Tudo Sobre o Telégrafo

Telégrafo significa transmissão de longa distância de mensagens sem a troca física de objeto com a mensagem. Requer método utilizado para codificar a mensagem conhecida ao remetente e receptor. Tais métodos são concebidos de acordo com os limites da sinalização. O uso de sinais de fumaça, faróis, luz refletida e sinais de semáforo bandeira são os primeiros exemplos.

No século XIX, o aproveitamento da energia elétrica trouxe os meios de transmissão de sinais via telégrafo elétrico. O advento do rádio no início de 1900 trouxe radiotelegrafia e outras formas de telegrafia sem fio. A internet telegráfica evoluiu em termos de sofisticação e facilidade de uso, com interfaces de linguagem natural que escondem o código subjacente, permitindo tecnologias como o correio eletrônico e mensagens instantâneas.

História do Telégrafo

Telégrafos existem na Europa a partir de 1792, na forma de linhas de semáforo, ou telégrafos óticos, que enviaram mensagens para o observador distante, através da linha de sinais. Em 1837, o artista americano que virou inventor, Samuel FB Morse, realizou a primeira experiência bem sucedida com gravação elétrica do telégrafo.

Morse argumentou que o termo telégrafo poderia ser aplicado apenas em sistemas que transmitem e gravam mensagens à distância. Isto é para ser distinguido do semáforo, que se limita a transmitir mensagens. Sinais de fumaça, por exemplo, devem ser considerados semáforos. De acordo com Morse, o primeiro telégrafo elétrico foi inventado por Schilling, em 1832.

Mensagem telegráfica enviada por operador de telégrafo elétrico ou telegrafista usando o código Morse era conhecida como telegrama. O cabograma era mensagem enviada por um submarino cabo telegráfico, muitas vezes abreviado para cabos ou fios. Mais tarde, o Telex foi uma mensagem enviada por rede comutada de teleimpressores, semelhantes às telefónicas.

Antes de serviços de telefonia de longa distância eram facilmente disponíveis ou a preços acessíveis, serviços de telegramas eram muito populares e a única maneira de transmitir informações rápidas em distâncias longas. Telegramas eram usados com frequência para confirmar transações comerciais, comumente usadas para criar ligação de documentos legais para transações comerciais.

Telegrama de diplomacia também conhecido como um cabo diplomático representa termo dado à comunicação de maneira confidencial entre uma missão diplomática e o Ministério das Relações Exteriores. Estes continuam a seres chamados de telegramas ou cabos, independente do método usada para a transmissão.

Telégrafo Ótico

Os primeiros telégrafos na forma de telégrafo óptico incluíram o uso de sinais de fumaça, sinalizadores ou luz refletida, que já existiam desde os tempos antigos. Não se pode esquecer a rede de semáforos inventada por Claude Chappe, operada na França a partir de 1792. Ele ajudou a Napoleão o suficiente para ser imitado na Europa e os EUA na Guerra Peninsular (1807-1814), vários telégrafos semelhantes haviam sido utilizados nas Linhas de Torres, pelo exército anglo-Português. O sistema prussiano foi posto em prática em 1830. O link do semáforo cessou a operação comercial na Suécia, em 1880.

Semáforos foram capazes de transmitir informações de forma mais precisa do que fumaça e sinalizadores, além de serem consumidos sem combustível. Mensagens podem ser enviadas em velocidade maior do que os pilotos poderiam servir regiões inteiras. Eles precisavam de operadores e torres a cada 30 quilômetros (20 milhas), podendo acomodar apenas duas palavras por minuto. Isso foi útil para governos, mas caro para a maioria dos usos comerciais. Telégrafos elétricos reduziram o custo de envio de mensagem em comparação com semáforos, podia ser utilizado sem parar por 24 horas ao dia, independente das condições temporais ou luz do dia. Locais elevados onde telégrafos óticos foram colocados para o máximo de visibilidade foram renomeados para Telegraph Hill

Telégrafos Elétricos

Experiência muito cedo na telegrafia elétrica foi o telégrafo eletroquímico criado pelo alemão médico, anatomista e inventor Samuel Thomas Von Sömmering, em 1809, baseado em projeto anterior, menos robusto, de 1804, elaborado por espanhol-catalão polímata e cientista Francisco Salva Campillo.

Ambos os projetos empregaram múltiplos fios a fim de representar as letras latinas e algarismos. Assim, as mensagens podem ser transmitidas eletricamente até alguns quilómetros, com cada um dos fios do receptor de telégrafo imerso em tubo de vidro separado de ácido. Como corrente elétrica foi aplicada pelo remetente representando cada dígito da mensagem, que seria no fim do destinatário eletrolisado com ácido no tubo correspondente, libertando corrente de bolhas de hidrogénio próximo à carta associada ou numeral. O operador receptor de telégrafo observou de forma visual as bolhas e poderia gravar a mensagem transmitida, embora em nível baixo de transmissão da taxa.

Carl Friedrich Gauss e Wilhelm Weber construíram e usaram pela primeira vez para regular comunicação do telégrafo eletromagnético no ano de 1833, em Göttingen, no Observatório do Instituto de Física, cobrindo distância de cerca de 1 km. A configuração composta de bobina pode ser movida para cima e para baixo sobre a extremidade de duas barras de aço magnético. A corrente de indução resultante foi transmitida através de dois fios para o receptor.

O sentido pode ser invertido por comutar os dois fios do comutador especial. Portanto, Gauss e Weber escolheram codificar o alfabeto em código binário, usando a corrente positiva e negativa como os dois estados. Uma réplica encomendada por Weber para a Feira Mundial de 1873 com base nos próprios projetos originais está em exposição vitalícia na coleção de instrumentos históricos no Departamento de Física da Universidade de Göttingen.

Em 1836, o cientista americano, Dr. David Alter, inventou o primeiro conhecido telégrafo elétrico americano telégrafo, em Elderton, Pensilvânia, um ano antes dos telégrafos Morse. O primeiro comercial elétrico foi desenvolvido por Sir William Fothergill Cooke e Charles Wheatstone, entrou em uso na Great Western Railway, Grã-Bretanha. Ele correu para 13 milhas (21 km) da estação de Paddington, de West Drayton – entrou em operação em 09 de Julho de 1839. Foi patenteado no Reino Unido, em 1837, foi demonstrado com sucesso por Cooke e Wheatstone, entre Euston e Camden Town, na capital Londres.

Telégrafo Morse

Telégrafo elétrico foi desenvolvido de forma independente e patenteado nos Estados Unidos, em 1837 por Samuel Morse. Seu assistente, Alfred Vail, desenvolveu o código de sinalização alfabética. O primeiro telegrama nos Estados Unidos foi enviado por Morse, em 11 de janeiro de 1838, através de duas milhas (3 km) de fio perto de Morristown, New Jersey.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.