Xamanismo

O Xamanismo

Xamanismo

Xamanismo

Muitas vezes se ouve falar em xamã ou pajé e geralmente associamos os mesmos às culturas indígenas, mas poucas pessoas conhecem os significados dos termos e o papel dos mesmos. Embora o termo xamanismo não seja adequado a todas as práticas que geralmente abrange, serve como um agrupamento genérico de práticas dentro das quais é preciso investigar, cultura a cultura, detalhadamente.

O Xamanismo é um conjunto de crenças, práticas e filosofia que envolve a ligação e comunicação com um mundo espiritual. Muitas vezes envolve ritos de alteração de consciência para se contactar o mundo espiritual e é bastante comum que algumas práticas xamânicas envolvam dança e instrumentos musicais.

O xamã e seus rituais

Funções

Funções

Um indivíduo geralmente tem de atravessar algum tipo de iniciação com ritos particulares a cada cultura, além de assumir determinadas condutas e seguir certos preceitos, antes de tornar-se um xamã. Um xamã geralmente tem as funções de: curandeiro, mediador com o mundo espiritual e mantenedor da cultura, geralmente transmitida por via oral.

O praticante do xamanismo recebe nomes e funções diferentes dependendo de sua origem, como por exemplo os Hatałii entre a tribo Navajo da América do norte, curandeiros com um treinamento rigoroso em rituais que envolvem de cristais a transes e cantos. Os rituais também mudam de nome e função de acordo com a cultura, como o opetimo (comer fumo).

Realizado entre os assurinis do Rio Tocantins, que tem como objetivo identificar, entre os jovens, aqueles que têm o potencial de se transformar em um pajé. Entre cantos e danças, fumam um grande charuto de tabaco e engolem a fumaça. Os que se sentem mal ou têm ânsia de vômitos são descartados e os que desmaiam são os escolhidos.

O xamanismo em diversas culturas

Praticantes

Praticantes

Brasil

No Brasil os praticantes são mais conhecidos pela palavra tupi “pajé”. No país encontra-se também mesclas de tais ritos com outras práticas e religiões (religiões africanas, espiritismo e catolicismo).

América do norte

Os povos nativos da América do norte possuem diversas práticas e crenças que se enquadram muitas vezes no termo abrangente xamanismo. Muitas tribos possuíam “homens-da-cura” (ou mulheres) e algumas práticas envolviam a ligação com animais de poder.

Sibéria

Considerado o berço e o local clássico do xamanismo, o próprio termo xamã se origina da palavra sāman que migrou para o russo. Diversos povo indígenas da região praticam tais ritos até hoje, embora muitos tenham desaparecido (como o xamanismo Oroqen por exemplo).

O xamanismo na atualidade

As práticas xamânicas ganharam novos praticantes com a cultura chamada “New Age” e embora a versão “popular” ou de mercado do xamanismo seja bastante distante dos ritos originais, isso serviu para que de certa forma as práticas se tornassem mais conhecidas e difundidas.

Atualmente é possível se encontrar diversas associações e grupos que seguem o xamanismo, no entanto é sempre necessário se observar criteriosamente a veracidade e a origem das práticas modernas, devido à popularização e difusão de informação de baixa qualidade.

Por Guilherme Corrêa

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.