Tatuagem em Realidade Aumentada

Fazendo um simples desenho ganhar vida no seu corpo!

Para quem já acha um desenho corporal coisa de outra mundo, se prepare: agora, os desenhos poderão inclusive ter profundidade e podem até se mover!
A novidade foi criada pelo estúdio ThinkAnApp, estúdio argentino de Buenos Aires, e promete se tornar moda.
Para atingir o efeito, o tatuador faz um desenho simples na pele do cliente. Este desenho, visto a olho nu, aparenta ser apenas um desenho comum. Para visualizar o desenho dinâmico, é necessário usar uma webcan com um software especial, criado pelo estúdio.

Estudio

É que na realidade, o desenho não tem nada de comum: é um código de barras que, quando lido pela camêra especial, revela a imagem escondida, como se fosse um código de barras QRCode.
O QRCode é um código de barras bidimensional, e foi criado pela empresa japonesa Denso-Wave, em 1994. A novidade do QRCode é que ele pode armazenar uma grande quantidade de informações e é lido por softwares específicos, ao contrário do código de barras comum, que só pode represetnar uma quantidade bem limitada de informação. o QRCode pode revelar imagens e até textos inteiros quando lidos, e se tornou uma sensação quando o software especializado em interpretá-lo começou a ser colocado em alguns modelos de celular, possibilitando que várias empresas utilizassem a tecnologia para fazer propaganda de seus produtos.

Codigo

O software que “lê” a tatuagem em realidade aumentada foi criado pelo próprio estúdio, e seu diferencial é que consegue reconhecer o código de barras mesmo em superfícies curvas, como um braço, perna, ou qualquer outro local. Isto possibilita a leitura do código no corpo humano (com textura e superfície bem diferente das que eram utilizadas tradicionalmente, como paredes e folhas de papel), possibilitando a criação de tatuagens completamente diferentes das que conhecemos.
O conceito criado pela empresa argentina utiliza a Realidade Aumentada, que é a interação entre o ambiente real e o virtual. Para conseguir a Realidade Aumentada, é necessário basicamente a projeção de imagens 3D em algum elemento físico real.
Essa tecnologia já vinha sendo utilizada inclusive em marketing, substituindo os tradicionais panfletos e Outdoors por códigos de barras que, quando vistos de um celular ou webcam conectados a algum software específico de leitura, revelavam imagens e textos sobre a empresa ou produto.

Propaganda

No entanto, as possibilidades abertas pelo estúdio argentino vão bem além da simples propaganda: eles criaram uma revolução no modo como interagimos com a tecnologia, pois com esta tatuagem nos tornamos integrantes do mundo virtual, fazemos parte da realidade aumentada como componentes principais, e não apenas como expectadores.
As aplicações podem ser muito variadas, desde o marketing até puramente estética mesmo, pois quem gosta de arte corporal provavelmente vai se encantar com a possibilidade de dar vida para as próprias tatuagens.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.