Banco Central

O Banco Central se constitui na maior autoridade monetária de um país, é uma autarquia federal e portanto integrado ao Sistema Financeiro Nacional. Em nosso país o Banco Central do Brasil, BC ou BACEN como também é denominado, foi criado a menos de 45 anos quando recebeu competencia para gerir o sistema monetário do país, de diferentes instituições que foram: a SUMOC ou Suprerintendência da Moeda e do Crédito, o BB ou Banco do Brasil e o Tesouro Naional. Isto já diz o bastante sobre a representatividade deste banco. No dia 31 do mes de dezembro do ano de 1964 foi promulgada a lei que criava o Banco Central no Brasil que assumiu o controle monetário, papel que até então era desempenhado pelo Tesouro Nacional, pelo BB e pela SUMOC.

Banco Central

Banco Central

A Superintendência da Moeda e do Crédito foi criada no ano e 1945 e não esqueça que quando isso aonteceu já existiam objetivos bastante claros quanto as finalidades da SUMOC, que era além de deter o controle monetário do país, fazer a organização e uma preparação prévia para dar as condições para a criação do Banco Central. A SUMOC tinha como responsabilidade analizar e pesquisar o Mercado e fixar as porcentagens das reservas que eram uma obrigatoriedade de bancos comerciais e também determinar as taxas de redesconto. Os juros dos depósitos bancários também eram determinados pela Superintendência da Moeda e do Crédito que ainda se encarregava de representar o país por ocasião de reuniões com organismos internacionais. Além disso tinha sob seu controle a orientação da politica de câmbio. Também era sua tarefa supervisionar a maneira como atuavam os bancos comerciais.

Banco Central do Brasil

Banco Central do Brasil

Respeitando-se um Codigo de Ética, além das normas que a Superintendência da Moeda e do Crédito estabeleceram, o Banco do Brasil atuava como banco do governo desempenhando funções de competência de um banco desse tipo e sendo assim controlava as operações relativas ao comércio exterior, recebia depósitos compulsórios e também depósitos voluntários feitos pelos bancos comerciais. Era também o Banco do Brasil que executava as operações cambiais não só em nome do Tesouro Nacional, que era o orgão que emitia o papel moeda das cedulas de dinheiro, como das empresas públicas. Depois de ser criado o Banco Central este passou a desempenhar o papel de banco dos bancos mas o processo para o país se reordenar financeiramente se prolongou até 1988 quando a autoridade monetáia finalmente passou ao Banco Central. Hoje o BC tem enorme importancia no que se refere política econômica do Brasil e também quanto a organização financeira, tem um valor de grande relevancia uma vez que essa organização é voltada para o bom desempenho das funções econômicas.

Reserva Banco Central

Reserva Banco Central

Competências do Banco Central

É exclusividade do BC: a emissão de moeda metálica e do papel moeda, a execussão de serviços referentes ao meio circulante, receber os compulsórios que os bancos comerciais recolhem, a relização de operações de redesconto, controlar os serviços de compensação de cheques, realizar emprestimos de carater assistencial para liquidez das instituições financeiras, comprar e vender titulos públicos federais desde que isto represente instrumento para a política monetária, fiscalizar e fazer intervenções nas instituições financeira sempre que nescessário além de normatizar o setor. Ainda é de competencia do BACEN garantir o funcionamento correto do mercado de câmbio oficial através do controle ao fluxo de capital estrangeiro. Neste ano de crise mundial econômica o BC tem agido com firmeza na determinação da taxa Selic, de grande importância para toda a sociedade brasileira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.