Curiosidades Sobre Breaking Bad

A série Breaking Bad entrou para o Guinnes como a série melhor avaliada da história da teledramaturgia, noticia essa a qual circulou por todos os sites da internet, incluindo os grandes portais de comunicação. Ou seja, se você não assistiu ainda a nenhum episodio da notável série norte americana que trata da história de um professor de química super qualificado o qual se vê diante de um câncer em estado terminal, resolve então ganhar dinheiro produzindo metanfetamina e, consequentemente, acabar virando um traficante de drogas, aí está uma intrigante razão para assistir já a todos os episódios produzidos.

A razão pela qual a série Breaking Bad foir para no Guinnes Book segue várias premissas de criticas virtuais acerca do universo de séries e de filmes, resultando em um indicador conhecido por Metacritic, no qual a série atingiu noventa e nove por cento de aprovação e, devido a essa razão, foi selecionada para estar no Guinnes Book da edição a ser veiculada no ano de 2014. Confira quais a curiosidades mais interessantes sobre essa série e que somente os fãs aficionados sabem:

Uma notícia a qual tem sido muito divulgado por blogueiros e jornalistas especializados em filmes e séries é a utilização de uma técnica narrativa deniminada de Chekhov’s Gun, a qual se deve ao fato de haver elementos aparentemente sem importância na narrativa os quais serão retomados posteriormente e o real motivo por terem aparecido é então revelado. Essa técnica provoca no espectador o sentimento da surpresa e de certo modo uma admiração pelo modo como a história é conduzida. Outro ponto interessante é que essa técnica é possível de ser identificada em nossa realidade, pois quem nunca ganhou, achou ou comprou alguma coisa que parecia não ter função alguma, mas com o decorrer dos acontecimentos se mostrou útil para um determinado episódio da sua vida?

Outro interessantíssimo fato exibido em Breaking Bad é o significativo valor dos personagens coadjuvantes, que são aqueles os quais não tomam toda a atenção da trama porém estão a todo momento por perto do protagonista a fim de ajudá-lo ou, também, atrapalhá-lo, de acordo com o passar de cada episódio. Quanto mais intensos e mais complexos forem as personagens coadjuvantes de uma trama, mais recursos terá o autor para colocar na narrativa caso decida que o protagonista necessite de alguma ajuda a mais para chegar a determinado ponto da história e voltar a ser o destaque único da série.

Para finalizar, ainda em se tratando da motivação que gera o destaque e os acontecimentos na história do protagonista, outro fato interessante de Breaking Bad é o uso de uma técnica de escrita do roteiro também utilizada em Syd. Qualquer que seja o fato passado na trama acontece somente em função de duas razoes: ou se pretende apresentar a personagem ou se quer gerar uma ação. As narrativas, especialmente as narrativas visuais, como por exemplo o roteiro de um filme ou de uma séria, não devem conter nenhum acontecimento que não tenha importância futuramente. Em outras palavras, qualquer que seja a cena, ela deve apresentar algum aspecto da personalidade ou fato pelo qual levou o protagonista a tomar determinada atitude em algum episódio, levando a terminar uma episodio com um gancho para que tal fato se explique em um próximo episodio e assim por diante.

Assim como em novelas, em filmes e em comerciais, qualquer mensagem tem a função de causar um certo sentimento no espectador, sentimento esse que é previamente imaginado pelo roteirista e por toda a equipe responsável pela gravação da determinada história. Enfim, nada daquilo que vemos é veiculado sem ter uma razão especifica e muito bem pensada para ter sido feita e dita de tal modo e veiculada em tal momento.

A série Breaking Bad foi findada no décimo sexto episodio da quinta e última temporada produzida. Está aí outro diferencial dessa série, ela foi pensada e produzida para desenrolar toda a trama em cinco temporadas. Ou seja, não foi se avaliando o sucesso da trama para então produzir uma ou outra temporada a mais. Fato esse que é feito na maioria da séries, incluído as bem sucedidas, como por exemplo a fantástica e intrigante série Lost, e ainda outras mal sucedidas séries.

Breaking Bad ganhou a atenção de milhares de espectadores por ter sido entrelaçada por detalhes. Conheça alguns dos mais marcantes detalhes os quais fizeram dessa série um sucesso digno de ser eternizado no Guinnes Book:

Quanto às personagens de Breaking Bad, a complexa construção dos mesmos para a série é um mérito o qual tem se entende já a partir da seleção e da preparação dos atores. Bryan Cranston, o qual interpreta o protagonista Walter White, fez uma verdadeira imersão no mundo da química através de um professor de química de verdade antes de atuar nas gravações. Outra interessante curiosidade é que o filho do protagonista Walter, denominado de Walter Junior, é interpretado por um ator o qual também sofre de paralisia cerebral. O aprofundamento da personagem feita por Aaron Paul para interpretar Jesse Pinkman em Breaking Bad também foi intenso, a fim de retratar o vício da personagem com a maior verossimilhança possível.

Quanto ao roteiro, a série de Vince Gilligan é ainda um ótimo exemplo para outros roteiristas. O próprio autor conta ter pensado nessa série após um de seus amigos, que também é roteirista, falar que se eles não tivessem a capacidade de vender um filme para Hollywood, iriam comprar uma van e fabricar metanfetamina em pleno deserto. Fato é que a atitude tão drástica não precisou ser tomada pelos roteiristas, entretanto a adaptação  produzida por eles foi de enorme sucesso. O cuidado com a série foi tamanho, que pra se ter uma idéia cada palavra falada pelas personagens, inclusive as gírias e palavrões, são escritas pelo roteirista.

Claro que tamanha produção e cuidado teve um custo e dos mais caros. Especula-se que cada um dos episódios de Breaking Bad custou em torno de três milhões de dólares.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
TV

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.