Santos Brasileiros: Processo De Beatificação

Como Alguém Se Torna Santo?

Os católicos em geral rezam para alguns santos específicos, mas será que sabem como e por que essa pessoa foi canonizada? A seguir vamos falar um pouco sobre os santos brasileiros, porém, antes vamos descrever qual é o processo para se tornar santo. O título de santo é conferido pela Igreja Católica para as pessoas que são especiais e que tiveram uma vida de virtude no máximo da perfeição.

A Igreja Católica já canonizou cerca de 3 mil pessoas (o número ainda não é conhecido com certeza). O Papa faz o anúncio das beatificações, porém, a Igreja sempre enfatiza que o Papa não torna ninguém santo, ele apenas reconhece uma designação de Deus.  Durante alguns séculos os santos eram escolhidos pela opinião pública, porém, no século X o para João XV criou um processo de canonização oficial.

Como Alguém Se Torna Santo?

Como Alguém Se Torna Santo?

Papa João Paulo II e As Mudanças No Processo

O Papa João Paulo II, falecido em 2005, fez diversas alterações no processo de canonização e chegou a conceder o título de santo para mais de 280 pessoas desde 1978. Uma das principais mudanças promovidas por João Paulo II foi eliminar a figura do “advogado do diabo”, a pessoa que devia atacar a santidade do possível canonizado.

O processo para que alguém se torne um santo é bem complexo e pode se estender por várias décadas. Nos últimos anos isso foi revisto devido ao intenso movimento popular que desejava que Madre Tereza de Calcutá fosse consagrada santa. A pressão popular fez com que em 1999 o Papa João Paulo II acabasse com a regra dos anos decorridos da morte da pessoa para santificá-la. Confira as novas regras para que alguém se torne santo.

Etapas Do Processo Para Se Tornar Santo

Investigação

Um bispo da região em que o possível santo viveu faz uma investigação em relação a pessoa e aos escritos delas para buscar por evidências de virtude heróica. Essas informações são enviadas para o Vaticano.

Avaliação

A partir dessas informações colhidas na investigação um grupo composto por teólogos e cardeais da Congregação pela Causa dos Santos fazem a avaliação da vida do candidato para ter certeza que ele cumpre os pré-requisitos.

Proclamação

Se o candidato for aprovado na etapa de avaliação o Papa proclama que ele é venerável, isso quer dizer que a pessoa é um modelo de alguém que segue perfeitamente as virtudes católicas.

Beatificação

A etapa seguinte é a beatificação, basicamente ela permite que uma pessoa seja honrada por uma região em particular ou então por um grupo. Para que haja a beatificação o candidato deve ser responsável por um milagre póstumo. Há a possibilidade de que alguém seja beatificado como mártir, desde que tenha morrido por suas causas religiosas.

Os Santos Brasileiros

Madre Paulina

Apesar de Madre Paulina ter nascido na Itália é considerada uma santa brasileira por ter vivido nos estados brasileiros de Santa Catarina e São Paulo. A sua morte ocorreu em 1942 e a sua canonização aconteceu no ano de 2002. Ela foi a primeira santa brasileira e recebeu como nome Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. A sua beatificação foi feita pelo Papa João Paulo II quando este viajava por Florianópolis, Santa Catarina.

Madre Paulina

Madre Paulina

Frei Galvão

Frei Galvão é considerado o primeiro santo, genuinamente, brasileiro, pois ao contrário de Madre Paulina ele nasceu no Brasil. Conhecido como Santo Antônio de Sant’Ana Galvão ou Frei Galvão ele nasceu em 10 de maio de 1739 em Guaratinguetá e faleceu em 23 de dezembro de 1822 em São Paulo. Durante sua vida foi um frade brasileiro.

Tornou-se uma figura muito conhecida no país devido aos seus poderes de cura, a canonização aconteceu em 11 de maio de 2007 e foi realizada pelo Papa Bento XVI. Dessa forma Frei Galvão se tornou o primeiro santo nascido no Brasil. Se analisarmos de uma forma geral ele é o segundo santo brasileiro uma vez que Santa Paulina já havia sido canonizada pela Papa João Paulo II em 2002, ela viveu no Brasil desde seus 10 anos até a sua morte.

No ano de 2012 Frei Galvão foi eleito como um dos 100 maiores brasileiros de todos os tempos” num concurso promovido pela emissora de TV SBT em parceria com a BBC de Londres.

Nhá Chica

Nhá Chica nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno (São João del Rey) no ano de 1810 e faleceu em Baependi em 1895. A sua beatificação aconteceu em 2013. O nome completo dela é Francisca de Paula de Jesus, filha e neta de escravos, Nhá Chica, teve uma vida de sacrifícios e fé.

Falecida no dia 14 de junho de 1895 foi sepultada somente no dia 18 do mesmo mês no interior da capela que ela mesma havia mandado construir para Nossa Senhora da Conceição. Muitas pessoas alegam terem sido agraciadas com milagres de Nhá Chica.

Irmã Dulce – Beata

O nome completo de Irmã Dulce é Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, nascida em Salvador no dia 26 de maio de 1914 ela faleceu também na capital da Bahia no dia 13 de março de 1992. Conhecida por todos como Irmã Dulce ou Beata Dulce dos Pobres ou Bem-Aventurada Dulce dos Pobres recebeu o epíteto de “o anjo bom da Bahia”.

A irmã se tornou conhecida em todo o país por suas obras de caridade e também pela assistência que prestou aos pobres e necessitados. Aliás, essas obras fizeram parte de toda a vida de irmã Dulce, na sua juventude ela já enchia a casa dos pais acolhendo doentes.

A religiosa criou e ajudou a criar diversas instituições filantrópicas sendo que dentre elas se destaca o Hospital Santo Antônio. Podemos dizer que Irmã Dulce foi uma das personalidades mais importantes e influentes do século XX. No ano de 1988 Irmã Dulce foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo presidente do Brasil, José Sarney, mas ela não ganhou o título.

No ano de 2011 aconteceu a beatificação de Irmã Dulce pelo enviado especial do Papa Bento XVI, Dom Geraldo Majella Agnelo, em Salvador. A beatificação é o passo anterior a canonização. Irmã Dulce esteve na lista dos12 maiores brasileiros de todos os tempos no concurso realizado pelo SBT em parceria com a BBC de Londres.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.