Técnicas de Estudo: Quais São as Melhores?

Na hora de se preparar para uma prova importante é bem comum que tenhamos dúvidas a respeito de qual é a melhor forma de assimilar o conteúdo necessário. Existem diferentes técnicas de estudo que podem ajudar você a estar mais preparado para responder as questões da prova, porém, algumas técnicas se mostram mais efetivas do que outras para quem precisa memorizar uma grande quantidade de informações. A seguir você pode conferir uma descrição a respeito de algumas técnicas de estudo mais utilizadas pelos estudantes e qual é a real efetividade de cada uma delas. Lembramos que algumas pessoas se dão melhor com algumas técnicas que nem sempre são as mais utilizadas por todos.

Técnicas Com Baixos Resultados

Grifo

Se você está no time dos que não dão descanso para o grifador amarelo saiba que essa não é uma das melhores técnicas de estudo. Perceba que grifar partes do texto não é muito trabalhoso e por isso mesmo não é efetivo na memorização dos conteúdos. Quando você grifa o texto o seu cérebro não está organizando, conectando ou criando nenhum tipo de conhecimento logo não ajuda muito. Porém, claro que combinar a técnica do gripo com outras como a releitura, por exemplo, pode ajudar bastante.

Grifo

Grifo

Releitura

Apenas reler o conteúdo não é uma forma muito efetiva de apreender as informações necessárias. Porém, quando você realiza essa releitura com um foco específico nas informações mais importantes (com associação ao grifo) pode ser uma forma efetiva de estudo. A dica de ouro é reler imediatamente depois que você leu, faça isso por várias vezes para “decorar”.

Mnemônicos

Um mnemônico é algo que está relacionado a memória e que tem como função ajudar a desenvolver ou facilitar a memorização de algo. Trata-se de algo que torna mais fácil lembrar ou memorizar um determinado conteúdo. Nos cursinhos prevestibulares é bem comum que haja uma sigla ou música para lembrar fórmulas da física ou os reinos da biologia, tipos de mnemônicos. Em geral esse tipo de forma de memorização só é realmente efetiva quando as palavras-chave em questão são importantes e também quando são fáceis de lembrar. A dica para utilizar bem os mnemônicos é apostar neles nos conteúdos que são de fácil relação com palavras-chave não adianta força a barra.

Mnemônicos

Mnemônicos

Resumos

Muitos estudantes utilizam os resumos para ajudar a repassar a matéria, porém, estudos científicos demonstraram que fazer resumos só ajuda mesmo antes de provas escritas. Para as provas objetivas a utilidade dos resumos não costuma ser muito grande. Porém, essa é uma das técnicas que se mostra bastante útil para muitos estudantes então se funciona bem para você não tem porque mudar. Tudo depende da habilidade da pessoa produzir um bom resumo.

Técnicas Com Resultados Moderados

Interrogação Elaborativa

Uma técnica bem interessante de estudo, principalmente de história, é a interrogação elaborativa. Trata-se de uma técnica que procura explicações que justifiquem por que fatos apresentados num texto são verdadeiros. A concentração do estudante está em perguntas como “Por Quê?” ao invés de simplesmente “O Que?”. Pode ser muito mais efetivo se perguntar o porquê de determinado fato histórico buscando uma justificativa num acontecimento anterior do que simplesmente decorar um mnemônico que não faz nenhum sentido para você. Esse tipo de estudo exige um esforço maior do cérebro o que faz com que o estudante compreenda o que está estudando muito mais do que simplesmente esteja decorando. Quem está se preparando para um concurso público deve apostar na técnica da interrogação elaborativa que se mostra como uma ajuda e tanto na hora de responder a questões discursivas ou mesmo fazer uma redação.

Interrogação Elaborativa

Interrogação Elaborativa

A Auto-Explicação

Quando o objeto do estudo consiste em assuntos mais abstratos é interessante utilizar a técnica conhecida como auto-explicação. Trata-se de você ler o conteúdo explicando a si mesmo com as suas próprias palavras. Essa técnica é mais efetiva quando utilizada durante o aprendizado e não somente depois do estudo.

A Auto-Explicação

A Auto-Explicação

Estudo Intercalado

Uma forma de tornar o estudo mais eficiente na apreensão de conteúdos diferentes é estudá-los de forma intercalada, ou seja, estudar diferentes disciplinas de forma mais aleatória. Uma forma interessante de garantir uma aprendizagem de qualidade é intercalando movimentos físicos e tarefas cognitivas como as ciências exatas, por exemplo. O benefício mais interessante do estudo intercalado é conseguir se manter estudando por mais tempo.

Técnicas Com Resultados Altos

Teste Prático

Uma das formas mais efetivas de estudar e se sentir preparado é realizando testes práticos. Algumas pesquisas científicas apontam que essa técnica de realizar testes práticos pode ser até duas vezes mais eficaz que as demais apresentadas até agora. Para quem está se preparando para concursos públicos ou vestibulares a dica é fazer exercícios de provas anteriores. Tente resolver questões variadas para estar preparado para tudo o que possa vir pela frente numa prova. Vale destacar ainda que para estar bem preparado é importante contar com questões específicas do tipo de teste que você terá pela frente. Para conferir algumas questões de concursos acesse http://www.questoesdeconcursos.com.br/home/public.

Teste Prático

Teste Prático

Prática Distribuída

A técnica que é chamada de prática distribuída consiste em fazer uma distribuição do estudo ao longo do tempo, ou seja, não deixar para estudar tudo de uma vez só. Uma forma de se preparar para uma prova é estudar um pouco a cada dia. Algumas pesquisas demonstram que o tempo ótimo de distribuição das sessões de estudo é de 10% a 20% do período que o conteúdo precisa ser lembrado. Dessa forma quem deseja lembrar de algo por cinco anos, por exemplo, deve fazer uma espaçamento de aprendizado a cada seis meses. Para lembrar de algo por uma semana você precisa estudar uma vez por dia. Também podemos descrever essa técnica de estudo como uma distribuição do estudo em períodos pequenos ao longo do dia com períodos de descanso.

Escolhendo a Sua Técnica

Embora tenhamos dado as dicas enfatizando algumas técnicas tem uma maior ou menos efetividade é importante que você escolha uma técnica de estudo com a qual se sinta a vontade. Quando não temos concentração no estudo fica difícil memorizar qualquer coisa então busque uma forma de estudar que realmente seja positiva para você e lhe dê bons resultados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.