Religião Dos Super-Heróis: Do Ocultismo à Fé Católica

Conhecer a religião dos personagens e super-heróis de desenhos, filmes e quadrinhos consiste em forma interessante para compreender melhor as características e posturas éticas para resolver os problemas. Esses são detalhes que para público não atento pode escapar de forma rápida e diminuir a capacidade de compreender a moral na história.

Religião Dos Super-Heróis: Do Ocultismo à Fé Católica

Religião Dos Super-Heróis: Do Ocultismo à Fé Católica

Caverna Do Dragão: Astrologia e Ocultismo

Era de se esperar que o desenho norte-americano seguisse as tradições católicas dos Estados Unidos, ou pelo menos sob a ótica cristã. Porém, exemplo da série que nunca teve o fim gravado de forma original traz no último episódio da segunda temporada (1984), intitulado Child of the Stargazer (Filho do Astrólogo, título em português do Brasil) no qual existe evidência de “Diana” (acrobata) cultuar as religiões que consideram os deuses como astros nos céus, o que trazem maior valor dos elementos do céu sob a ótica religiosa, como no caso da fé ocultista.

Assim como o filho de Stargazer, Diana também tem o pai que trabalha como astrólogo, embora as duas figuras paternas vivam em mundos distantes. Entre os encontros dele e dela perdidos no mundo mágico existe uma identificação como ambos tivessem se conhecido há tempo, o que representa indício do espiritismo no Dungeons & Dragons (Caverna do Dragão, nome da série desenho em linguem portuguesa brasileira).

Em um dos raros momentos nos quais os personagens se encontram em local calmo existe o encontro com Kosar, o filho do astrólogo que estava perdido, doente e necessitava de cuidados especiais. A importância do garoto no grupo aumenta por causa da charada do Mestre dos Magos na qual aponta o rapaz como responsável por cumprir profecia e ajudar aos garotos em voltar para casa.

Não se pode ignorar o fato de que a presença católica surge no ponto máximo do mal no desenho à figura de Tiamat, dragão de sete cabeças que faz alusão direta à besta apocalítica de acordo com a descrição do capítulo final no novo testamento da bíblia católica – o que aumentou o boato em forma de mito entre os sites da internet em português que trazem fatos sobre a série dos personagens se encontrarem no inferno, ao levar em conta os personagens morreram por causa do acidente na montanha russa.

As religiões de feitiçaria também ganham luz desde o primeiro episódio, com a presença do Mago Merlin na trama ao servir de disfarce ao Vingador fazer o primeiro ataque surpresa.

Super-Heróis e Mitologia Na Fé Religiosa

A prática do politeísmo (crença em diversos deuses) também está presente como características de alguns personagens, fruto da globalização a boom de teorias religiosas que existem ao redor do globo terrestre. A Mulher Maravilha tem características que se assemelham as origens gregas e romanas em religião, que são parecidas, mas não iguais. Outro exemplo sob a mesmo ótica em termos de fé religiosa consiste no AQUAMAN que traz deuses aquáticos do antigo mediterrâneo europeu.

O que dizer então de Cavaleiros dos Zodíacos que abrange ampla gama de exemplos mitológicos conhecidos na história mundial? A mitologia de origem nórdica se encontra presente com destaques nas clássicas histórias de THOR, deus dos raios e trovões.

Asterix tem a tradição religiosa dos bárbaros gauleses que tinham medo apenas do céu cair em cima das cabeças no momento em que o deus do trovão estava empolgado ao descontrolar o tempo. Os romanos e egípcios com tradições distintas em termos de religião também participam de forma ativa nos desenhos e quadrinhos. As poções mágicas remetem ao mundo da magia. Consiste no clássico exemplo que em um trabalho literal podem existir diversos tipos religiosos que disputam tramas semelhantes.

Super-Heróis e Mitologia Na Fé Religiosa

Super-Heróis e Mitologia Na Fé Religiosa

Quais Super-Heróis São Católicos?

O público que acompanha de perto os personagens famosos dos quadrinhos e desenhos animados sabe que a infância de Noturno aconteceu no seminário que ensinava garotos a seguira ordem e fé católica. A influência da religião no personagem pode ser notada nas frequentes decisões que convergem com o ciclo católico. Outro herói que também são famosos por causa da religião está no Hellboy que de forma frequente se encontra com terço nas mãos ou pendurado no pescoço. Não se pode ignorar o fato de que a cruz com corte no meio consiste no maior símbolo da igreja de Roma.

Outro herói que ganhou as telas do cinema e que também trazem tradição católica está no Demolidor que em alguns episódios, em principal nas séries iniciais, aparece em igreja católica em pleno ato de confessar os pescados que cometeu em carne em igrejas e padres que possuem o selo de qualidade romana na fé.

Quais Super-Heróis São Judeus?

A tradição judia mostra a história de povo que sofreu ataques de tropas com outras nacionalidades e que continuam sofrendo discriminação e conflitos de guerra depois de fundado na forma oficial o Estado de Israel. Também são conhecidos por causa da enriquecer com facilidade. Entre a escolha do judeu coitado ou daquele que domina o mundo a preferência do clássico personagem que segue a tendência ficou por conta do poder.

O antagonista na série X-Men consiste no exemplo de super-heróis com tradições judiais. De acordo com a história original o mutante desenvolveu ódio mortal dos humanos uma vez que parte da criação acontece em campo de concentração dos nazistas. De fato a Segunda Guerra Mundial está presente no desenho com destaque na origem dos personagens, como o Wolverine, desenvolvido para ser a arma-X que atuava junto com o Capitão América sob o comando das tropas aliadas contra a Alemanha. Existe presença de tradição judia em outro personagem na série de desenho cujo excesso fez virar filme com sucesso em vendas na grande parte do mundo: Lince-Negra.

Outra característica peculiar no judaísmo de Magneto está no fato de ter eterno desejo de unir os mutantes em uma classe única e escondida do resta da humanidade por causa da discriminação inerente aos seres-humanos ocidentais. Como se sabe os judeus tem o costume de formar sociedades secretas e atuar em ajuda mútua contra o pré-conceito que existe na sociedade estereotipada.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.