Segurança Eletrônica

Violência nas Metrópoles

Segurança Eletrônica

Segurança Eletrônica

Nas grandes metrópoles brasileiras onde a violência, infelizmente, cresce em número cada vez mais alarmante, foi necessário a criação de instrumentos eletrônicos de segurança que protegessem os cidadãos contra as agressividades de criminosos.

Dentre esses aparatos, os que são mais usados atualmente pela sua efeciência e praticidade é a biometria, que é definida como o estudo dos aspectos físicos dos indivíduos que proporcionam sua identificação; e também o monitoramento â distância, que permite que a pessoa consiga ver o que se passa dentro de sua residência, mesmo não estando dentro dela, graças a diversas invenções eletrônicas que cada vez mais impulsionam esse setor.

Facilidades Eletrônicas

Câmeras

Câmeras

O setor de segurança no nosso país vem se desenvolvendo ultimamente, de forma bastante satisfatória, e alguns produtos eletrônicos, já podem ser encontrados, como por exemplo, chave digital acoplada ao painel do veículo;

Ou no ambiente empresarial, ao invés dos antigos crachás, usados para identificação do funcionário, há o registro por câmeras, que proporcionam sua entrada na companhia,através do sensor existente no aparelho que compara seu rosto aos dos outros cadastrados no sistema, identificando-os; como também já há a possibilidade do atendimento da campanhia da residência da pessoa através de seu celular.

Usos da Biometria na Segurança

Imagem

Imagem

A biometria, que identiifca as características físicas pessoais, além de ser utilizada, para controle de entrada nas grandes empresas, também e principalmente, é usada para identificar criminosos, fator de vital importância devido ao índice de violência presente nas grandes cidades.

A tendência desse sistema , pela sua praticidade e eficácia, é ser utilizado cada vez mais pelos indivíduos, pois segundo a presidente de Sistemas Eletrônicos de Segurança, com o aumento dos pedidos, os custos tenderão a redução também. Uma das novidades apresentadas pela biometria facial é um software, que controla a entrada e saída das pessoas nos ambientes.

As câmeras captam a imagem do rosto do indivíduo,e fazem a identificação através de um banco de dados com cadastros de imagens. Se a pessoa identificada, não constar no cadastro, o sistema avisa imediatamente, alertando o segurança para tomar as providências cabíveis ao caso.

Segurança Digital

Além da biometria, existem outros aparelhos eletrônicos utilizados para facilitar a vida das pessoas. Uma delas por exemplo,é a identificação digital, utilizada para veículos, antes somente para pessoas que possuíam carros luxuosos e caros,e atualmente qualquer automóvel já pode dispor dessa tecnologia.

Pesquisadores de uma Companhia do estado do Paraná, desenvolveram uma trava que é capaz de reconhecer as impressões digitais de até cinquenta pessoas cadastradas. Segundo a empresa, esse aparelho estará em breve nas lojas por um preço acessível. (Algo em torno de RS 700,00). Uma das vantagens dessa trava digital,em relação à tradicional é que, na primeira o veículo para automaticamente após 10 minutos,quando a trava é cadastrada para situações emergenciais.

As câmeras vigilantes, completam o quadro de segurança eletrônica, devido a evolução do monitoramento através da imagem mais rápido e prático, onde mesmo não estando em casa, a pessoa sabe se há alguém tocando o interfone, através de um aparelho acoplado à seu celular que o aciona, nesse caso, dando a impressão de que há alguém na casa, afastando possíveis ladrões de residências.

Segundo dados estatísticos, essas inovações tem contribuído para um crescimento considerável de vendas nesse setor, em virtude do aumento da violência nas cidades, pois através delas os cidadãos se sentem mais seguros para executarem suas tarefas diárias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.