Quarta Feira de Cinzas e Quaresma

Popularmente existem muitos significados para a quarta-feira de cinzas, para muitos a quarta-feira é aquele diz\ depois do carnaval que os foliões têm para curar a ressaca e recuperar as energias. Para outros a quarta-feira de cinzas é o dia que marca o término do carnaval e o inicio do ano pra valer, o fim das férias, a volta ao trabalho e/ou a escola. Embora todas essas definições também possam estar corretas, na verdade a quarta-feira de cinzas marca o inicio da quaresma.

Significado

Origem da Quarta Feira de Cinzas

A quarta-feira de cinzas marca o final do carnaval e o inicio da quaresma, é uma data móvel e sua origem remonta do ano 590 d.C., quando o carnaval foi incorporado ao calendário pela Igreja Católica, foi convencionado que a quarta-feira de cinzas marcaria o inicio da quaresma que termina no domingo de páscoa, data da ressurreição de Jesus. Como o carnaval, a quarta-feira de cinzas, sexta-feira santa e domingo de páscoa são todos datas móveis há muitas duvidas sobre como são determinada anualmente estas datas. Primeiro é preciso saber que todas as datas cristãs, com exceção do dia de natal, são marcadas tendo como referencia o domingo de páscoa, que é sempre no domingo após a primeira lua cheia que acontece depois do dia 21 de março. Estabelecida a data da páscoa contamos 40 dias para trás no calendário a partir do domingo de páscoa, desconsiderando os domingos, e assim chegamos a data da quarta-feira de cinzas.

Quarta Feira de Cinza e Quaresma

As Cinzas e a Quaresma

No antigo testamento consta em várias passagens pessoas que se cobriam de cinzas como sinal de seu arrependimento, de sua penitencia pelos pecados cometidos e pela sua conversão ao reino de Deus. O dia das cinzas é sempre o início da quaresma, ou seja, a quarta-feira de cinzas, quando recebemos o sinal da cruz com cinzas em nossa testa, simbolizando o nosso arrependimento pelos pecados e nossa pequenez diante das coisas de Deus.

Liturgia

Quaresma

É então o período de conversão, e assim como o povo escolhido por Deus passou 40 anos no deserto a procura da terra prometida e Jesus esteve 40 dias no deserto sendo tentado, a quaresma é o tempo de nós nos retirarmos para o deserto de nossa alma, de nosso coração e refletirmos sobre o que Deus espera de nós e o que estamos fazendo com a vida que ele nos deu. Enfim, a quaresma é o tempo da reflexão, do jejum, da oração, da penitencia, para que cheguemos a páscoa com o coração renovado e pronto para aceitarmos o reino de Deus em nossa vida. Na quaresma somos lembrados através das cinzas que somos muito pequenos diante de Deus, que somos pó e ao pó voltaremos, portanto a conversão é necessária e urge.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Religião

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário