Programas de TV Infantil

Muitos programas infantis fizeram sucesso desde a invenção da TV, pois logo no início se observou que o público mirim seria uma enorme fonte de audiência. Vejamos abaixo alguns deles:

1- Sítio do Picapau Amarelo: Talvez seja esse um dos programas infantis de maior sucesso da TV aberta brasileira, sendo totalmente baseado na obra homônima de Monteiro Lobato. A série trazia como protagonista Emília, a boneca de pano, e devido ao sucesso resistiu aos anos e obteve cinco versões diferentes para a TV:

  • A primeira deles foi lançada pela TV Tupi, tendo sua exibição ocorrido em junho de 1952 até 1962;
  • A segunda elas foi feita pela TV Cultura em dois anos depois, em 1964; já a terceira por uma outra emissora, a Band, em dezembro de 67;
  • A quarta delas já foi transmitida pela Rede Globo, e durou muitos anos, desde março de 1977 até 31 de janeiro de 1986;
  • A última delas, também pela Globo, começou em outubro de 2001 e ficou no ar dezembro de 2007.

2- Bambalalão: Esse programa infantil foi transmitido por intermédio da TV Cultura, entre os anos de 1977 a 1990. O mesmo era apresentado por Silvana Teixeira e Gigi Anhelli, sendo ambientado num cenário parecido a uma arena de circo e tinha ainda a participação de crianças do ensino fundamental e da pré-escola de escolas que eram inscritas previamente. Além de muitas outras coisas, o programa trazia a encenação de histórias infantis que sempre terminavam com a seguinte frase: entrou por uma porta e pela outra saiu e quem souber que conte outra.

3- Balão Mágico: Também foi um programa de grande sucesso durante a década de 80, sendo apresentado pelos integrantes do grupo Turma do Balão Mágico, sendo que no início contou com a formação de Fofão, interpretado por Orival Pessini, Simony, e Cascatinha, acompanhados de Tob, Mike, Jairzinho, Marcinho, Luciana, e Ricardinho. Essa turma emplacou diversos sucessos musicais, sendo que os mais grandiosos foram: Ursinho Pimpão, Superfantástico e Amigos do Peito.

4- Os Trapalhões: Todos se recordam das trapalhadas feitas pelos Trapalhões, que contava com um elenco repleto de grandes humoristas, como Renato Aragão que interpretava o Didi Mocó, Mussum, Dedé Santana e Zacarias, que estreou na Globo em 1977. Com exibição feita sempre aos domingos, o humorístico trazia diversas esquetes nas quais os quatro contracenavam. Esse programa humorístico foi aquele que teve o maior tempo de duração na televisão brasileira, ficando por 30 anos no ar.

5- TV Colosso: Esse programa é mais recente, tendo seu inicio em abril de 1993, na Rede Globo, perdurando até janeiro de 1997, e usava bonecos de cães como personagens, fazendo a simulação de uma equipe de emissora de TV, indo do Office-boy até ao presidente. A grande estrela do programa infantil era Priscilla, a sheep dog. O buldog Borges era o diretor das imagens e ainda ficava controlando toda a programação, fazendo a chamada dos desenhos animados que eram parte integrante do programa.

6- Bom Dia & Cia: Esse programa infantil estreou no mesmo ano em que a TV Colosso, 1993, mas através do SBT, sendo comandado por Eliana. Seu assistente de palco era um computador chamado Flitz. No início o programa tinha como cenário principal o interior de uma casa, e possuía uma formação mais voltada para a educação. Depois de um ano, aumentou-se o cenário, e a apresentadora contou com a ajuda do boneco Melocotom. Em 1997 o programa teve uma alteração no nome, chamando-se Eliana & Cia, permanecendo no até meados de 1998.

7- Cocoricó: Essa série infantil que ainda é exibida e produzida pela TV Rá-tim-bum e TV Cultura, traz a história de Júlio, um garotinho de apenas 08 anos que sai da cidade grande para passar as férias na Fazenda Cocoricó, de seus avós, situada em Cocoricolândia. Quando chega ao lugar, Júlio logo se apaixona pela natureza e pelos animais que até então não conhecia. Todos os personagens são bonecos animados, que cantam e dançam, fazendo a alegria da criançada.

Os Programas de TV e a Educação Infantil

Entendemos bem que as crianças necessitam de cuidados especiais, experiências enriquecedoras e atenção durante as fases de desenvolvimento corporal e cognitivo. Os adultos possuem uma importância enorme na forma como os pequeninos encaram a vida e, claro, a televisão passou a desempenhar uma grande responsabilidade nisso tudo.

Sem querer ou até mesmo intencionalmente, a Televisão acabou se tornando uma espécie de babá para as crianças. Seja pela falta de tempo dos pais em dedicar cuidados à educação dos filhos, ou mesmo em razão de a TV acabar se tornando o centro de atenção familiar.

O que muitos não percebem é que a TV pode possuir outras formas mais úteis de auxiliar no desenvolvimento infantil, que não seja apenas o entretenimento. Quando utilizada com cuidado e responsabilidade, pode sim contribuir de forma positiva para que a criança se desenvolva adequadamente. Tudo o que as crianças recebem por meio da televisão varia de acordo com o tipo de estímulo que recebem.

A televisão chega a cada criança de forma diversa. Além do mais, as crianças reagirão de forma diferente aos programas de TV infantil a qual têm acesso, conforme o estágio de vida de cada uma delas. Os efeitos benéficos ou não dependem de vários fatores e, especialmente, da forma que os mesmos são montados. Os efeitos benéficos da televisão na educação e preparação infantil podem ser separados em três partes:

  • Afetivo
  • Cognitivo
  • Físico

1-Cognitivo

Os efeitos positivos ligados ao desenvolvimento cognitivo podem ser vistos como aqueles que os responsáveis associam como sendo uma forma preparatória para a vida escolar, como reconhecer as letras do alfabeto, aprender a contar, reconhecer as diferentes formas geométricas presentes no cotidiano e muito mais.

2-Afetivo

Para o desenvolvimento afetivo, os programas infantis melhores são aqueles que apresentam às crianças as diversas formas de sentimentos que podemos ter diante das mais diversas situações, especialmente aqueles relacionados à convivência social.

3-Físico

Para a parte física os programas mais adequados são aqueles que envolvem noções de atividades físicas, saúde, alimentação adequada aos pequeninos, noções corretas de postura, higiene e que procuram promover o desenvolvimento motor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
TV

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.