Chiquinha do Chaves

Chiquinha é uma das personagens mais marcantes do seriado “El Chavo Del Ocho”, conhecido apenas como “Chaves” no Brasil. Ela é interpretada pela atriz mexicana María Antonieta de las Nieves. Trata-se de uma menina alegre e divertida, mas com momentos de birra, que é a melhor amiga de Chaves e Quico. Os três estão sempre juntos aprontando pela vila.

História da Personagem Chiquinha

Quando Chiquinha nasceu, sua morreu no parto, por isso, ela foi criada por seu pai, Seu Madruga, e sua avó, Dona Neves. No México, a personagem se chama Chilindrina, que é o nome de um pão tradicional do país que é salpicado com açúcar. Na história, Seu Madruga dá este nome a ela por causa de suas sardas, ele diz que ela se parece com este pão. No Brasil, como o nome não faria muito sentido, resolveram alterar para Chiquinha nas dublagens.

Desde que nasceu, Chiquinha mora na casa número 72 na vila do Senhor Barriga. Ela cresceu com Quico e quando tinha quatro anos de idade conheceu Chaves, que se tornou seu amigo mais próximo, companheiro de brincadeira, e, também, o seu amor não correspondido.

Personalidade da Personagem Chiquinha

Chiquinha é uma menina simpática, carismática e alegre de 8 anos de idade. É mandona, manipuladora e engana seus amigos. Podemos dizer que ela é a mais inteligente do grupo. É profundamente apaixonado por Chaves, tanto é que morre de ciúmes de Patty, uma vizinha nova que aparece em alguns episódios.

É uma menina que tem uma grande proximidade com seu pai, já que foi criada apenas por ele. Não se dá bem com Dona Florinda por causa dos tapas que ela dá no Seu Madruga, e, por isso, não perde a oportunidade de xingá-la de velha.

Uma das marcas registradas de Chiquinha é o seu choro. Ela emite uns gritos ardidos enquanto faz movimentos engraçados com os braços. Ainda falando de características marcantes da personagem, não podemos esquecer o figurino, que passou por algumas alterações com o decorrer dos anos. Veja:

  • No início da série, em 1972, usava um vestido branco mais justo ao corpo.
  • Em meados de 1973, mudou para um vestido bege com listras cor de rosa.
  • No final de 1975, passou a usar um vestido verde com um bolso do lado esquerdo com bolinhas pretas.
  • Em meados de 1976, o vestido passou a ser acompanhado de um casaco de lã verde, vestido de forma que fica torcido nas costas.
  • Em 1977, trocou o casaco verde por um vermelho, que é o figurino mais icônico da personagem.
  • No final de 1977 até 1979, o vestido verde foi modificado, ele ganhou uma gola que combinava com seu bolso.
  • Em grandes eventos, como, por exemplo, A Festa da Boa Vizinhança, ela usava um vestido vermelho com mangas compridas.
  • Em Acapulco ela usou um maiô vermelho.

Apesar de tantas mudanças de figurino, alguns acessórios foram mantidos.

  • Os sapatos brancos para ir para a escola foram usados na maior parte dos episódios, mas às vezes ela ia para as aulas com sapatos preto com meias brancas.
  • As duas Maria-Chiquinhas irregulares e os grandes óculos pretos.

Ausência de Chiquinha da Série

Em 1974, María Antonieta de las Nieves deixou o elenco de “Chaves” e ficou ausente por um ano e meio por causa do nascimento de sua filha e para aproveitar uma oportunidade de estrelar o seu próprio programa na TV Azteca, um popular canal do México, chamado “Pampa Pipiltzin”.

Durante este período de ausência apareceram novos personagens: Nhonho, Popis, Malú e Godinez. Para justificar a sua ausência, o personagem Seu Madruga disse que Chiquinha foi morar com as tias e depois voltou para a vila.

Imagem de Amostra do You Tube

Participação da Personagem Chiquinha em Outros Trabalhos

Durante 23 anos, María Antonieta de las Nieves viajou com seu show chamado “O Circo da Chilindrina” por todo o México, além das Américas Central e do Sul, Estados Unidos e também Espanha.

Além dos shows, ela gravou discos e participou da telenovela “Sueños y Caramelos”, em português Sonhos e Caramelos, que é propriedade da Televisa.

Curiosidades Sobre a Personagem Chiquinha

  • Os grandes fãs da série assistiram a todos os episódios e sabem praticamente tudo sobre a história. Porém, existem alguns detalhes que podem ter passado despercebidos. Confira algumas curiosidades que envolvem a personagem Chiquinha.
  • Os sapatos usados por Chaves foram dados a ele pela Chiquinha. Eles pertenciam ao Seu Madruga, mas a menina resolveu doá-los para Chaves assim que ele chegou na vila pela primeira vez, descalço.
  • O marido de Maria Antonieta de las Nieves, Gabriel Fernandez, apareceu como figurante em várias cenas do seriado.
  • A mãe de Maria Antonieta de las Nieves era a responsável pelos figurinos da personagem Chiquinha, era ela quem criava e costurava as roupas.
  • Em todos os episódios, Chiquinha aparece usando grandes óculos, mas o curioso é que se trata apenas de uma armação, sem as lentes.

Disputa Judicial Com Bolaños

Imagem de Amostra do You Tube

Em 2002, foi iniciada uma disputa judicial entre Maria Antonieta de las Nieves e Roberto Gómez Bolanõs, o Chaves. O motivo era o uso da personagem, já que, mesmo após o fim da série, Maria Antonieta continuou se apresentando como Chiquinha.

Bolanõs afirmava que ele era o criador da série e de todos os personagens e, por isso, queria proibir que a atriz continuasse se apresentando dessa forma. Por outro lado, Maria Antonieta alegava que foi ela quem criou tudo o que se referia à Chiquinha, desde os bordões, trejeitos, figurinos, etc.

Por causa desta briga, a personagem Chiquinha não aparece na versão animada do seriado. Em seu site oficial, a atriz deixou claro que cederia a personagem para que fosse incluída no desenho animado e que foi Bolanõs que se recusou a aceitar.

Em 2014, Bolanõs faleceu brigado com Maria Antonieta. Depois de algum tempo, ela deu uma entrevista polêmica em que disse que Florinda Meza, que interpretava a Dona Florinda e era casada com Bolaños, chegou a traí-lo com o ator que fazia o Quico. Isso mostra que a briga continua mesmo depois da morte do ator.


Categoria(s) do artigo:
TV

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • chiquinha vc estar muito verinha

    matheus 27 de agosto de 2011 21:41
  • CHIQUINHA EU TE ADORO MUITO, QUANDO VC ESTEVE NO RATINHO, EU ME EMOCIENEI EU SOU SUA FÃ BEIJO TCHAU

    CRISLAINE 16 de outubro de 2011 12:11
  • UM DIA EU VOU AINDA NO MEXICO SÓ PRA CONHECER ESSA TURMA Q AMO DMAIS.

    Fernanda 23 de novembro de 2011 8:48
  • eu te adoro chiquinha sou igual a vc bjão

    leticia 4 de maio de 2012 14:13
  • eu adoro a chiquinha eu sou a fan dela.

    karoline 16 de agosto de 2012 20:45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *