Como Começar o Ano Sem Dívidas

Um grande sonho de parte dos brasileiros é poder se livrar das dívidas e começar o ano seguinte no azul. Saiba que esse desejo pode sair do campo dos sonhos e ser levado para o campo das realizações. Para isso vamos te dar algumas dicas de como começar o ano sem dívidas, assim você já começa com o pé direito.

Dicas Para Começar o Ano Sem Dívidas

Nome Sujo

A primeira coisa que você deve fazer é descobrir se o seu nome está sujo, por mais difícil que seja acreditar muitas pessoas apenas descobrem que estão com restrição de crédito quando precisam fazer uma compra. Muitas vezes o problema começa por uma coisa boba como o esquecimento de pagar uma parcela, um cheque que acabou ficando sem fundos ou mesmo uma conta que ficou esquecida no fundo da gaveta e não foi paga. Uma pequena dívida sem pagar pode levar o seu nome para o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).

Consulta ao CPF – Nome Sujo

Para saber se o seu nome está sujo é possível fazer uma pesquisa nos serviços de proteção ao crédito ou cartórios de protestos. Existem listas diferentes como a do SCPC e a do Serasa, por exemplo. Existe a possibilidade de se cadastrar no site do Consumidor Positivo do SCPC (Boa Vista) (https://www2.boavistaservicos.com.br/consumidorpositivo/consulta-de-debito.php) para saber qual é a situação do seu CPF em segurança e sem sair de casa.

O site da Serasa (https://lojavirtual.serasaexperian.com.br/meproteja/Aceite2.aspx?prod=KSVDO) também oferece a possibilidade de consultar a situação do seu CPF sem sair de casa. Você pode aproveitar para conferir os endereços em que pode fazer essa pesquisa presencialmente. O SPC atende somente em postos físicos, saiba mais em https://www.spcbrasil.org.br/consumidor/postos-atendimento.

Nome Sujo – Como Agir

Se o seu nome está sujo é necessário começar procurando o credor, nessa pesquisa a respeito das dívidas que estão em seu nome você poderá descobrir para quem se está devendo. Com a evolução da internet alguns bancos e lojas já oferecem a opção de negociação virtual e assim é possível ter acesso a alternativas de pagamento dessa dívida.

Além disso, empresas como na Boa Vista Serviços e a Serasa oferecem nos seus sites a possibilidade de fazer negociação com os seus credores através da internet. Se esse não é o seu caso é necessário procurar diretamente o credor para tentar uma negociação e efetuar o pagamento da dívida para limpar o seu nome.

Fuja de Intermediários

Quando você está devendo e precisa efetuar o pagamento da dívida para limpar o seu nome é normal que empresas intermediárias apareçam com o objetivo de promover renegociações entre o devedor e o credor. Os especialistas alertam que isso pode aumentar significativamente o custo para o devedor. Sendo assim é melhor que a pessoa que está devendo procure o credor e faça a sua proposta de pagamento.

Sem Empréstimo de Nome

Grande parte das pessoas que estão com o nome sujo estão nessa situação pelo fato de terem emprestado o seu nome para algum amigo ou parente, saiba que o ‘empréstimo’ de nome é a terceira maior causa de inclusão na lista de mal pagadores, fica atrás somente do desemprego e do descontrole financeiro. Como a dívida está no seu nome quem terá que correr atrás para pagar é você, sendo assim nunca empreste o seu nome.

Saiba Quanto Pode Pagar

Quase todo mundo que está com o nome sujo deseja se livrar desse problema o mais rápido quanto possível e então buscar fazer uma renegociação dos valores devidos. Contudo essa renegociação não pode ser feita com bases fora da realidade, ou seja, você tem que renegociar a dívida em quantas vezes e num valor que seja possível pagar.

A metade das pessoas que renegociam suas dívidas acaba retornando para o cadastro dos inadimplentes em até 12 meses. Essa situação acontece porque essas pessoas não fecham os acordos de renegociação de dívidas dentro da sua realidade financeira e sim com quaisquer condições somente para tirar o seu nome do banco de dados dos maus pagadores.

Quanto Você Ganha e Quanto Você Gasta

Por mais curioso que pareça a maior parte das pessoas não faz a menor ideia de quanto gasta e nem de quanto ganha. Existem alguns custos que são fixos como alimentação, impostos e despesas do lar que costumam dar conta de cerca de 70% da renda mais ou menos.

Dessa forma sobra cerca de 30% para consumir e para fazer uma poupança. Quando você faz um planejamento colocando na ponta do lápis quanto você ganha e quanto você gasta poderá fazer o corte das suas despesas supérfluas e assim planejar o pagamento das suas dívidas com base na realidade. Depois de fazer o seu planejamento é necessário começar a aplicá-lo no seu dia a dia.

Reorganize a Sua Vida

Quando você faz o planejamento que mencionamos acima e percebe que as suas despesas são bem maiores do que a sua renda é necessário reorganizar a sua vida. Se está faltando dinheiro e você quer/precisa manter o seu estilo de vida deve procurar por um trabalho extra ou mesmo fazer um corte de gastos inúteis, em suma se trata de reduzir as suas despesas. Quem tem uma família para sustentar deve conversar com todos para que haja um consenso e ajuda de todas as partes.

Não Contraia Dívidas Caras

Saiba que uma pequena distração e a contração de uma dívida cara podem acabar com o seu orçamento te levando direto para o cheque especial. Cuidado também com não pagar a fatura do seu cartão de crédito ou ficar pagando apenas o mínimo. Os juros que o cartão de crédito e o cheque especial oferecem são muito elevados e podem acabar criando uma bola de neve de uma dívida impagável.

Assim que perceber que está perdendo o controle é interessante fazer a troca de uma dívida com juros elevados por uma dívida de juros menores como crédito consignado ou crédito pessoal. Faça isso antes que o seu nome acabe ficando sujo, pois depois disso tudo fica mais complicado.

Poupança Para Emergências

Assim que perceber que você e sua família evoluíram no planejamento do orçamento comece a pensar sobre a criação de uma poupança para emergências para evitar ser pego de surpresa quando aparece alguma dificuldade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.