não vai te deixar com a uma conta a mais para pagar e você realmente o vai usar, se não tem um em casa igual e se precisa mesmo gastar naquele momento. Na maior parte das vezes, o super desejo de compra vai embora.

As Vantagens de ter Cartão de Crédito

Sempre há vantagens do dinheiro de plástico e não somos loucos o suficiente para ignorar por isso. Algumas delas são:

  • Ganhar pontos de relacionamento ou milhas de viagem sempre que você usar
  • Conseguir comprar online (já que não aceitam dinheiro, apenas boleto e nem sempre é prático ir até o banco pagar)
  • Você pode ter descontos em diversos serviços por cobrança direto no seu cartão de crédito
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.