Simbolos da Páscoa

E bastante grande o número de símbolos da Páscoa e todos tem um significado de acordo com a Cultura Religiosa dos povos que comemoram a Páscoa cujo nome tem origem na palavra hebraica “pessach” que quer dizer passagem e para os hebreus tem especial importância, pois que significa o término da escravidão e o começo da libertação do povo judeu. Por sua vez para o povo cristão essa comemoração significa a  ressurreição de Jesus Cristo. Ou seja, a sua passagem da morte para a vida e por isso não se comemora uma Festa de Páscoa devidamente se não for com alegria, numa Atmosfera Mágica, pois temos de festejar a passagem de Jesus entre nós.

História

História

Um dos símbolos da Páscoa de maior significado são os ovos de Páscoa, pois além de ser o que as crianças aguardam com mais ansiedade ainda nos trás uma bela Mensagem de Vida, de começo. Antigamente os povos quando queriam enviar Mensagem de Amigos, desejando o bem a alguém, o faziam presenteando com ovos. Já a tradição dos coelhos como Símbolos da Páscoa vieram para as Américas trazidas pelos imigrantes alemães. Conta-se que uma família pobre resolveu dar ovos pintados como presente de Páscoa aos filhos e os escondeu para que numa Brincadeiras de Crianças estes os procurassem e aí diz a lenda que quando as crianças encontraram os ovos um enorme coelho passou correndo perto deles e então passaram a dizer que o coelho havia colocado os ovos, história que permanece ainda nos dias de hoje.

Ovos

Ovos

No Egito, entretanto o coelho é símbolo de vida, de nascimento enquanto entre outros povos ele simboliza a fertilidade na medida em que se reproduz muito dando grandes ninhadas em espaços de tempo muito curtos. Sendo o coelho símbolo da Páscoa não é de admirar que ele esteja presente em todas as comemorações seja como ornamentação ou então como Presentes Especiais feitos de chocolate, pois que existem Receitas Mágicas para a fabricação de ovos e coelhos de chocolate.

Simbolos da Páscoa

Simbolos da Páscoa

Além destes Não Esqueça o mais antigo dos símbolos da Páscoa que é o cordeiro e que representa a aliança que Deus faz com o povo judeu. De acordo com o Antigo Testamento na celebração de Páscoa deveria ter pães sem o fermento e um cordeiro deveria ser sacrificado. Temos também o pão e o vinho que na Santa Ceia reapresentam muito mais que um símbolo na medida em que significa a verdadeira presença de Cristo junto com seu povo para perdoá-los e salvá-los. Nos dias atuais comemoramos a Páscoa lembrando a vida, morte e ressurreição de Cristo, que fez tudo por nós para que pudéssemos vencer a morte e viver para sempre a seu lado. Ainda temos outros símbolos de Páscoa como o círio, a colomba pascal e o girassol, porém nestes falaremos em outra ocasião.

Pessoal, a pedidos da leitora Deusiana (fica meu muito obrigado por participar), vou acrescentar aqui outros símbolos da páscoa. Alguns deles não são muito comuns e alguns bem comuns em outros países. Espero que gostem…

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.