Tudo Sobre o Papa Francisco

Dia 13 de fevereiro de 2013. Pode ser um dia normal, do cotidiano, para muitas pessoas. Mas, para os cristãos católicos, aquele dia ficará marcado para sempre na história da Igreja Católica. Às 20 horas e 30 minutos, apareceu na sacada da Basílica de São Pedro Jorge Mario Bergoglio, que viria a ser o 266º papa eleito.

‘’Habemus Papam’’. Um momento de êxtase aos católicos que aguardavam antônitos ao anúncio que insistia em não sair. Ao verem Bergoglio na sacada, muitos aplaudiram, gritaram e se emocionaram. O Papa viria a adotar o nome ‘Francisco’, em homenagem ao São Francisco de Assis, um símbolo de humildade.

Mas, antes de ocupar o maior cargo da Igreja, o Papa Francisco esconde uma vida muito simples e humilde, fato que contribuiu muito para a sua escolha. Neste artigo, iremos apresentar a você um pouco mais sobre a história do argentino Jorge Mario, o primeiro papa latino americano. Vamos lá?

http://www.youtube.com/watch?v=l9fAMgb3KPw

Jorge Mario Bergoglio, o Homem por Trás do Papa Francisco

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, capital argentina, Jorge Mario Bergoglio sempre foi de uma personalidade bastante tímida, sendo um homem de palavras quase que escassas.

Antes de o mesmo se tornar religioso e a chegar ao cargo máximo da Igreja, Jorge tornou-se um técnico químico.  Mas, isso causou sérios problemas para a sua saúde, tanto que Jorge teve de extrair uma parte de um pulmão causada por uma doença respiratória. Dez anos depois a isso, Jorge decidiu escolher o sacerdócio. Para isso, teve que largar os estudos de química, e ingressou em um seminário em Villa Devoto, um bairro.

Mais tarde, em março de 1958, conseguiu entrar na Companhia de Jesus, uma organização de ordem religiosa jesuíta, que foi fundada há muitos séculos atrás, mais precisamente no século XVI. Foi daí em diante que o pontífice conseguiu dar um grande passo em sua ‘carreira’.

Entre os anos de 1967 e 1970, o papa estudou teologia, e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1969.

Depois de ficar a frente da instituição jesuíta de sua localidade e ser reitor da Faculdade de Teologia e Filosofia de San Miguel, Jorge foi eleito bispo de Auca e também bispo, só que auxiliar, de Buenos Aires, em 1992. Até que cinco anos mais tarde, em 1997, Jorge foi promovido arcebispo da capital da Argentina.

Até que, em 2001, Jorge se torna cardeal mediante o Papa João Paulo II, que, assim como Bento XVI, foi um dos papas mais aclamados pelos fiéis.

Mas o futuro papa também sofreu com a ditadura, que perdurou na Argentina durante os anos de 1976 a 1982. O pontífice foi duramente acusado de não ter cedido proteção a dois padres jesuítas que acabaram sendo capturados pelo governo militar daquela época apenas por levar a comunidades que eram extremamente pobres trabalhos sociais.

Os defensores do pontífice alegam que não havia provas concretas sobre a ação dele e que Jorge ajudou sim vários a fugir das forças militares daqueles anos de ditatura que a Argentina sofreu.

O Papa Indignado

Cerca de 3 anos atrás, no ano de 2010, Jorge confrontou Christina Kirchner, presidente da Argentina, depois do anúncio de que o seu governo estava dando apoio a uma lei onde pessoas do mesmo sexo poderiam se casar. O pontífice declarou que não fôssemos ingênuos e que isto não era apenas uma ‘luta política’, mas sim uma forma de acabar com o ‘plano de Deus’.

Vida Simples que o Cardeal Levava e Provavelmente Levará

O Papa Francisco sempre foi avesso a entrevistas e aparições na imprensa, e levava uma vida muito normal. Costumava pegar o metrô, quando precisava se deslocar para algum lugar mais afastado. E, mesmo com as regalias que os cardeais possuem, como por exemplo, o veículo oficial disponível quando do conclave para eleger o novo papa (Mais tarde revelado ele mesmo), Jorge preferiu não utilizá-lo, assim como outros poucos cardeais.

O Papa, para você ter uma ideia, é fanático por futebol. Seu time favorito é o argentino San Lorenzo, que, depois do anúncio que o pontífice gostava de futebol, mandou padronizar os seus uniformes em homenagem ao Papa: Inscrição com a nomenclatura ‘’Papa Francisco’’, além de uma foto de sua face na parte frontal do uniforme.

Além de futebol, outras paixões são clássicos autores, além do famoso ‘tango’, estilo de dança que nasceu em território argentino.

Outra coisa que era de seu agrado era a preparação de sua comida. Ele adorava prepara-la. Alguns dizem que, como agora ele é o Papa e outras obrigações ou até mesmo o cargo impeça, Francisco pode não poder mais realizar essa vontade.

Anunciado a Sua Eleição

Depois de sua aparição na sacada da Basílica de São Pedro, o Papa Francisco abençoou os fiéis pela primeira vez. Disse que os cardeais ‘’pareceram escolher alguém para ser o papa no fim do mundo’’, referindo-se a sua terra natal.

Disse, para os mais de 1,2 bilhão de fiéis católicos espalhados pelo planeta que empreendam um caminho de evangelização, de fraternidade e, sobretudo, o amor.

Ele também agradeceu a Bento XVI, que renunciou dias antes, em 28 de fevereiro. Foi um gesto bastante novo para a Igreja, já que o novo Papa agradeceu a um papa vivo.

Pediu a todos que orassem por ele, e que, em breve, os veriam novamente. E, depois de sua benção, desejou ao público presente uma ‘’Boa noite e um bom descanso’’ e encerrou, sendo ovacionado pela multidão que o assistia.

A eleição em si de Jorge para Papa causou bastante surpresa ao público, visto que ele não configurava entre os favoritos para assumir o cargo, onde estavam o brasileiro Dom Odilo Scherer e Angelo Scola, um italiano. Mas, quando da eleição de Bento XVI, em 2005, Jorge ficou em segundo lugar, com 40 votos.

Intenso Movimento nas Redes Sociais

A repercussão da eleição de Jorge para ocupar o cargo máximo da Igreja movimentou as redes sociais, sobretudo o Twitter e também o Facebook. Citações como ‘’Habemus Papam’’ ou ‘’Papa Francisco’’ apareciam aos montes. Isso diz que o mundo todo parou e apontou as suas atenções todas para o Vaticano.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.